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Um Equinox de teste por três meses em três cidades americanas

Assim como a Chrysler emprestou seus carros a turbina a g s por seis meses a cem (cinqenta de cada vez) fam¡lias americanas para testes de campo nada profissionais quarenta e quatro anos atr s, a General Motors est  iniciando um programa p£blico de testes de cem Chevrolet Equinox FCs (fuel cell) a hidrogˆnio. A GM ficar  content¡ssima se receber delas respostas do tipo -nada especial-.

O Chevrolet Equinox normal ‚ um CUV (cross-utility, ve¡culo utilit rio de caracter¡sticas cruzadas, isto ‚, t¡picas de v rios tipos diversos de autom¢veis). Os cem carros serÆo utilizados por fam¡lias americanas residentes nas cidades de Nova York, Washington e Los Angeles durante trˆs meses cada uma, escolhidas entre mais de 11 mil peti‡äes. A id‚ia por tr s deste programa ‚ verificar quanto essas fam¡lias acharÆo que o Equinox ‚ diferente, ou parecido, com um CUV normal. Quanto mais ele for entendido como -normal-, mais a GM poder  fazer a transi‡Æo da economia de petr¢leo … economia de hidrogˆnio sem problemas para os clientes t¡picos americanos.

O Equinox FC se parece muito com um Equinox de linha, embora sua grade mais ampla e as entradas de ar de refrigera‡Æo no p ra-choques dianteiro sejam diversas. O FC vem com a maioria dos opcionais do CUV de produ‡Æo, como rodas de alum¡nio e pneus, ABS de quarta gera‡Æo, StabiliTrak, airbags de cortina, telem tica OnStar, sistema de navega‡Æo e r dio sat‚lite XM.

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A instrumenta‡Æo ‚ normal, com exce‡Æo do tac“metro que ‚ substitu¡do por um mostrador de kilowatts que indica quanta eletricidade est  sendo usada ou quanta est  sendo devolvida … bateria pelos freios regenerativos. Uma mostra gr fica na tela de navega‡Æo mostra a dire‡Æo e a velocidade do fluxo el‚trico. Chave girada, ‚ necess rio uma curta espera (mas de minutos, nÆo segundos) antes de um ¡cone na forma de um carro verde aparecer no veloc¡metro e indicar que o carro j  pode ser usado. Em funcionamento, o Equinox FC ‚ quase absolutamente silencioso – inclusive no que se refere ao motor el‚trico, que normalmente ‚ baixo-estridente, ou raspante, …s vezes lamurioso. A GM trabalhou muito tornando-o silencioso .

NÆo h  transmissÆo (a tra‡Æo ‚ direta …s rodas dianteiras), mas h  duas -marchas-, drive e low. O low pode ser usado a qualquer momento, para segurar o carro em descidas fortes, quando engata a frenagem regenerativa.

Al‚m da pilha de c‚lulas, o carro tem tamb‚m uma bateria de 35 kW, que age como um turbo num carro com motor de combustÆo interna. O que ele nÆo tem sÆo polias, correias, mangueiras etc. A pilha de c‚lulas est  escondida em baixo de um belo (e complexo) m¢dulo de distribui‡Æo de energia.

Juntas, as c‚lulas e a bateria entregam 126 hp de potˆncia e 320 Nm de torque – e levam o Equinox FC da imobilidade a 60 milhas (97 km) por hora em 12 segundos – embora a sensa‡Æo seja de bem menos que isso, devido ao imediatismo do motor el‚trico. A velocidade m xima ‚ de 161 km/h e o consumo de eletricidade ‚ equivalente a um litro de gasolina a cada 15 a 19 quil“metros. A autonomia, com tanque cheio de hidrogˆnio, ‚ de cerca de 240 km.

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Uma queixa esperada ‚ a de freios de resposta muito imediata.

Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte. –