Honda nem lançou a CB500 Super Four e já tem clone chinês: a ZX 500F chega com design retrô, motor 4 cilindros e polêmica global.

Honda ainda nem revelou sua nova CB500 Super Four, mas já existe uma “versão paralela” pronta para rodar nas ruas da China. A responsável é a Zhang Xue Motorcycles, marca recém-criada pelo fundador da Kove, que acaba de apresentar a ZX 500F — uma naked de quatro cilindros que mistura referências clássicas das Honda dos anos 80 com tecnologia atualizada.

Uma cópia ousada antes do original

A polêmica começou porque a Honda vem desenvolvendo sua sucessora da CB400 Super Four desde 2023, com patentes registradas e atualizações em 2024. Mas, antes mesmo da estreia oficial da japonesa, os chineses colocaram no mercado uma moto notoriamente inspirada nesse projeto.

O desenho da ZX 500F também resgata traços da Honda CB1000 F, prevista para estrear globalmente em breve. Entre as semelhanças estão linhas de carenagem, perfil do tanque e até parte dos componentes de série, o que reforça o debate sobre onde termina a “inspiração” e onde começa a “cópia”.

Estilo retrô com engenharia moderna

moto china copia honda 2

Visualmente, a ZX 500F é um aceno direto às naked japonesas dos anos 80 e 90, especialmente à CB400 Super Four, que saiu de linha em 2022. Ela traz soluções que apelam à nostalgia do entusiasta:

  • Painel com instrumentos analógicos.

  • Duas buzinas abaixo do farol.

  • Silhueta clássica das antigas UJM (Universal Japanese Motorcycles).

Por baixo desse design retrô, porém, está um projeto moderno: chassi de alumínio de dupla viga, suspensão dianteira invertida, monoamortecedor traseiro e freios radiais.

Especificações reveladas

A homologação na China trouxe os números oficiais da ZX 500F:

  • 74 cavalos de potência.

  • Peso de 178 kg em ordem de marcha.

  • Pneus 120/180 em rodas de 17 polegadas.

O conjunto técnico é pensado para iniciantes que querem experimentar um motor de quatro cilindros sem migrar para grandes cilindradas. Em comparação à ZX 500RR, esportiva da mesma marca, ela é menos potente — com 10 cv a menos — mas cobra protagonismo oferecendo preço mais acessível e charme clássico.

Embora a Honda ainda não tenha oficializado sua CB500 Super Four, tudo indica que o modelo está em fase final de desenvolvimento. A chegada antecipada da ZX 500F coloca pressão extra, lembrando episódios anteriores de clones de motos japonesas no mercado chinês, como a réplica da Africa Twin.

Lançamento e futuro incerto

A ZX 500F será apresentada oficialmente em 19 de setembro, durante o CIMAMotor, em Chongqing. A princípio, ficará restrita ao mercado chinês. No entanto, o histórico do fundador Zhang Xue — que expandiu a Kove para fora da Ásia em poucos anos — aumenta a aposta de que ela chegue a outros países.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio