Uma nova moto esportiva retrô da Yamaha foi revelada durante o Festival de Velocidade de Goodwood 2023, no Reino Unido. Chamado de XSR900 DB40, o modelo chamou a atenção do público. Saiba mais sobre a motocicleta e quando pode chegar às lojas.
Nova moto esportiva retrô Yamaha
Subindo a prestigiosa colina “Goodwood Hill” do festival, a XSR900 DB40 chamou a atenção com uma mistura de tecnologia e acenos ao passado. Essa nova moto esportiva da Yamaha trata-se de um protótipo. O ex-piloto de corridas Niall Mackenzie foi quem guiou a máquina no evento.
A XSR900 DB40 Prototype é baseada na plataforma da naked retrô XSR900, à venda na Europa. Ou seja, a moto pode ser uma possível novidade para a linha Sport Heritage da Yamaha no futuro, ainda sem data ou previsão de chegada no mercado.
O modelo é movido pelo motor de três cilindros ‘CP3’ de 890 cc, alojado na versão mais recente do quadro estilo Deltabox. Um propulsor que em motos como a naked MT-09 entrega 115 cavalos de potência. Aliás, o nome DB40 Prototype nasceu para comemorar os 40 anos do referido chassi Deltabox.
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Uma tradição retrô de ponta
Na década de 1980, a Yamaha estreou um novo avanço tecnológico na engenharia de motocicletas, ao apresentar o chassi Deltabox. A novidade surgiu primeiro em uma das suas máquinas de corrida de Grande Prêmio, a YZR500 OW61 Grand Prix de 1982.
Logo essa tecnologia se espalhou para as motos de estrada da marca, três anos depois da OW61, no modelo TZR250. Agora, 40 anos depois, o design estilo Deltabox permanece no coração de muitas motocicletas da Yamaha de várias cilindradas – incluindo na pequena R15, por exemplo.
O nome ‘Deltabox’ vem da fusão da palavra ‘Delta’, a quarta letra do alfabeto grego, representada por um triângulo e a palavra ‘box’.
Na construção, em uma vista lateral, o Deltabox é formado por um triângulo que liga o tubo principal ao pivô do braço oscilante. Enquanto isso, a seção transversal é em forma de caixa. Essa relação entre a cabeça de direção e o ponto de pivô oferece rigidez.
Já a seção da caixa, em forma de cruz, permite uma maior área de superfície, ao mesmo tempo em que proporciona um peso mais leve. Na atualidade, o Deltabox tornou-se sinônimo dos modelos Supersport da Yamaha, incluindo a R1 – que faz 25 anos neste ano.