Publicidade

O inglˆs James Rossiter pode perder a vit¢ria na oitava etapa e tamb‚m a lideran‡a do Campeonato Inglˆs de F¢rmula 3 devido a uma manobra que causou problemas a praticamente todos os seus concorrentes.

V rias equipes entraram com pedido de desclassifica‡Æo de Rossiter e o caso ser  julgado na pr¢xima sexta-feira. Caso seja punido com a perda dos pontos, haver  um efeito domin¢ na pontua‡Æo do torneio – beneficiando inclusive os trˆs brasileiros participantes da prova, Nelson Piquet, Lucas Di Grassi e Danilo Dirani. Piquet passaria ao segundo lugar na prova e voltaria a ser l¡der do torneio, Lucas subiria de quarto para terceiro colocado e ganharia seu segundo p¢dio na categoria, enquanto Dirani iria de nono para oitavo na corrida, mas permaneceria como terceiro colocado no campeonato. A vit¢ria na prova iria para o australiano Will Power.

Na corrida, disputada no domingo no circuito escocˆs de Knockhill, o inglˆs Stephen Jelley parou seu carro em local perigoso depois de um problema no acelerador. O safety car entrou na pista para que o Dallara de Jelley pudesse ser retirado. Pouco antes da relargada, Rossiter teria desacelerado demais, praticamente amontoando os concorrentes que vinham atr s – o que o teria beneficiado na relargada. A confusÆo foi tamanha que afetou at‚ mesmo o australiano Barton Mawer, l¡der da Scholarship Class (a classe B do torneio) que vinha com seus rivais no final do pelotÆo. Quando os carros relargaram logo depois, Mawer acabou perdendo a ponta para o inglˆs Ryan Lewis – que acabou vencendo a prova na categoria.

Atualmente, Rossiter conta com 83 pontos na lideran‡a do torneio.  seguido por Piquet (66) e Dirani (58). Lucas est  em nono, com 31 pontos. Faltam 17 corridas para o encerramento do Campeonato.

Publicidade