O vermelho “Ferrari”, causou certa estranheza entre os fãs da marca. Alguns alegam que a moto perdeu sua identidade, ou melhor, a cor azul, que sempre foi uma referência da Yamaha nas pistas. Polêmicas a parte, a trail XT 660R tem outro fator que conta, e muito, a seu favor: o preço de R$ 27.273,00. Só para comparar, a BMW F 650 GS Standard custa R$ 44.900,00. Com o “troco” – R$ 17.627,00 – o motociclista pode fazer o seguro da moto e ainda investir em equipamentos de segurança.
Para se adequar à terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), a Yamaha instalou uma sonda Lambda na XT 660R 2009. O dispositivo analisa os gases do escapamento e corrige eventuais falhas por meio da central eletrônica que monitora o sistema de injeção de combustível.
Ciclística Se o motor é robusto e confiável, a ciclística oferece também conforto e segurança ao piloto. Com 165 quilos de peso a seco , a XT 660R é montada sobre um chassi tubular em aço. Equilibrada e bastante versátil, a trail da Yamaha é uma guerreira que enfrenta qualquer tipo de terreno, seja no fora de estrada ou na “selva de pedra”, rodando entre os carros, enfrentando enchentes etc.
Na dianteira, roda de alumínio de 21 polegadas. O sistema de freio tem disco flutuante com 298 mm de diâmetro, além da suspensão dianteira Paioli, com 225 mm de curso. Na traseira, roda de aro 17 polegadas, disco de freio de 245 mm de diâmetro, com pinça simples com o pistão da grife Brembo e suspensão monocross, com um curso de 200 mm, ajustável em cinco posições. O sistema de freios é eficiente e o conjunto de suspensões cumpre bem seu papel: absorve imperfeições como buracos e lombadas na cidade, e amntém a tração na roda traseira em estradas de terra.
Outro diferencial é o painel de cristal líquido, multifuncional. É possível visualizar rapidamente várias informações para uma boa pilotagem: velocidade, hodômetro total ou parcial. Também estão disponíveis dados sobre temperatura e estado do motor, piscas, combustível na reserva, luz alta, ponto morto e luz espia para indicar a ativação do sistema de imobilização. Em uma viagem noturna, o farol oferece boa iluminação. O ponto negativo é a ausência de conta-giros no painel.
História A família XT, que começou na década de 70 com as XT 500 e chegou até a XT 600E, sempre teve como proposta um modelo para os motociclistas que querem ir a qualquer lugar e não dispensam a imagem forte e robusta que essas motos transmitem. Com a XT 660R não foi diferente. Lançada em 2004 na Europa, a 660R chegou aqui no ano seguinte e foi a primeira motocicleta fabricada no Brasil a ser equipada com o sistema eletrônico de alimentação.
FICHA TÉCNICA | ||||
Yamaha XT660R | ||||
Motor: | Monocilíndrico, OHC, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, | |||
Refrigeração: | Líquida | |||
Capacidade cúbica: | 660 cm³ | |||
Potência máxima: | 48 cv a 6.000 rpm | |||
Torque máximo: | 5,95 kgf.m a 5.250 rpm | |||
Câmbio: | Cinco velocidades | |||
Transmissão final: | Corrente | |||
Alimentação: | Injeção eletrônica | |||
Partida: | Elétrica | |||
QUADRO: | Berço semiduplo | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira: | Garfo telescópico com 225 mm de curso | |||
Traseira: | Balança monoamortecida, monocross, com 200 mm de curso | |||
FREIOS | ||||
Dianteiro: | Disco de 298 mm de diâmetro | |||
Traseiro: | Disco de 245 mm de diâmetro | |||
PNEUS | ||||
Dianteiro: | 90/90-21 m/c 54 s | |||
Traseiro: | 130/80-17 m/c 65 s | |||
MEDIDAS E CAPACIDADES | ||||
Comprimento: | 2.240 mm | |||
Largura: | 845 mm | |||
Altura: | 1.230 mm | |||
Distância entre-eixos: | 1.505 mm | |||
Distância do solo: | 210 mm | |||
Altura do assento: | 865 mm | |||
Tanque de combustível: | 15 litros | |||
Peso seco: | 165 kg | |||
CORES: | vermelha e preta | |||
PREÇO: | R$ 27.273,00 |