Publicidade

O movimento dos scooter já não é mais uma onda, mas sim um verdadeiro tsunami. Lançamentos não param de surgir, com modelos grandes e pequenos, urbanos e aventureiros, caros e baratos. Desta vez foi a Yamaha quem anunciou um novo scooter ao mercado. Conheça o X-Force 155.

Novo scooter, Yamaha X-Force

O modelo foi apresentado no Japão e em breve deve ser encontrado também em outros mercados, especialmente asiáticos. Mas não em todos. Como o novo Yamaha compartilha muitos componentes com outros modelos da marca (sobretudo NMax e Aerox 155), ele não estará disponível em locais em que as outras opções já estão nas lojas. Ou seja, nada de vir ao Brasil.

Novo scooter Yamaha, X - Force 150

Novo scooter Yamaha, X – Force 155

 

Publicidade

Assim, ele é movido pelo mesmo motor do NMax. No caso, o monocilíndrico de 155cc, arrefecimento a líquido e mecanismo de válvula variável VVA, entrega 14,7 cv e 1,4 kgf.m de potência e torque máximos. Este conjunto nasceu com o Aerox, popular em países como Índia, Filipinas, Tailândia, Indonésia e Vietnã.

 

Novo Scooter da yamaha

X-Force 155 estará disponível em mercados que ainda não contam com os NMax ou Aerox. Ou seja, não deve vir ao Brasil

Na ciclística, há rodas de 13 polegadas (com pneus 120/70 na frente e 130/70 atrás) e um chassi em tubos de aço ‘resistente’, segundo a marca. Os freios contam com discos de 320 mm na frente e 167 na traseira, equipados com ABS.

Publicidade

Veja também:

 

Scooter de entrada

O novo scooter da Yamaha deve desempenhar papel de acesso ao universo da marca em muitos mercados, por isso tem um conjunto relativamente simples. Apesar das economias ele vai sair de fábrica com controle de tração e sistema de conectividade com smarphone, onde é possível fazer chamadas ou responder mensagens. A tela, porém, é ‘apenas’ de LCD.

novo scooter tem motor do nmax

O motor do X-Force 155 é um velho conhecido da marca, afinal já equipa outros scooter – incluindo o NMax

Publicidade

Semelhanças mecânicas à parte, o X-Force 155 ‘simplificações eletrônicas’ em relação ao NMax. Não conta, por exemplo, com sistema smartkey (partida sem chave) e luzes em LED. O visual também bebe de outra fonte, uma vez que ele não integra a família Max. Assim, tem carenagens menores e mais afiladas, numa pegada mais despojada.

Painel em LCD terá conectividade bluetooth com smartphones através de aplicativo

 

 

 

 

Quanto custa o novo scooter Yamaha

No Japão, o Yamaha X-Force foi anunciado por 396.000 ienes – cerca de R$ 14.698 em conversão direta. Para comparação, por lá Honda ADV 150 parte dos 451.000 ienes (R$ 16.740).

Apesar da expectativa, o lançamento da Yamaha só deve estrear nas ruas ao final de 2023. Mais detalhes devem ser revelados no Salão de Milão, o EICMA, de 8 a 13 de novembro. Reforçando: o modelo não deve vir ao Brasil, onde a marca já oferece o NMax.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.