Para responder a esta questão, vamos falar de um conceito básico de mecânica, o peso sustentado e o peso não sustentado.
Todo o peso sustentado pelas molas , Tanque, quadro, motor, etc… é chamado de peso sustentado, e todo o peso que não é sustentado pelas molas, como a balança, eixos, rodas, etc… é chamado de peso não sustentado.
Basicamente, quanto maior for o peso sustentado, menor será a vibração transmitida ao piloto, e, se o peso não sustentado for grande, será mais fácil a parte sustentada sacudir ou vibrar, devido as irregularidades da pista.
Ou seja, O garfo invertido diminui o peso não sustentado e aumenta o peso sustentado, reduzindo a vibração devido a imperfeições da pista e aumentando a estabilidade, efeito que pode ser percebido principalmente em curvas e pista irregular.
-Mas por que todas as motocicletas já não vêm de fábrica com a suspensão dianteira upside-down?
A suspensão upside-down oferece ainda, uma ligeira desvantagem: O reservatório de óleo fica na parte superior. Se ocorrer um vazamento nos retentores, todo o óleo poderá se perder, fazendo com que o amortecedor perca suas propriedades.
-Então posso colocar suspensão invertida na minha moto que a estabilidade vai melhorar?
Não e sim. Devemos lembrar sempre que modificar o projeto de uma motocicleta faz você perder a garantia e pode ser perigoso, caso não seja feito por alguém especializado.
Procure sempre um profissional qualificado e que ofereça garantia pelo seu serviço.
Obs: Para facilitar a discussão sobre esse assunto criamos um espaço no final da página e no fórum para você inserir seus comentários.