A Yamaha XV 535 S Virago, ou apenas Virago 535, foi uma custom vendida pela japonesa no Brasil de 1994 a 2002. O modelo enriquecia o então aquecido segmento das clássicas ‘norteamericanas’ e rivalizava, sobretudo, com a Honda Shadow 600. Relembre seus dados de consumo, preço, ficha técnica e desempenho.
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Yamaha Virago 535
A Virago 535 integrava a família Virago, que ainda tinha as irmãs de 250, 750 e 1.110 cm³. O modelo segue o estilo chopper, com guidão alto, pneu traseiro largo, dianteiro estreito e tanque em formato de gota. O escape duplo e muitos cromados completam o pacote.
Desta forma, a motocicleta foi uma das “Harley-covers” que mais se aproximou da proposta original da marca americana. A semelhança deve-se principalmente ao motor de dois cilindros em V, com refrigeração a ar, que proporciona um ruído mecânico maior do que nos motores de refrigeração líquida. O conjunto rendia 45 cv a 7.500 rpm e 4.56 kgf.m a 5.000 rpm e seu consumo médio era de 19 km/litro na estrada e 15,3 km/litro na cidade.
Virago 535 ou Shadow 600?
A principal concorrente da Virago era a Shadow 600 – relembre sua história aqui. Uma das maiores diferenças para a rival era o sistema de transmissão, que na Yamaha era por eixo-cardã e na Honda por corrente. Outro diferencial é o sistema de arrefecimento do motor. Pela ausência do radiador e outros motivos, a Virago também era mais leve que a Shadow: 182 kg contra 199 kg.
Com o passar dos anos, as Viragos de deslocamento maior foram retiradas de produção, sendo substituídas pelas séries de motocicletas V-Star e Road Star. Aliás, a última motocicleta com o nome Virago foi a 250 de 2007. Já em 2008, ela foi renomeada como V-Star 250 no exterior, porque por aqui foi aposentada ainda em 2002.
Pontos positivos
Entre os pontos positivos da 535 estão a proposta fiel e “raiz” do modelo ao estilo custom. Isso inclui mecânica simples e durável, bom acabamento e o ronco clássico do V2 com arrefecimento a ar.
Pontos negativos
O modelo não sofre de problemas crônicos, mas tem uma série de detalhes que entregam a idade do projeto. É o caso do freio a tambor na traseira e da alimentação por carburador, que também onera o consumo. Mesmo com estilo, a posição do garupa é desconfortável em longas viagens.
Virago 535 vale a pena?
Com toda a confiabilidade do conjunto, a XV 535 S Virago pode ser um boa escolha para quem busca uma moto custom usada com experiência ‘old school’. Entretanto, na hora da compra pode ser difícil encontrar uma unidade que não tenha sofrido grandes modificações – ou customizações, se preferir.
O preço também irá variar graças ao estado de conservação e acessórios da unidade pretendida. Mas segundo a FIPE o modelo 1994 tem preço médio de R$ 6.564, enquanto o valor médio cobrado em um 2002 é de R$ 13.481.
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Yamaha XV 535 S Virago, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Yamaha Virago 535
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros |
Cilindrada | 583 cc |
Arrefecimento | Líquido |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 45 cv a 7.500 rpm |
Torque Máximo: | 4.56 kgf.m a 5.000 rpm |
Alimentação: | Carburada |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 5 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico/ curso 150 mm |
Suspensão traseira: | Duplo amortecedor a gás/ curso 85 mm |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 3.00S-19 4PR |
Pneu Traseiro: | 140/90-15M/C 70S |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 182 kg |
Comprimento: | 2225 mm |
Largura: | 780 mm |
Altura do Banco: | 720 mm |
Distância entre Eixos: | 1511 mm |
Capacidade do tanque: | 13,5 litros |
Preço (FIPE, fevereiro de 2021) | |
1994 | R$ 6.564,00 |
2002 | R$ 13.481,00 |