Foto: Hornet de corrida

Carenagem, Falcon, Santos, desabafo, técnicas etc

Foto: Hornet de corrida

Foto: Hornet de corrida

Numa corrida quais sÆo as dificuldades de se pilotar uma moto com semi carenagem, como na copa Hornet, em rela‡Æo a mesma moto com carenagem integral?.
Raul – americana sp
NÆo h  diferen‡a pra quem pilota.

Falcon
Tite, realmente seu site ‚ o melhor portal sobre motos que eu j  vi na internet. Gostaria de saber quando ‚ que vocˆ vai publicar o teste com a Honda NX4 Falcon 2007?
Existe alguma possibilidade da Falcon sair de linha ou sofrer grandes modifica‡äes em 2007/2008? Estou aguardando ansiosamente este teste para tomar minha decisÆo de compra, pois os coment rios que ou‡o sobre Falcon sÆo muito discrepantes(tem gente que ama, tem gente que odeia).
Gabriel – Campinas, SP
O teste est  quase pronto, mas saiba que: a Falcon sair  de linha, ‚ uma moto confort vel, mas gasta muito!

Santos
Tite, Estou atualmente em Santos, e fiquei impressionado, Santos ‚ a Cidade das Motos, muitas e de todas as marcas, no minimo 5 vezes mais que no RJ sabe explicar esse fenomeno? Agora o que deixou indignado foi a quantidade de motociclistas conversando ao celular com o mesmo enfiado dentro do capacete aberto, alem de tirar a aten‡Æo do transito, imagine se o celular cai, so o susto j  provocaria uma queda!
Vitor – Rio de janeiro, RJ
Hahahaahahahaha, Santos ‚ minha cidade do cora‡Æo! Sou paulistano de nascimento, mas santista de cria‡Æo! Na verdade ‚ o Rio de Janeiro que tem poucas motos por causa do elevado n£mero de roubos e o trƒnsito + violento. Eu tb uso a t‚cnica do celular no capacete e posso garantir que nÆo atrapalha nada, bem menos que no carro!  mais seguro do que ficar segurando o celular com uma mÆo e pilotando com a outra, como os motoristas fazem.

Foto: Falcon 2007

Foto: Falcon 2007

Desabafo
Estou aqui manisfentando tamb‚m minha indigna‡Æo com a atual condi‡Æo do brasil e tambem solid rio com companheiros que tiveram a visita do infortunio privando-os de seus bens e at‚ suas vidas.Bom minha mensagem ‚ a seguinte, estamos na atual situa‡Æo por um simples motivo passividade e falta de uniÆo dos bons! Enquanto politicos, ladräes, sequestradores e outros afins, sÆo extremamente organizados e por isso tem sucesso em suas atividades, pois pelo mesmo motivo conseguem facilidades da justi‡a. Por isso eu afirmo e acredito que a sa¡da para n¢s os patrocinadores desta situa‡Æo, ‚ o come‡o de nossa organiza‡Æo, pois unidos e solid rios uns com os outros teremos mais for‡a e assim daremos ¡nicio as mudan‡as. SugestÆo comecemos por aqui mesmo com nossos companheiros, que com dedica‡Æo, respeito, solidariedade, nÆo violˆncia poderemos criar uma for‡a maior, se nÆo acreditam as coisa entÆo desta maneira com o patrocinio de nosso dinheiro,de nossa pacividade e aceitar que as coisa sÆo mesmo assim.
Waldemar – Guarulhos – SÆo Paulo
Por isso j  comprei meu AR-15!

Estouro
Quanto a mensagem do Thiago de SÆo Carlos, o que eu posso dizer ‚ que se vocˆ nÆo conseguir manter o controle, o tombo pode ser feio. Eu e a esposa volt vamos por uma estrada onde nÆo era poss¡vel ultrapassar com seguran‡a. Ficamos logo atr s de um caminhÆo. Qual a minha surpresa quando estoura um dos pneus dele … nossa frente, respingando a‡o e borracha pra todos os lados. Saldo da hist¢ria: ningu‚m machucado, mas pneu traseiro da moto cortado por um peda‡o de a‡o que se soltou. Ah! O livro foi muito bacana, mas espero que consiga rir ainda mais com o volume 2.
Fabio – Novo Hamburgo, RS

Banco
Sauda‡äes Grande Guru Motocicl¡stico e Ex-Quase Velejador de Represa, Classe Estrela Apagada. Este que vos fala est  altamente satisfeito com a moto atual (Lander), por‚m gostaria de alguns esclarecimentos: o pneu dianteiro dela ‚ mais fino do que o da Tornado e, provavelmente em decorrˆncia disto, h  duas situa‡äes onde sinto instabilidade na dianteira: 1) em manobras, a baix¡ssima velocidade, a frente tende a sair; 2) na areia fofa a dianteira oscila mais do que o normal. Pergunto: a troca pelo pneu da Tornado solucionar  e trar  benef¡cios apenas? A outra d£vida ‚ a seguinte: viajo de vez em quando e o banco da motinha ‚ muito confort vel (na categoria dela ‚ claro), mas sou desprivilegiado na regiÆo anterior e canso logo. Sei que vocˆ usa bolsinha de gel, mas vi um banco numa XT 660 e depois numa XT 600E que parece de Harley-Davidson: bipartido, super largo, espesso, em dois n¡veis, e com um pequeno ressalto que d  apoio, resumindo quease o sof  l  de casa. Ser  que sabes de algum site onde possa pesquisar se h  p/Lander? Finalizando: Cadˆ o pr¢ximo livro?
Clovis – Recife/PE
Fala, grande almirante de c‚u, terra e mar! Primeiro: nÆo ‚ “bolsinha de gel”, quem usa bolsinha ‚ quenga barranqueira, ‚ ALMOFADA de gel! Pode sim trocar o pneu dianteiro pelo da Tornado, fica melhor. Esse bando bipartido ‚ mais feio que bater na mÆe na noite de natal! Se o seu traseiro ‚ assim, digamos, sens¡vel, use a almofada de gel que ainda melhora o arrefecimento do oleg rio! O pr¢ximo livro est  em fase de or‡amento, vc conhece alguma gr fica barat‚nha em Recifolƒndia? Ser magro tem vantagens em Recife, nenhum tubarÆo vai te comer, que pena!

T‚nicas-Tecnicas- T‚cnicas -0-0-0-00-0-0-0

T‚cnicas
Excelentissima materia sobre Seguran‡a com rela‡Æo ao sistema de
freio a tambor. Tite, eu mesmo felizmente ou infelizmente dias antes da sua
materia percebi um ruido incrivel ao se apertar o freio traseiro em minha
motocicleta, mesmo parada. Foi entÆo que um marinheiro de primeira viagem aqui resolver dar uma de mecanico, saquei a roda fora, e percebi que o ruido vinha do Eixo Cames ou
Excentrico pois tinha areia e falta de lubrifica‡Æo nele. E fico feliz em ver que segui tudo conforme a materia, lixei as minhas lonas, lixei o cubo da roda, lubrifiquei o eixo e Adeus aos ruidos, e bem vinda a minha seguran‡a! Continue assim, materias como essa sÆo sempre bem vindas!
TexTexano – Curitiba – PR
Agrade‡a ao Biagio Ferrari!

Falha
Tite, em referˆncia a sua resposta … CARTAS TCNICAS de 19/03/2007 –
Arrependido, livro, DR 800, fresado, t‚cnicas etc …. “Ol  Tato, 1 CV
equivale a 0,9863 HP. Portanto, 9 HP equivalem a 8,877 CV!” percebi que a
conta nÆo estava correta. A equivalˆncia entre CV e HP caracteriza que CV ‚
maior que HP (rela‡Æo de 1 CV para 0,9863 HP) e isso sempre deve ocorrer (CV
> HP), por isso nÆo ‚ poss¡vel que 9 HP tenha uma rela‡Æo menor em CV, no
caso 8,877 CV A conta correta seria: Se 1 CV est  para 0,9863 HP, EntÆo 9 HP est  para X CV 0,9863X = 1 * 9; X = 9 / 0,9863; X = 9,1250 CV; Portanto, 9 HP equivalem a 9,1250 CV.
Porcel – SÆo Paulo
De fato, o leitor tem razÆo!
Cartas t‚cnicas respondias por Biaggio Ferrari?Instrutor t‚cnico