Publicidade
Foto: Este é o famoso quadro que retrata as filhas de Benjamim Constant costurando a primeira bandeira brasileira

Foto: Este é o famoso quadro que retrata as filhas de Benjamim Constant costurando a primeira bandeira brasileira

Projeto promovido nas escolas do Sistema Anglo de Ensino estará disponível na estação Paraíso do Metrô de São Paulo a partir de 19 de novembro

O Centenário do Dia da Bandeira Brasileira, celebrado em 19 de novembro deste ano, deu origem à Exposição Bandeira Brasileira, que será lançada na mesma data, às 11 horas, na Estação Paraíso do Metrô de São Paulo, onde ficará aberta ao público até 20 de janeiro. A iniciativa é promovida pelo Sistema Anglo de Ensino em parceria com a Fraiha Produções e a Sondotécnica Engenharia. Além de São Paulo, outras 100 cidades brasileiras estão recebendo a exposição, todas em escolas Anglo.

Os painéis contam a história da bandeira brasileira, o uso popular dos seus símbolos e ainda curiosidades sobre a Matemática e a Geometria envolvidas na sua elaboração. A proposta é resgatar as bandeiras utilizadas desde a época do Brasil Colônia, analisando a bandeira portuguesa, e seus elementos que perduram até hoje na atual bandeira brasileira. Serão abordados fatos históricos que explicam a forma, cor e os traços da bandeira atual. Junto aos painéis produzidos pelo Sistema Anglo, serão expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Publicidade

A Exposição Bandeira Brasileira é parte de um amplo projeto denominado Anglo Kids, composto por três ações distintas focadas nos alunos do Minimaternal ao 5º ano do Ensino Fundamental. Primeiramente, as escolas receberam um material produzido pela autora Maria Celia Montagna de Assumpção com sugestões de atividades pedagógicas sobre a bandeira brasileira. No dia 11 de outubro, os trabalhos se estenderam aos estudantes de fora das escolas Anglo, com o chamado “Dia do Amigo”, no qual esses alunos puderam participar de oficinas juntamente com os alunos Anglo.

Agora, na última fase do projeto, a exposição estará aberta em escolas Anglo de todo o território nacional e também no Metrô de São Paulo, onde poderá ser vista por milhões de pessoas que por lá passam diariamente. O conteúdo da exposição pretende aguçar a curiosidade do público, fazendo as pessoas conhecerem e apreciarem as múltiplas formas e funções do nosso maior símbolo pátrio.

Serviço
Abertura da Exposição Bandeira Brasileira
Data: 19 de novembro, às 11 horas
Local: Estação Paraíso do Metro (São Paulo – SP)

Sobre o Anglo – Com mais de 58 anos de atuação, o Sistema Anglo de Ensino está hoje entre os cinco maiores grupos educacionais brasileiros, com 700 escolas conveniadas, 25 mil professores e mais de 200 mil alunos. Possui também três unidades próprias de Pré-Vestibular, na capital paulista, além da Siga Concursos, voltada à preparação para o mercado de concursos públicos.

Publicidade