Que o XMax foi o principal lançamento da Yamaha no Salão Duas Rodas você se lembra bem, mas o que pode mudar no crescente mercado de scooters agora que a montadora divulgou seu preço? O novo modelo tem valor sugerido de R$ 21.990, sem considerar despesas com frete ou seguro.
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Apesar de chegar às lojas apenas em abril de 2020, o modelo já está em fase de pré-venda. Movido pelo motor de 250 cilindradas (assim como acontece na Ásia e não na Europa, onde é vendido o XMax 300) este é considerado pela marca como seu ‘sport premium scooter‘.
Yamaha XMax ou Dafra Citycom?
O preço sugerido pela Dafra no Citycom S 300i ABS são os mesmos R$ 21.990 – apesar dele estar por promocionais R$ 19.990, neste momento. Popular em grandes cidades, o modelo lidera o segmento e emplacou mais de 1.200 unidades no ano passado, além de já ultrapassar a marca dos 1.600 em 2019. Em 2018, o Kymco Downtown comercializou 1.177 unidades e o Honda SH 300i, 991.
O Citycom é querido pela Dafra como seu ‘scooter mais premiado’ e cativa os motociclistas com rodas em alumínio de 16″, amplo compartimento sob o assento, funcional escudo frontal, tomada 12V e motor com arrefecimento a líquido que gera 27,8 cv e 2.8 kgf.m de torque, a 7.750 e 6.500 rpm, respectivamente. Ele está no nosso mercado desde 2011 e em 2017 ganhou a versão com freios ABS.
Venda de scooters 300cc |
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Emplacamentos em 2018 | Preço sugerido pela marca |
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Dafra Citycom 300i | 1.232 | R$ 21.990 |
Kymco Downton 300i ABS | 1.177 | R$ 22.900 |
Honda SH 300i | 991 | R$ 23.590 |
O que o XMax oferece por R$ 21.990
A Yamaha deixou claro que ‘o preço em questão está sujeito a reajuste até o lançamento do produto no varejo’, mas caso ele chegue aos já citados R$ 21.990 será, no mínimo, competitivo. Porém, o jogo não está ganho. Além de enfrentar críticas de muitos que queriam ver a versão de 300 cm³ por aqui, o Xmax terá pela frente um segmento disputado, em que quem oferecer mais por menos garante a venda.
Motorização
O motor do XMax é o monocilíndrico de 250 cm³ com 4 válvulas, comando único e refrigeração líquida. O conjunto rende potência máxima de 22,8 cv a 7.000 rpm e o torque máximo de 2,5 Kgf.m a 5.500 rpm. Assim como na NMax 160, o scooter tem câmbio automático do tipo CVT.
Tecnologia
A novidade da Yamaha possui chave Smart Key – acionada por aproximação – para dar partida, abrir tampa do tanque de combustível ou acessar o compartimento sob o banco. Há outros dois espaços para objetos no cockpit, inclusive com uma tomada 12V em um deles. O painel conta com velocímetro e conta-giros são analógicos, com um display digital em LCD para uma lista de funções. O XMax tem ainda controle eletrônico de tração, item único entre na categoria no Brasil.
Destaque, também, ao painel digital. Completo, ele informa sobre nível de combustível, temperatura do motor, hodômetro total e parcial, consumo instantâneo e autonomia, nível de carga da bateria, velocidade média, temperatura ambiente, relógio, indicador de troca da correia do CVT, indicador de troca do óleo do motor e tempo de viagem.
Conforto
Diferencial no XMax é o amplo espaço para condução. O banco em dois níveis promete mais conforto para o piloto e ao garupa. Quem vai na frente tem duas opções de apoio dos pés junto ao estribo. Na traseira, as pernas não ficam muito flexionadas, graças a configuração disposta. A posição de pilotagem conta com de guidão e para-brisa ajustáveis.
Com entre eixos relativamente curto de 1.540 mm, o XMax tem rodas calçadas por pneus sem câmara de 120/70 R15 na frente e 140/70 R14 na traseira. O scooter é equipado com freios a disco e ABS, com amortecedores de 110 mm de curso na dianteira e de 92 mm na traseira. Ele possui três opções de cores, azul fosco (Matt Blue), preto fosco (Midnight Black) e vermelho fosco (Red Velvet).
Ficha Técnica Yamaha XMax 250 |
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Motor |
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Tipo |
SOHC, 4 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
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Potência (Gasolina) | 22,8 cv (7000 rpm) |
Torque (Gasolina) | 2,5 kgf.m / 5500 rpm |
Quantidade de Cilindros | 1 |
Cilindrada real arredondada | 250 cm3 |
Diâmetro X curso | 70,0 x 64,9 mm |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Tipo de combustível | Gasolina |
Câmbio |
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Sistema de transmissão | Automático / CVT |
Transmissão final | Engrenagens |
Embreagem |
Sapata Centrífuga / seca
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Suspensão |
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Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Suspensão traseira | Motor-balança |
Curso da suspensão diant. | 110 mm |
Curso da suspensão tras. | 92 mm |
Freios |
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Sistema de freios | ABS |
Freio dianteiro |
Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
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Ø do freio dianteiro | 267 (Ø externo) |
Freio traseiro |
Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
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Ø do freio traseiro | 245 (Ø externo) |
Dimensões |
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Comprimento x Largura x Altura |
2185 x 775 x 1465 mm
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Altura mínima do solo | 135 mm |
Distância entre eixos | 1540 mm |
Altura do assento | 795 mm |
Pneu dianteiro |
120/70 – 15M/C 56P DUNLOP
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Pneu traseiro |
140/70 – 14M/C 62P DUNLOP
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Tipo de chassi | Underbone |
Peso Líquido | 179 kg |
Capacidade do tanque de combustível (reserva) | 13,2 L (2,4 L) |
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