Lançamentos Por Sidney Levy 04/10/2017 21:24 (há 7 anos).

A Kawasaki acaba de apresentar mais uma integrante da família naked “Z”. Na verdade não se trata de uma moto a mais, mas uma substituição dentro da família. Trata-se da Kawasaki  Z900, um “míssil” de visual agressivo e que esbanja atributos de alto desempenho para pilotos experimentados.

A nova moto chega ao mercado brasileiro agora em outubro e se junta às irmãs Z300, Z1000 e Z650. No papel de “Caim”, a Z900 repete sua irmã Z800 que já havia matado a Z750 anos antes. Agora a Z900 mata a assassina Z800 para ficar no seu lugar e tentar dar mais estímulo às vendas da Kawasaki no segmento onde a briga é duríssima entre Ducati Monster, Yamaha MT09 e as Triumph Speed Triple e Street Triple.

Z900 mais magrinha

Segundo o comunicado da empresa, a Kawa apostou mais uma vez na união de força e agilidade, resultado obtido com o novo motor de quatro cilindros em linha e 948 cc de capacidade cúbica. Para efetivar isso, o projeto da nova moto também mexeu nos materiais utilizados e conseguiu reduzir peso no chassi e na balança traseira da Z900, que tem peso total de 210 kg (223 kg era o peso da Z800).

Outra mudança que contribuiu para essa perda de peso foi a escolha da rodas com cinco raios, o que beneficiou também a dirigibilidade da moto. O resultado é uma moto leve, com a posição do banco do piloto mais baixa e com um maior ângulo de esterçamento, que chega a 33 graus, combinação que permite ao condutor ter mais facilidade na hora de manobrar, uma das grandes reclamações de quem compra uma naked de grande porte.

Uma das características mais singulares da Z900 é o som que emite o motor pelo escapamento que, segundo o comunicado da empresa, passou por uma minuciosa pesquisa de componentes que influenciam no som do motor para criar “uma nota auditiva única e exclusiva”. Mas não é só na acústica que a motorização da Z900 se destaca.

Com potência máxima de 125 cv e torque máximo de 10,1 kgf.m, a usina de força da Kawasaki Z900 se diferencia pela rápida subida de giro e forte tocada nas faixas de média rotação. Esse desenvolvimento veloz se torna possível graças à adoção de um virabrequim mais leve, especialmente projetado para a Z900.

O câmbio também contribui para a rápida aceleração da Z900, onde as relações de marcha ficaram mais curtas entre a primeira e a quinta, de forma a priorizar as rotações mais usadas no dia a dia, deixando para a sexta marcha uma função de overdrive, usada apenas nas estradas par manter o giro mais baixo e aumentar a economia de combustível.

Esse câmbio é acompanhado por um sistema de embreagem com ajuste no manete e é do tipo “Assistida & Deslizante” para auxiliar nas reduções de marchas em velocidades e giros maiores para evitar o travamento da roda traseira, algo muito recomendado para motos esportivas de alto desempenho.

Os freios, como não poderia deixar de ser, são compatíveis com a máquina. São dois discos semi-flutuantes de 300 mm de diâmetro e pinça dupla com quatro pistões na roda dianteira. Na traseira há um disco de 250 mm de diâmetro e pistão único, tudo com ABS, evidentemente. Já o sistema de amortecimento conta com garfo dianteiro invertido com bengalas de 41 mm de diâmetro e suspensão traseira horizontal do tipo back-link.

O painel segue o padrão da linha “Z” com muitas informações exibidas numa peça única que tem um display digital de LCD no meio com tacômetro digital equipado com a tecnologia shift light, que indica a troca de marchas conforme o motor atinge uma rotação previamente programada, hodômetro total e parcial, relógio, indicadores de posição de marcha e de pilotagem econômica, consumo médio combustível, autonomia e luz de temperatura do líquido refrigerante, além das luzes espia tradicionais.

A nova Kawasaki Z900 2018 vem nas cores grafite, preto fosco, preto metálico e não poderia faltar, verde. O preço público sugerido é de R$ 41.990 (frete não incluso).

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos