Aumenta 33% suspeita de adulteração na quilometragem de automóveis

Mesmo com a evolução da eletrônica embarcada e o avanço dos hodômetros (marcadores de quilometragem dos veículos), a adulteração ainda é um artifício muito utilizado por algumas lojas e proprietários com o objetivo de aumentar o valor de revenda de um veículo usado.

Recente levantamento realizado pela Checkauto – empresa do Grupo DEKRA especializada em informações sobre histórico e procedência de veículos seminovos e usados -, aponta um crescimento de 33% no número de veículos com suspeita de adulteração na quilometragem de janeiro a junho de 2011.

“Há oito anos a empresa oferece o serviço de verificação da quilometragem nas consultas Checkauto, visando sempre a segurança do comprador e uma negociação mais justa no momento de adquirir um automóvel”, afirma Vladimir Pinheiro, gerente de Operações da Checkauto.

De toda a base da Checkauto, aproximadamente 75% dos veículos cadastrados possuem histórico de quilometragem, o que permite um relatório preciso em caso de suspeita de adulteração na maioria das consultas. “Nossos dados apontam que 13% dos veículos com histórico de quilometragem apresentam indícios de adulteração”, ressalta o gerente.

No documento enviado há também o levantamento de 31 informações, fundamentais para o cliente saber se o bem que está adquirindo vale o preço pedido e se não há irregularidades que possam causar transtornos futuros ao comprador. “O serviço é de extrema importância para o consumidor, pois além de ser um crime, tem grande impacto no valor do bem”, explica Pinheiro.

Por meio do site, os usuários têm acesso a um relatório completo com até 31 tipos de informações, como restrições no registro do veículo, licenciamento, garantia de procedência, histórico de leilão, sinistro de indenização integral, adulterações em geral e inspeção veicular.

Mais um exemplo de utilidade pública que o serviço oferece é sobre o histórico de recalls. Esta ferramenta está disponibilizada no site gratuitamente e permite verificar se o veículo atendeu ou não à campanha de chamamento da montadora, realizando a troca ou consertos indicados. Item que pode, em alguns casos, até interferir diretamente no funcionamento do veículo, evitando incidentes ou acidentes.

Para mais informações basta acessar: www.checkauto.com.br.