A Yamaha R1 é uma das mais famosas e poderosas superbikes do mundo! O modelo surgiu em 1998 e até os dias de hoje é um sinônimo de velocidade sobre duas rodas. Confira mais detalhes dessa história de sucesso e como a moto evoluiu.
Yamaha R1 completa 25 anos!
A Yamaha R1 nasceu em 1998 e logo ganhou notoriedade no mundo por seu desempenho e por herdar componentes da M1, protótipo usado pela marca japonesa na MotoGP. E no mesmo ano a moto chegou ao Brasil.
Na sua estreia, a R1 chegava com um motor de quatro cilindros em linha e cinco válvulas (conceito Gênesis), de 998 cm³. Um propulsor com 152 cv e 11 kgfm de torque, para um conjunto com peso de apenas 198 kg em ordem de marcha. O suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 3 segundos!
O quadro era do tipo Deltabox (duas traves superiores) abraçando o motor e a balança traseira. Aliás, o sistema de suspensão trazia recursos usados nas motos de competição. Na dianteira, garfos invertidos com regulagem total, assim como o monoamortecedor traseiro.
No Brasil, essa lenda se despediu do mercado ainda em 2016, mas seguiu à venda no exterior. O que significa que a esportiva seguiu evoluindo. A atual geração conta com a YZF-R1, a mais refinada YZF-R1M e a versão de pista GYTR.
Veja também:
- Relembre os 17 anos de evolução da YZF-R1
- Yamaha R1: porque a versão de rua pode sumir de vez
- Yamaha R7 GYTR: uma máquina de corrida
Esportiva ainda mais poderosa!
A Yamaha YZF-R1 segue uma esportiva de renome e atualmente mantém a tradição do motor de quatro cilindros, de 998cc, com refrigeração líquida. Mas agora, o propulsor é capaz de gerar 198 cv de potência e 8,3 kgfm de torque, gerenciado por um câmbio sequencial de seis marchas. E de acordo com a marca, a R1 segue indo de 0 a 100 km/h em 3 segundos com a velocidade máxima limitada a 300 km/h, no conjunto com agora 201 kg.
Compare a ficha técnica da Yamaha R1 1998 e 2023:
Yamaha YZF-R1 1998 | Yamaha YZF-R1 2023 | |
Motor | Quatro cilindros, DOHC refrigeração líquida |
Quatro cilindros, DOHC refrigeração líquida |
Cilindrada | 998cc | 998cc |
Potência Máx | 152 cv a 10.000 rpm | 198 cv a 13.500 rpm |
Torque Máx | 11.01 kgfm a 7.750 rpm | 11 kgfm a 11.500 rpm |
Transmissão | 6 velocidades | 6 velocidades |
Tanque | 18 litros | 17 litros |
Suspensão dianteira | Garfo invertido 135 mm | Garfo invertido 120 mm |
Suspensão Traseira | Braço oscilante monochok 130 mm | Braço oscilante com link 120 mm |
Peso | 198 kg em ordem de marcha | 201 kg em ordem de marcha |