Cartas Por motonline 21/03/2006 01:20 (há 20 anos).

Ol  Tite! Dˆ uma olhadinha nesta carenagem colocada na YBR 125 pela pr¢pria Yamaha.
Emilson – Porto Alegre
Sim, mas ‚ a Yamaha da FRAN€A! Ser  que a YBR brasileira tamb‚m ter  carenagem, rodas de liga leve e outros equipamentos? Quem sabe um motorzinho 160cc!

840
Outro dia estava fu‡ando minhas revistas antigas e achei uma Duas Rodas com o teste da CBX 840, uma 750 preparada pelo Milton Benite. A moto ficou braba: 240 de final e 0 a 100 em 3,7 s. Se voce nao tiver esse teste e achar que ele pode ser interessante para o texto que vai fazer dos 20 anos da 750, me fale que scaneio e te mando. P“, mas que tesÆo a CB 750 atual, hein?
Lucas – bras¡lia, df
Eu tenho esse artigo, mas nÆo vejo adequa‡Æo aos 20 anos da CBX 750F, mas a turma da comunidade do Orkut vai amar! Sim, a CBX atual ‚ um T!

Barulho
tenho uma hornet com 9000 km e de uns 3000 km atras ela come‡ou a fazer um estalo metalico no freio traseiro sempre qdo eu aciono o pedal. o mecanico da conces. de amparo-sp disse que esse barulho chato ‚ normal, mas so a minha que faz pois outras de colegas meus nao fazem esse barulho. esse barulho nao interfere em nada no desempenho do breque, mas tenho medo que apos o termino da garantia ele venha a quebrar.o q vc acha q devo fazer.
Andr‚ – Serra Negra S.P
NÆo d  pra identificar um barulho por escrito, mas sugiro procurar uma segunda opiniÆo em outra oficina.

Remold
tenho uma strada 97 e ela esta com os seguintes pneus: milenio 275 18mt65 (dianteiro) e pirelli mt 65(traseiro) os dois remold e a moto ta rebolando mais q mulata em epoca de carnaval. seria por causa dos pneus (remold) ou se eu mandar alinhar corrige o problema? e qual seria a calibragem pra esse tipo de pneu?
fabio – Presidente Prudente sp
F bio, joga esses pneus fora urgente e coloque pneus de verdade. NÆo se usa pneu recauchutado em motos, inclusive ‚ proibido!!!

Scooter
GTS, troquei o AE50 por uma Traxx Star 50 (o AE50 tem pe‡as muito caras e dif¡ceis de achar), que ‚ uma boa moto, levando em conta suas “limita‡äes”. O problema ‚ que os mecƒnicos da conc. sofrem de “normalite”, e a moto est  “gritando” demais pra chegar a uma velocidade que antes chegava normalmente e tb est  vazando gasolina pelo respiro. E Isso come‡ou depois da revisÆo. J  levei de volta na concession ria, o “mexƒnico” disse que ajeitou (V lvulas e carbura), mas continua!
Victor – Petrolina-PE
Vic, por isso eu nÆo uso mais scooters h  anos! O respiro pode ser a agulha da b¢ia. A falta de for‡a pode ser os roletes da trsnsmissÆo. Procure outro mexƒnico!


pois ‚ tite to de volta a motonline e s¢ pra jogar uma p  de cal no assunto CB,te comento que ha um mes revisei minha motocicleta em bel‚m.troquei filtro de ar(original)velas(originais)limpesa e equalisa‡Æo nas carburas ,lavagem da caixa do filtro de ar,ou seja:a maquina ta tinindo.um abra‡o e at‚ a proxima
paulo – marab  pa
 melhor nÆo jogar cal porque estraga a pintura! Cal ‚ bom pra colocar no doce de ab¢bora em peda‡o, depois eu mando a receita!

Lenda
Tite, boa noite. Vendo a mat‚ria sobre a Virago, percebi que algo que normalmente era tratado como lenda urbana, ‚ verdade. Vocˆ um dia teve mesmo cabelo. Meu, vai adiantar algo sobre as modifica‡äes das Yes ou t  dificil? Alem da est‚tica algo foi modificado na mecanica?
Sergio – Santo Andr‚ SP
Cada mala! Tamb‚m nÆo conto nada da Yes 2007, procure no site da Suzuki, seu mala!

Avig s
Lendo a carta do Ronam de Lagoa da Prata MG dia 18/03, lembrei que o uso da gasolina de avia‡Æo Avgas 100/130 em motores com catalisador (se for o caso da XT660) ‚ contra indicado pois essa gasolina cont‚m chumbo tetraetila para elevar sua octanagem. Esse composto ocasiona acumulo de chumbo no catalisador, causando dano ao mesmo.
Rafael – Balne rio Cambori£ SC
Tens razÆo, gasolina com chumbo ‚ s¢ para motos carburadas! Ali s, a Podium substitui a avg s com a vantagem de ser mais barata e poluir menos.

àleo
Caro Tite, pode at‚ ser uma pergunta boba, que eu simplesmente poderia perguntar para o meu mecƒnico, mas como estou passando por um momento de raiva com os mecƒnicos em geral, espero que vc possa me responder. Eu tenho uma DT 180 91/91. E ganhei 24 frascos de oleo 2 tempos da Shell (um posto de gasolina estava jogando fora). Os oleos sÆo do ano de 1994. Gostaria de saber se h  algum problema em usa-los?
Joao – Sao Paulo / SP
Precisa verificar se na embalagem consta a data de validade. Eu j  usei at‚ ¢leo de amendoim numa emergˆncia, bem como ¢leo queimado na DT 180 e a moto vive at‚ hoje nas mÆos do Felipe Passarella.

Turbo
Tite, vi vc comentando em uma resposta que tinha uns malucos em Londrina colocando Turbo em BIZ, vc tem algum e-mail, telefone ou site para contato com estas pessoas.
Edson – Cachoeirinha/RS
Vc acha mesmo que vou deixar vc falar com aqueles lokos? Procure pelo Orkut que vc acha.

Dire‡Æo
Ol !Tite, J  possui uma rd350, e v rias vezes me deu susto, agora comprei uma Suzuki Gsx750F e gostaria de saber se ser  necess rio colocar amortecedor de dire‡Æo nela?
Tony – Rj
NÆo precisa, a GSX ‚ bem equilibrada.

Lua de mel
Caraca! Uma semana sem ler o Motonline, fiquei quase maluco! Mas a Lua de Mel t  massa, Tite! Depois eu te mando as fotos da motoca carregada s¢ pra vc me xingar de fazer mais de 700 km de estrada com a biz e a patroa na garupa.
Junior – Curitiba – PR

Ret¡fica
Sei que vocˆ gosta de perguntas t‚cnicas, entÆo a¡ vai: quando o pessoal diz “fazer o motor” o que isso realmente significa? O que ‚ “feito” ou re-feito no motor? Com qual quilometragem se costuma fazer o motor? Vale a pena ou ‚ melhor trocar de moto numa hora dessas? Obrigado e, quando aparecer por essas bandas d  uma ligada pra degustar uma lazanha bolognesa com bastante queijo e molho.
Luis – ViamÆo-RS
Significa retificar o motor, que inclui troca de pistÆo, an‚is, gaiola, juntas etc. A quilometragem depende do tipo de uso. Pode variar conforme o tipo de motor ou n¡vel de ret¡fica. Geralmente fica melhor co que o novo, quando bem feito, ‚ claro!

Virago
Tite, o teste da Virago 535 foi realizado em que mˆs e ano? Pois deu para notar que na ‚poca ainda nÆo havia o modelo XV 250cc. Certo? Quais os principais benef¡cios do eixo cardÆ que ali s equipa as viragos 535 ou superior?
Eder – SÆo Paulo
cara, gostei do teste da virago. entre as varias op‡äes de custons, todas acima dos R$ 20.000 ‚ uma boa op‡Æo,e acredito, mais barata. E a ergonomia para pilotos altos, e boa? NÆo ‚ mico de revender? da para adptar um banco melhor para a garupa? E virago 250, ‚ uma boa moto para viajar tb?
douglas – sta cruz do sul, rs
Eder, pra dizer a verdade nÆo lembro se foi em 93 ou 94! Ainda nÆo tinha a 250 no Brasil, que veio depois. O lance do cardÆ j  expliquei em v rias cartas, ‚ s¢ procurar. Douglas, s¢ sei que um tampinha de 1m70 como eu fica bem na Virago. Ela tem um bom mercado porque tem v rios fÆs pelo Brasil. Tem v rios acess¢rios pra ela, inclusive outro banco. A Virago 250 ‚ boa, mas demooooora pra chegar.

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