Publicidade
Mais uma "cinquentinha" na família Dafra: para quem quer (muita) economia e precisa de agilidade

A “cinquentinha” na família Dafra: para quem quer (muita) economia e precisa de agilidade

A Dafra tem mais uma opção de entrada para quem quer começar no mundo das duas rodas: a ZIG 50, versão de 50 cilindradas da CUB da marca, cujo objetivo é ser um veículo para o transporte diário ou para o lazer. O modelo tem motor de 50cc de 3,2 cv a 8.500 rpm e torque de 3,1 N.m a 5.800 rpm, monocilíndrico OHC (Over head camshaft – comando simples no cabeçote), quatro tempos e refrigerado a ar. Segundo informação da Dafra, com este motor a ZIG 50 percorre 67,1 quilômetros com um litro de combustível, o que lhe dá autonomia para percorrer aproximadamente 200 quilômetros. Se você se interessa por CUBs e Scooters, consulte o Guia de Motos do Motonline.

Uma cub com autonomia para até 200 km

Uma cub com autonomia para até 200 km

Segundo Victor Trisotto, diretor de engenharia da Dafra,  a ZIG 50 foi submetida a testes para garantir confiabilidade e durabilidade.  “No total o produto foi avaliado em mais de 100 mil quilômetros rodados em diferentes regiões do País a fim de aperfeiçoar o nível de resistência e qualidade nos mais diferentes climas e tipos de terrenos”, diz . Para o atendimento à legislação de ciclomotores, em que a velocidade máxima não deve ultrapassar os 50 km/h, a ZIG 50 conta com um sistema limitador eletrônico que atua no CDI (Ignição por Descarga Capacitiva).

Publicidade

O CDI se utiliza de um sistema para fazer a leitura da marcha engatada e realizar o corte da ignição, aproveitando, assim, toda potência do motor em cada marcha, porém respeitando a legislação. “A relação da transmissão foi dimensionada atrelada à curva de ignição e calibração do carburador para proporcionar torque em baixas rotações”, explica Trisotto.

O modelo tem painel com indicador de marcha e nível de combustível, rodas de liga leve e partida elétrica e a pedal. O banco é forrado com material antiderrapante e as susepnsões receberam calibração especial para encarar os terrenos brasileiros. O ciclomotor conta, ainda, com gancho porta-sacolas na carenagem central para o transporte de pequenos objetos.

A ZIG 50 já está sendo produzida na fábrica da Dafra em Manaus (AM) e poderá ser adquirida na rede de concessionárias da marca nas próximas semanas pelo preço público sugerido (à vista) de R$ 3.690,00. A expectativa, de acordo com Francisco Stefanelli, vice-presidente da Dafra, é comercializar 12 mil unidades da ZIG 50 no primeiro ano, especialmente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. “O Brasil é um país de dimensões continentais e ainda existem muitas pessoas que estão à procura de um transporte rápido e econômico”, justifica. A Dafra ZIG 50 tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores preto e vermelho.

Se você tem uma Dafra Zig 50, opine sobre ela!
Acesse agora mesmo: Guia de Motos – Motonline

Publicidade

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico