Uma nova geração da Yamaha Crypton FINN é lançada na Colômbia, com motor de 114 cc e design pouco atualizado. Continua firme e forte!

A Yamaha lançou oficialmente na Colômbia a nova Crypton FINN 2026, modelo que marca a nova geração de uma das motocicletas mais conhecidas da marca em vários mercados do mundo. A Colômbia é o segundo maior mercado em duas rodas da América Latina, só perde para o Brasil.

Yamaha Crypton FINN 2026 na Colômbia - Divulgação
Yamaha Crypton FINN 2026 na Colômbia – Divulgação

Yamaha Crypton ganha nova geração na Colômbia

Com histórico de duas passagens pelo mercado brasileiro, a Yamaha Crypton manteve presença em outros países como Argentina e Colômbia. Assim como no Brasil, ela deixou mercado argentino, mas uma nova versão chega ao mercado colombiano com motor atualizado, design (pouco) modificado e tecnologia atualizada.

A nova Yamaha Crypton FINN 2026 adota um motor ‘renovado’ monocilíndrico SOHC de 114 cc, arrefecido a ar e com injeção eletrônica. A configuração de tamanho e potência é muito parecido com o da última geração que esteve no mercado nacional. Segundo dados da Yamaha Colômbia, a moto entrega 8,85 cv de potência e 0,94 kgfm de torque, com um câmbio rotativo de quatro marchas. O peso em ordem de marcha, é de 100 kg.

Yamaha Crypton FINN 2026 na Colômbia: campanha voltada para os jovens - Divulgação
Yamaha Crypton FINN 2026 na Colômbia: campanha voltada para os jovens – Divulgação

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Design renovado

O visual da nova Yamaha Crypton FINN passou por alterações sutis, preservando o formato compacto que sempre caracterizou o modelo. A dianteira recebeu um novo carenado com faróis mais alongados, enquanto a parte traseira ganhou linhas suavizadas e um perfil mais moderno.

Ao que tudo indica proposta da Yamaha é manter o modelo  voltado ao uso cotidiano, com dimensões compactas e manutenção simplificada. A Yamaha Crypton FINN 2026 utiliza o sistema de freios UBS (Unified Brake System), que aciona simultaneamente o freio dianteiro ao pressionar o traseiro. Disco na roda da frente e tambor na traseira.

Essa atualização reforça o compromisso da fabricante em alinhar seus produtos às normas locais e garantir condução mais segura em ambiente urbano, principal foco de utilização do modelo.

Cores e preço

A nova Crypton FINN está disponível em quatro opções de cores e pelo que pudemos constatar, o alvo é o público jovem da Colômbia. O preço oficial anunciado pela Yamaha Colômbia é de 8.900.000 pesos colombianos, algo equivalente a aproximadamente R$ 12.300, em conversão direta, sem considerar variações de mercado.

Segundo a marca, o modelo estará disponível na rede de concessionárias colombianas nas próximas semanas, com garantia padrão e plano de revisões periódicas.

O painel continua simplificado - Divulgação
O painel continua simplificado – Divulgação

O legado da Crypton no Brasil

A Crypton teve duas passagens pelo mercado brasileiro. A primeira geração foi lançada em 1998, com motor de 105 cc e 8,5 cv, câmbio de quatro marchas e partida elétrica — recurso incomum na época. A segunda surgiu em 2010, já como T115 Crypton, equipada com motor de 113,7 cc e 8,2 cv, além de versões com freio a disco dianteiro.

Uma das últimas versões da T115 Crypton, no Brasil - Divulgação
Uma das últimas versões da T115 Crypton, no Brasil – Divulgação

Em 2014, a Yamaha chegou a lançar uma edição especial inspirada na personagem “Penélope Charmosa”. A produção nacional foi encerrada em 2016, quando o modelo deixou de integrar o portfólio da marca no país. Mesmo assim, a Yamaha Crypton manteve uma base fiel de usuários, reconhecida por seu baixo consumo e confiabilidade mecânica. Os dados não são oficiais da Yamaha Brasil, mas algumas publicações chegaram a sugerir que a primeira geração da Crypton fazia em torno de 40 Km/l.

A Crypton Penélope Charmosa foi uma edição marcante no Brasil - Divulgação
A Crypton Penélope Charmosa foi uma edição marcante no Brasil – Divulgação

Não existe nenhuma confirmação por parte da Yamaha, de uma 3ª volta da Crypton ao Brasil, com a nova Crypton FINN. Ao menos até o momento.

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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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