Lançamentos Por Sidney Levy 29/06/2016 17:38 (há 9 anos).

A Yamaha apresenta a nova Fazer 150 para 2017, que traz como novidade um novo sistema de freios UBS (Unified Brake System), que combina na pedal de freio da roda traseira o acionamento também do freio da roda dianteira. O sistema, já adotado pela Honda em algumas de suas moto pequenas, mas com outro nome – CBS – Combi Brake (freio combinado), procura dar mais segurança nas frenagens, sobretudo aos motociclistas que por várias razões utilizam com mais intensidade o freio traseiro do que o dianteiro.

Lançada em 2013, a Fazer 150 é a única moto que consegue competir com a CG 150 (agora 160) em desempenho, preço, resistência e durabilidade. E agora a Yamaha acrescenta mais um atributo que agrega mais valor à moto, uma das mais vendidas da marca no Brasil hoje, que é a segurança melhorada através do UBS – Unified Brake System , que distribui a força de frenagem entre o freio dianteiro e traseiro. Segundo Henrique Silva, Instrutor técnico da Yamaha, o UBS ajuda não apenas na melhora da frenagem, mas também na estabilidade do conjunto. “A transferência de peso no momento de uma frenagem unificada é melhor distribuída, fazendo com que a motocicleta fique mais equilibrada, mais estável”, explica.

O sistema agora adotado pela Yamaha tem funcionamento mecânico. Através de um cabo ligado no pedal do freio traseiro, aciona-se também o freio dianteiro, com a força da frenagem de 30% para o freio dianteiro. O sistema visa corrigir uma falha do sistema nacional de habilitação de motociclistas, que permite aos instrutores de moto-escola ensinarem seus alunos a usarem apenas o freio traseiro para fazer o exame prático e obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “O modo de se obter uma frenagem mais eficiente é utilizar os dois freios ao mesmo tempo, dianteiro e traseiro. Mas, a grande maioria dos motociclistas por diversas razões tendem a utilizar mais os freios traseiros e se esquecem da eficiência dos freios dianteiros”, complementa.

A nova Yamaha Fazer 150 UBS mantém as mesmas características. Seu motor é um monocilíndrico de 149,3 cm³ com comando único no cabeçote (SOHC), arrefecido a ar e alimentado por injeção eletrônica e tecnologia Blueflex (bicombustível), que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. Esse motor gera 12,2 cv, quando alimentado com gasolina e 12,4 cv com etanol, ambos atingidos a 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros.

Helio Ninomiya, gerente de marketing da Yamaha: Frenagens mais seguras

Ela tem a posição do guidão mais baixo e a pedaleira mais recuada para oferecer uma pilotagem mais ágil e esportiva. ““Vários itens foram pensados para oferecer esportividade na Fazer 150 UBS, como as molas dos amortecedores coloridas, o protetor de escapamento, guidão e tubos externos da suspensão são na cor preta e as tomadas de ar são cinza fosco, além do contrapeso do guidão em alumínio, que é uma característica de motos esportivas de maior cilindrada”, fala Ricardo Miyazaki, da área de planejamento de produto da Yamaha.

Outra característica mantida é o painel, que tem iluminação branca em LED num mostrador digital e outro analógico com informações completas, contendo o exclusivo marcador de marcha, fuel trip e indicador “ECO”, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica. Os freios contam com disco de 245 mm de diâmetro na dianteira e o freio traseiro a tambor, com 130 mm de diâmetro. As rodas são em alumínio equipadas com pneus sem câmara Metzeler. Para completar o bom conjunto, a suspensão dianteira tem garfo telescópico e curso de 120 mm e a suspensão traseira tem dois amortecedores com curso de 92 mm (112 mm na roda).

A Fazer 150 UBS 2017 conta com quatro opções de cores: azul, laranja, branco e preto. A garantia é de 3 anos e ela tem a revisão com preço fixo, na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará desde a primeira até a sétima revisão (até os 30.000 quilômetros). A Fazer 150 2017 possui toda a linha de peças de reposição Y-TEQ, com qualidade Yamaha e preços econômicos. Por falar em preço, oferecida em versão única SED, a Fazer 150 UBS tem preço sugerido de R$ 9.590,00 + Frete.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
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