Publicidade

A Harley-Davidson finalmente apresentou a nova Pan America 1250. A primeira bigtrail da Harley aproveita toda a capacidades de design e engenharia da marca e será oferecida em duas versões, a Pan America 1250 e Pan America 1250 Special, ambas apostando no uso de alta tecnologia.

O modelo chega em duas opções de pacote, que se diferenciam pela lista de equipamentos e também pelo conjunto tecnológico. A Pan America de entrada chega às lojas em maio nos Estados Unidos, com preço a partir de 17.319 dólares (cerca de R$ 95 mil).

Pan America 1250 se apresenta como a versão de entrada da novidade da Harley

Publicidade

Já a versão mais sofisticada, Special, conta com sensor de medição inercial (IMU) de seis eixos, suspensões semi-ativas e ajuste de altura eletrônico. O valor da Pan America Special – também nos Estados Unidos – é de 19.999 dólares (cerca de R$ 109 mil).

Pan America Special é a versão top de linha da recém-chegada

Motor Revolution Max 1250

A Pan America é movida pelo novo Revolution Max 1250, com arrefecimento líquido, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. O comando de válvulas é variável, o que segundo a fabricante permitiu manter um bom torque em baixas rotações, sem sacrificar a potência em altos giros.

Novo Revolution Max 1250 se encarrega da responsabilidade de mover a primeira adventure da Harley

Publicidade

O motor V2 gera 152 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 12,95 kgf.m de torque máximo a 6.750 rpm. O câmbio acoplado na Pan America é de seis velocidades e a transmissão final por corrente.

Design e tecnologia na Harley 

O ponto que tem chamado mais atenção no modelo, desde os seus primeiros anúncios, tem sido a nova proposta de design da Pan America. O desenho não foi muito alterado desde que a bigtrail fez sua estreia mundial, como conceito, no Salão de Milão em 2019.

Primeira big trail da Harley tem tecnologia de ponta e mais de 150 cv

O grande destaque fica por conta do conjunto óptico, formado por um farol de LED retangular, rodeado por uma grande carenagem com pára-brisa. Na dianteira a aparência do porte avantajado da Harley é reforçada pelo grande tanque de combustível, com capacidade para 21,1 litros.

Publicidade

Com design que foge do tradicional “custom” da marca, a moto traz também muita tecnologia para competir no mercado

Como a moto chega para disputar o concorrido segmento adventure, a Pan America tem um completo pacote eletrônico, chamado pela Harley de Reflex Defensive Rider Systems (RDRS). Os sistemas contam com controle de tração, controle de derrapagem e ainda sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

A versão Special oferece, além de outros equipamentos, protetor de mão, manoplas aquecidas e protetor de cárter. Além do sensor de medição inercial, que ajusta os controles eletrônicos com mais precisão. O painel da bigtrail, em ambas as versões, é totalmente digital e tem tela colorida de 6,8”. E existe conexão Bluetooth para parear o smartphone, por meio do aplicativo da Harley-Davidson.

Conjunto bigtrail

A Pan America 1250 a Harley-Davidson aposta em uma ciclística aventureira, com suspensões de curso longo (com 191 mm na dianteira e traseira). Ela é equipada com rodas aro 19 na frente e 17 atrás, calçando pneus radiais Michelin Scorcher Adventure, exclusivos da bigtrail.

O conjunto da motocicleta segue a receita das bigtrail, tecnologia, grande curso de suspensões e requinte no acabamento premium

Os freios são a disco nas duas rodas com sistema ABS de série, dotado de quatro pinças radiais monobloco Brembo na frente, e um disco flutuante com pinça simples atrás. Na frente a suspensão tem garfo invertido e um monoamortecedor fixado por links à balança traseira. Ambas têm ajustes eletrônicos e atuação semi-ativa.

A versão Special traz um ajuste eletrônico, para reduzir a altura do assento enquanto a moto estiver parada. O peso da Pan America 1250, em ordem de marcha, é de 242 kg na versão standard, e 254 kg na versão Special.

Pan America 1250 no Brasil 

A nova Pan America 1250 começa a ser vendida nos Estados Unidos em maio. Para o Brasil ainda não há previsão da chegada do modelo, segundo a subsidiária da Harley no país. Entretanto, a motocicleta deve fazer sua aparição no estande da marca no próximo Salão Duas Rodas, marcado para novembro deste ano.

A Harley-Davidson foi a primeira marca a confirmar presença no Salão Duas Rodas 2021, pode ter novidade por ai…

 

A Harley-Davidson esteve de fora do segmento adventure até o lançamento do novo modelo. Agora a marca norte-americana entra em uma briga com as trail de grande porte, recheada de outras fabricantes consagradas, como a BMW R 1250 GS, Ducati Multistrada 1260 e a recente Triumph Tiger 1200.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza