Publicidade

Uma nova moto esportiva retrô da Yamaha foi revelada durante o Festival de Velocidade de Goodwood 2023, no Reino Unido. Chamado de XSR900 DB40, o modelo chamou a atenção do público. Saiba mais sobre a motocicleta e quando pode chegar às lojas.

Nova moto esportiva retrô Yamaha

Subindo a prestigiosa colina “Goodwood Hill” do festival, a XSR900 DB40 chamou a atenção com uma mistura de tecnologia e acenos ao passado. Essa nova moto esportiva da Yamaha trata-se de um protótipo. O ex-piloto de corridas Niall Mackenzie foi quem guiou a máquina no evento.

nova moto esportiva yamaha

Moto esportiva retrô da Yamaha foi mostrada no clássico festival Goodwood

A XSR900 DB40 Prototype é baseada na plataforma da naked retrô XSR900, à venda na Europa. Ou seja, a moto pode ser uma possível novidade para a linha Sport Heritage da Yamaha no futuro, ainda sem data ou previsão de chegada no mercado.

Publicidade

O modelo é movido pelo motor de três cilindros ‘CP3’ de 890 cc, alojado na versão mais recente do quadro estilo Deltabox. Um propulsor que em motos como a naked MT-09 entrega 115 cavalos de potência. Aliás, o nome DB40 Prototype nasceu para comemorar os 40 anos do referido chassi Deltabox.

Máquina é movida pelo motor de três cilindros ‘CP3’ de 890cc e homenageia os 40 anos do chassi Deltabox

Veja também:

Uma tradição retrô de ponta

Na década de 1980, a Yamaha estreou um novo avanço tecnológico na engenharia de motocicletas, ao apresentar o chassi Deltabox. A novidade surgiu primeiro em uma das suas máquinas de corrida de Grande Prêmio, a YZR500 OW61 Grand Prix de 1982.

Publicidade

Logo essa tecnologia se espalhou para as motos de estrada da marca, três anos depois da OW61, no modelo TZR250. Agora, 40 anos depois, o design estilo Deltabox permanece no coração de muitas motocicletas da Yamaha de várias cilindradas – incluindo na pequena R15, por exemplo.

O nome ‘Deltabox’ vem da fusão da palavra ‘Delta’, a quarta letra do alfabeto grego, representada por um triângulo e a palavra ‘box’.

moto esportiva clássica da yamaha com motor de mt 09

Modelo é um protótipo, mas pode inspirar futuros produtos da família XSR (motos de visual retrô e base das MT). Infelizmente, nenhuma representante da linha veio ao Brasil

Na construção, em uma vista lateral, o Deltabox é formado por um triângulo que liga o tubo principal ao pivô do braço oscilante. Enquanto isso, a seção transversal é em forma de caixa. Essa relação entre a cabeça de direção e o ponto de pivô oferece rigidez.

Publicidade

Já a seção da caixa, em forma de cruz, permite uma maior área de superfície, ao mesmo tempo em que proporciona um peso mais leve. Na atualidade, o Deltabox tornou-se sinônimo dos modelos Supersport da Yamaha, incluindo a R1 – que faz 25 anos neste ano.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]