A Yamaha apresentou na Europa a nova MT-09 2021 com uma série de atualizações. A mudança mais pronunciada ficou por conta do renovado motor e seu design, que seguiu o caminho da MT-03. Assim, a naked ganhou novo farol principal com destaque ao feixe de luz central.
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Mesmo com as alterações no visual, o estilo de desenho da moto continua o mesmo, seguindo o conceito “Darkness” da Yamaha. Além disso, os preços e a data de chegada ao mercado ainda não foram revelados pela fabricante japonesa. O modelo estreia na Europa ainda neste ano, entretanto, não há qualquer garantia de quando (e se) ela chegará ao Brasil.
MT 09 com novo motor CP3 de 119 cv
Depois de 8 anos, o motor CP3 de 3 cilindros e 847 cm³ recebeu um novo design que oferece maiores níveis de potência em toda a gama de rotação. A capacidade foi aumentada para 889 cm³, dando 42 cc adicionais, que geram agora a potência máxima para 119 cv a 10.000 rpm (antes, 115 cv) e torque máximo de 9,5 kgf.m a 7.000 rpm. Além disso, o novo propulsor atende a norma Euro 5.
Também foi atualizada a bomba de freio dianteiro, contando com uma unidade radial para acionar duas pinças no novo garfo invertido. A suspensão dianteira KYB é totalmente ajustável, assim como o amortecedor traseiro. Em resumo, o conjunto do modelo 2021 têm um entre-eixos levemente menor, de 1,43 m, frente ao anterior de 1,44 m. Já a altura em relação ao solo subiu 13 cm e o peso caiu 4 kg, agora com 189 kg.
Tecnologia e visual renovados
O painel de instrumentos da nova 09 conta com display TFT-LCD, mais moderno e funcional que o já conhecido painel LCD monocromático. A linha 2021 também ganhou o acelerador eletrônico Yamaha Chip Controled Throttle (YCC-T) com a tecnologia Accelerator Position Sensor Grip (APSG). Ambas as novidades vindas da R1, mas com ajustes para a MT.
O modelo recebeu ainda um IMU de seis eixos. Segundo a Yamaha, é a primeira naked a contar com o acelerômetro que percebe a movimentação da moto em seis direções, atuando no controle de tração. Outra novidade é a adição de um câmbio rápido – quickshifter – para cima e para baixo. Por fim, as carenagens integradas ao tanque ficaram posicionadas mais acima e o chassi ficou ainda mais exposto, mostrando quadro.