Publicidade

Responda rápido: qual o veículo mais vendido da história do Brasil? Fusca, Gol, Uno, nada disso… Esse título é de uma motocicleta! O troféu pertence à Honda CG, que acaba de estabelecer uma nova marca: 14 milhões de unidades produzidas!

Honda CG – Veículo mais vendido da história do Brasil

A CG foi a primeira motocicleta fabricada pela Honda no Brasil. E desde o seu lançamento, em 1976, superou o marco de 14 milhões de unidades produzidas no país. Para se ter ideia, modelos muito populares de carros como Volkswagen Fusca, Gol e Fiat Uno têm 15 milhões… somados.

Popular nas ruas do Brasil, Honda já produziu mais de 14 milhões de unidades da CG

Uma série de fatores pode explicar o sucesso do modelo. Um dos destaques é a versatilidade da motocicleta, pois ela é usada com transporte diário, meio de trabalho e até mesmo lazer.

Publicidade

Não é difícil ver uma CG circulando nas pequenas cidades ou mesmo nas metrópoles. Muito pelo contrário. É bem provável que você seja um proprietário ou conheça algum dono de diferentes gerações da moto. E recentemente, o modelo cresceu em vendas com o aquecimento do mercado de motocicletas e entregas, durante a pandemia.

Nada de carro, veículo mais vendido da história do Brasil é uma moto

A evolução da Honda CG

A Honda CG teve várias gerações e constantemente foi evoluindo em aspectos como tecnologia e motorização. A primeira CG, ainda com 125cc foi protagonista, ao ser produzida na recém-inaugurada fábrica da Honda em Manaus, (AM).

Em 1981, o modelo ganhou uma versão alimentada à álcool, primeira do tipo no mundo. Já em 1998 surgia a CG 125 Cargo, voltada para uso profissional – com banco individual mais largo e bagageiro para transporte.

Publicidade

Tudo começou com a pequena CG 125, que teve Pelé como garoto propaganda do lançamento na época

Mais tarde o motor evoluiu, em 2004 foi lançada a CG de 150cc, junto de uma atualização no design. Logo em seguida, a moto foi pioneira novamente com o lançamento da CG 150 Titan Mix. Foi a primeira motocicleta bicombustível no mundo produzida em série, movida tanto a álcool como a gasolina.

Atualmente, a Honda CG conta com motorização de 160cc. O modelo chega disponível em 4 versões; a moto básica de entrada Start; a intermediária Fan; a profissional Cargo e a topo de linha Titan.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]