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A Yamaha apresentou na Europa a nova MT-09 2021 com uma série de atualizações. A  mudança mais pronunciada ficou por conta do renovado motor e seu design, que seguiu o caminho da MT-03. Assim, a naked ganhou novo farol principal com destaque ao feixe de luz central.

Yamaha MT-09 ganhou novidades na motorização e visual

Mesmo com as alterações no visual, o estilo de desenho da moto continua o mesmo, seguindo o conceito “Darkness” da Yamaha. Além disso, os preços e a data de chegada ao mercado ainda não foram revelados pela fabricante japonesa. O modelo estreia na Europa ainda neste ano, entretanto, não há qualquer garantia de quando (e se) ela chegará ao Brasil.

Nova MT-09 estará disponível em três cores: Storm Fluo, Icon Blue e Tech Black

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MT 09 com novo motor CP3 de 119 cv

Depois de 8 anos, o motor CP3 de 3 cilindros e 847 cm³ recebeu um novo design que oferece maiores níveis de potência em toda a gama de rotação. A capacidade foi aumentada para 889 cm³, dando 42 cc adicionais, que geram agora a potência máxima para 119 cv a 10.000 rpm (antes, 115 cv) e torque máximo de 9,5 kgf.m a 7.000 rpm. Além disso, o novo propulsor atende a norma Euro 5.

Também foi atualizada a bomba de freio dianteiro, contando com uma unidade radial para acionar duas pinças no novo garfo invertido. A suspensão dianteira KYB é totalmente ajustável, assim como o amortecedor traseiro. Em resumo, o conjunto do modelo 2021 têm um entre-eixos levemente menor, de 1,43 m, frente ao anterior de 1,44 m. Já a altura em relação ao solo subiu 13 cm e o peso caiu 4 kg, agora com 189 kg.

Tecnologia e visual renovados 

O painel de instrumentos da nova 09 conta com display TFT-LCD, mais moderno e funcional que o já conhecido painel LCD monocromático. A linha 2021 também ganhou o acelerador eletrônico Yamaha Chip Controled Throttle (YCC-T) com a tecnologia Accelerator Position Sensor Grip (APSG). Ambas as novidades vindas da R1, mas com ajustes para a MT.

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O modelo recebeu ainda um IMU de seis eixos. Segundo a Yamaha, é a primeira naked a contar com o acelerômetro que percebe a movimentação da moto em seis direções, atuando no controle de tração. Outra novidade é a adição de um câmbio rápido – quickshifter – para cima e para baixo. Por fim, as carenagens integradas ao tanque ficaram posicionadas mais acima e o chassi ficou ainda mais exposto, mostrando quadro.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza