Publicidade

Fazendo jus ao nome, o Guia de Motos é um espaço onde você encontra diversas informações sobre modelos que estão (ou já estiveram) à venda no Brasil. Assim, há dados, fotos, ficha técnica, vídeos, notícias e avaliações de usuários, destacando os prós e contras da moto em questão. Dessa forma, hoje o assunto é a Yamaha Tenere 250.

Yamaha Ténéré 250: review no Guia de Motos

O nome esquisito, com as três vogais acentuadas (Ténéré) significa “deserto” no idioma dos Tuaregs, povo que vive no centro sul do deserto do Sahara e inspirou a Yamaha a mudar o perfil do segmento on-off road do mercado mundial. Assim, a marca obrigou concorrentes a se movimentarem. Em 2010 surgiu a Yamaha Ténéré 250 já como modelo 2011, ampliando a gama da fabricante entre as motos de uso misto.

O nome Ténéré é um dos mais fortes construídos na história do motociclismo, numa trajetória que iniciou nos anos 1980

Publicidade

A Ténéré fazia companhia para a XTZ 125 e XTZ 250 Lander, desta última aliás eram derivados componentes como motor, câmbio e balança. O propulsor entrega potência máxima 21 cv a 8.000 rpm e torque máximo 2,10 kgf.m a 6.500 rpm. A única atualização ocorreu em 2015, com a adoção do motor flex, novos grafismos, painel e traseira. Desta forma, o modelo seguiu no mercado até sair de linha, em 2019, quando deu lugar à XTZ 250 Lander ABS.

Yamaha Ténéré 250 encarou terrenos acidentados durante teste do Motonline

Pontos positivos

Entre os principais pontos positivos da Ténéré 250 destacam-se o bom consumo (na casa dos 30 km/litro), o trabalho das suspensões, conforto e desempenho dos faróis. Além disso, podemos lembrar também da versatilidade do modelo e autonomia, favorecida pelo tanque de 16 litros, superior aos 450 quilômetros.

Pontos negativos

Os pontos baixos do modelo podem ser elencados pela dureza do banco, especialmente para o carona em longas viagens. Além disso, a falta de uma sexta marcha faz os motociclistas questionarem a escolha do modelo. Por fim, os aros e balança em aço (e não em alumínio) pesam também na hora da escolha, sem falar na altura em relação ao solo, proibitiva aos mais baixos.

Publicidade

Design segue atual, conferindo destaque a Yamaha Ténéré 250

Tenere 250 vale a pena?

A Ténéré 250 saiu de linha recentemente, mas pode ser uma boa alternativa aos que buscam uma moto competente tanto no trânsito das cidades, quanto em viagens como no fora de estrada. Dessa forma, segundo a FIPE, o modelo 2011 tem preço médio de R$ 9.964. Já no ano de 2019 o valor é cotado em R$ 16.596.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Yamaha Tenere 250, acesse o Guia de Motos!

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza