A Kawasaki pode voltar com o motor 2 tempos! Porém, mas não da forma como você pensou. A empresa estuda novidades com a arquitetura de motorização, mas deve aplicá-la em seus aviões. Veja os planos da gigante japonesa.
Kawasaki estuda motor 2 tempos
A Kawasaki registrou no exterior uma nova patente, explorando novidades com um motor 2 tempos. Ao que tudo indica, a empresa gostaria de explorar as vantagens desse tipo de motorização. Entretanto, evitando um maior consumo de combustível e tomando cuidado com níveis de emissões, cada vez mais rígidos pelas leis.
O interesse pelo motor a 2 tempos vem do desempenho otimizado. Esse tipo de usina pode fazer o mesmo trabalho que um motor de 4 tempos, mas com metade do esforço e, claro, menos peças móveis.
Em resumo, a ideia da Kawasaki explora um tipo de sistema já utilizado em alguns motores marítimos de 2 tempos. A patente da marca destaca a utilização de uma válvula de admissão, acionada por um comando de válvulas, que sobrealimenta o ar de admissão e efetua a injeção direta.
Veja também:
- Kawasaki apresenta a 400 cc mais poderosa da atualidade!
- Vale a compra? Veja o preço salgado da Ninja ZX-4R pelo mundo!
Novidade pode parar em avião
Ao que tudo indica, o projeto da Kawasaki parece estar orientado para a produção destinada a aviões! Ou seja, nada de motos ou motores destinados aos transportes rodoviários.
Contudo, ao que parece, a marca procura um propulsor com um binário constante, seja para gerar eletricidade, extensores de autonomia ou mesmo para aumentar a autonomia de veículos híbridos ou aviões. Ou seja, talvez o motor 2 tempos atue auxiliando um conjunto maior, cumprindo uma tarefa secundária.
Por fim, não custa lembrar que a Kawasaki é uma corporação multinacional com mais de 50 subsidiárias. A marca começou sua história construindo navios de aço transoceânicos, em 1886. Já o Departamento de Aeronaves foi inaugurado numa época em que aviões ainda eram feitos com madeira e tecido! As motos Kawasaki vieram bem mais tarde, na década de 1960.