A Honda apostou no mercado com o pequeno scooter aventureiro ADV 150. Mundo afora, com destaque na China, o modelo tem sido “inspiração” para novidades. No entanto, cada rival cria seu produto concorrente à sua maneira. Um exemplo é o exótico Yamaha Zuma, um scooter adventure com identidade própria.
Yamaha Zuma, um scooter adventure diferente
A ideia de um scooter adventure é antiga… O Yamaha Zuma foi lançado pela primeira vez no mercado norte-americano no final da década de 80. Na época o modelo era movido por um motor 2 tempos de 50cc.
Bem, desde então o mercado mudou e o Zuma também. Atualmente, tudo o que sobrou dos antigos scooters foi o visual que inspira o novíssimo de 125 cc. As linhas retas de design vão desde as carenagens até o painel de LCD recheado de retângulos.
O modelo tem para-lama alto na dianteira e toda a parte baixa sem pintura, ao estilo carro SUV. Já o farol duplo de LED circular tem tamanho assimétrico remete às antigas BMW GS. As pequenas rodas de aro 12 são de liga leve, mas calçam pneus sem câmara com gomos altos e capacidade de uso misto.
O Yamaha Zuma 125 é movido por um motor monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a líquido, com injeção eletrônica e comando de válvulas variável. Tem 9,8 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 0.9 kgf.m a 6.000 rpm – junto do cambio automático do tipo CVT. Para comparação, o Honda ADV 150 entrega 13,2 cv e 1,38 kgf.m.
O scooter ADV da Yamaha tem suspensão com garfo telescópico na dianteira, de 81 mm. Na traseira o amortecedor duplo tem 79 mm de curso. E o Zuma conta com freios a disco nas duas rodas, dotado de sistema ABS.
Além disso, esse 125 pesa 127 kg em ordem de marcha. Em termos de dimensões, os modelos se equivalem, com o Yamaha tendo alguns centímetros a menos.
Veja também:
- Nem no Japão! Como é a cor da Honda ADV 150 exclusiva ao Brasil
- Honda ADV 160! O que mudou no modelo no exterior
- Teste Honda ADV 150: veja como se saiu na estrada e off-road
Preço do scooter adventure
Interessado em comprar este scooter adventure da Yamaha? Ao menos por enquanto o modelo está à venda apenas no exterior. Nos Estados Unidos, nas cores azul ou preta, tem preço na casa dos 3.699 dólares – cerca de R$ 19 mil em conversão direta. Para comparação, lá o Honda ADV 150 custa 4.300 dólares (R$ 21,9 mil).
Enquanto isso, no Brasil contamos ‘apenas’ com o Honda, com preço sugerido de R$ 21.790 (Fipe: R$ 24.279). Por aqui o modelo encontrou boa aceitação do público e conquistou espaço entre os scooter mais vendidos do país. Mas se vai inspirar outros aventureiros, como tem ocorrido no exterior, só o tempo dirá.