Publicidade

A Yamaha R1 é uma das mais famosas e poderosas superbikes do mundo! O modelo surgiu em 1998 e até os dias de hoje é um sinônimo de velocidade sobre duas rodas. Confira mais detalhes dessa história de sucesso e como a moto evoluiu.

Yamaha R1 completa 25 anos! 

A Yamaha R1 nasceu em 1998 e logo ganhou notoriedade no mundo por seu desempenho e por herdar componentes da M1, protótipo usado pela marca japonesa na MotoGP. E no mesmo ano a moto chegou ao Brasil.

Yamaha R1 foi lançada mundialmente em 1998

Na sua estreia, a R1 chegava com um motor de quatro cilindros em linha e cinco válvulas (conceito Gênesis), de 998 cm³. Um propulsor com 152 cv e 11 kgfm de torque, para um conjunto com peso de apenas 198 kg em ordem de marcha. O suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 3 segundos!

Publicidade

O quadro era do tipo Deltabox (duas traves superiores) abraçando o motor e a balança traseira. Aliás, o sistema de suspensão trazia recursos usados nas motos de competição. Na dianteira, garfos invertidos com regulagem total, assim como o monoamortecedor traseiro.

No Brasil, essa lenda se despediu do mercado ainda em 2016, mas seguiu à venda no exterior. O que significa que a esportiva seguiu evoluindo. A atual geração conta com a YZF-R1, a mais refinada YZF-R1M e a versão de pista GYTR.

Veja também:

Publicidade
2022-Yamaha-YZF1000R1-EU-Icon_Blue-Static-001-03

Atualmente, a R1 segue viva na Europa e entrega quase 200 cv em sua versão de rua

Esportiva ainda mais poderosa!

A Yamaha YZF-R1 segue uma esportiva de renome e atualmente mantém a tradição do motor de quatro cilindros, de 998cc, com refrigeração líquida. Mas agora, o propulsor é capaz de gerar 198 cv de potência e 8,3 kgfm de torque, gerenciado por um câmbio sequencial de seis marchas. E de acordo com a marca, a R1 segue indo de 0 a 100 km/h em 3 segundos com a velocidade máxima limitada a 300 km/h, no conjunto com agora 201 kg.

Compare a ficha técnica da Yamaha R1 1998 e 2023:

Yamaha YZF-R1 1998 Yamaha YZF-R1 2023
Motor Quatro cilindros, DOHC
refrigeração líquida
Quatro cilindros, DOHC
refrigeração líquida
Cilindrada 998cc 998cc
Potência Máx 152 cv a 10.000 rpm 198 cv a 13.500 rpm
Torque Máx 11.01 kgfm a 7.750 rpm 11 kgfm a 11.500 rpm
Transmissão 6 velocidades 6 velocidades
Tanque 18 litros 17 litros
Suspensão dianteira Garfo invertido 135 mm Garfo invertido 120 mm
Suspensão Traseira Braço oscilante monochok 130 mm Braço oscilante com link 120 mm
Peso 198 kg em ordem de marcha 201 kg em ordem de marcha

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]