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Foto: Bitenca

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Realmente a FAn original é uma porcaria a  110km/h ela ta berrando e bebendo pra dedel ainda mais de ser tao seca.  eu tenho uma fui obrigado fazer umas alteracoes o desepenho dela dexava a  muitoa  desejar gastei em torno de
mil reais mais valei apena ja tenho  ela alterada a 2 anos. 1 coisa Cavalete Central Carburador Polido chicler maior e sem afogador! Relacao Pinhao 15x Coroa 38 Pistao 1.50mm Comando n lembro.. sei q da mais arrancada e mais
final. E cabecote. foi so isso ai faz em torno de 35km/h por litro andando a 100km/h 105km/h  pura ai q vou ver ja ta 110km/h e botei outro scape um com preteção pra n queimar a perna. e um CDi sem orte de giro. Ta boa botei ja
155km/h no painel n botei mais pq ja tava vibrando d+ anda a 120km/h tranquilo em dois. valeu muito apena parece outra moto qm pega senti a pegada q ela tem e ta otima. dei um acelerada nela nuns tempo ae foi 140km/h
em dois com mochila atraz. 125, 150, 150 sport não vi uma que ande na frente esses dias eu andando  de boa a  30km/h com minha mulher fui olhar no retrovisor tinha um cara com uma 150ks deitado na moto atraz demim. e to
acompanhando twister tbm … valeu muito apenas esses mil reais.. recomendo pro pessoal ai.. e fico economisa antes pra fazer  35 eu tinha andar no maximo 80km/h isso ae vlw obrigado. Andrew (20) Floripa SC
R: Pois é Andrew. A motinha ficou boa. Importante saber a respeito do comando,
pois acho que essa alteração é a essencial. Não vejo grande vantagem em polir o carburador e retirar o afogador, em todo caso… O pistão maior é bom também. A maior mudança você vai sentir depois, pois a durabilidade do motor fica comprometida. Capriche nas trocas de óleo para minimizar esse efeito e bastante cuidado com a pilotagem. Use equipamento de proteção, vai
com calma. Abraços,

Foto: Bitenca

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Os Japoneses não tem mais o que inventar! Encontrei no Youtube um vídeo onde mostra uma motocicleta elétrica experimental com boa velocidade e autunomia pelo que divulga no vídeo com uma forma de pilotagem nada convencional, mas muito interessante se pensar-mos em aerodinâmica e comforto. Veja o que acha!http://www.youtube.com/watch?v=NUXhJZZRUIg Luiz 28Campinas – SP
R: Interessante, Luiz. Acho que esse é o futuro. Combustão interna já era, está com os dias contados. Abraços.

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Sou proprietário de motocicleta e estou procurando uma norma de fabricação que verse sobre tolerâncias de soldagem dos quadros desse tipo de veículo, pois percebi que minha motocicleta apresenta alguns cordões de solda com deposição insuficiente e pretendo pedir uma revisão ao fabricante, mas para isso preciso estar embasado tecnicamente. Vcs podem me ajudar? Vagner 26 Recife, PE
R: Vagner, não há no Brasil uma norma específica que verse sobre as tolerâncias
de soldagem em quadros de motocicletas. Algumas normas que se refere a
soldagem podem ser verificadas no site da ABNT. É verdade que em algumas
motos as soldas são de aparência sofrível, mas não temos registros de falhas
estruturais de nenhum modelo fabricado no Brasil. Seja qual for a sua moto,
verifique junto à comunidade (foruns) se há algum registro de falhas no seu
modelo. Abraços.

Bom, eu gostaria de começar agradecendo pela dica de aquecer o motor bombando a embreagem, desde que comecei a fazer isto não apenas não tenho mais trancos no engate da 1a marcha como o funcionamento geral da transmissão melhorou e muito, muitas vezes eu tinha que passar a marcha com movimento freneticos do pedal pois não engatava logo ao primeiro toque e certa vez eu cheguei a ser obrigado a sair com a moto engatada em 3a (minha moto é uma bros 125 então dá p/ imaginar o sufoco). Gostaria também de deixar uma dica, pois eu geralmente sei que o tanque da  minha moto esta
ficando seco quando ele fica “divertida” demais de se  pilotar e de uns tempos para cá eu tenho enchido apenas meio tanque e a  dirigibilidade dela se mantem bem melhor quando eu faço isso. Então se vc utiliza a sua moto em trajetos curtos diarios tenho certeza de que não  precisa andar com o tanque cheio. Pense nisso os engenheiros e projetistas  estão sempre tentando fazer as motos perder peso e utilizam todo o tipo de  tecnologia para isso. Essa acaba sendo uma solução bem low-tech e que ao  meu ver faz uma tremenda diferença até mesmo na minha 125. Para terminar parabens a toda a equipe do motonline, este é realmente um excelente site que desde que “descobri” não deixei de acompanhar. Um site que certamente tem mudado os meus costumes e habitos quando se fala de transito e especialmente de motos. Muito obrigado pelo excelente trabalho que vocês vem fazendo. Gustavo (22) São José dos Campos, São Paulo
R: Obrigado Gustavo, As dicas são boas e na vida devemos experimentar de (quase) tudo. Eu particularmente prefiro o tanque cheio, por outros motivos: menos evaporação, menos oscilações da moto quando o combustível chacoalha dentro do tanque e mais peso na roda dianteira, que vai proporcionar um pouco mais de rapidez nas manobras e menos saídas “de frente” nas curvas. Além de ter toda a autonomia do tanque cheio sempre que possível, esse peso adicional costuma evitar o “tank slapper” (tapas no tanque). Termo utilizado pelos gringos que descreve bem aquele tipo de shimmy na frente, muito comum nas motos esportivas quando têm pneus gastos ou algum outro probleminha de ciclística. Abraços.

Quando no mercado aqui do Brasil vão lançar uma moto no estilo da TU 250 da Suzuki ou da antiga SR 250 da Yamaha. A intruder 250 deixou muitos fãs, uma moto resolvida e confiável. Lá no Japão parece que deram uma ressucitada no estilo, será que tem um futuro próximo pra nós? E eu to falando das grandes montadoras, Não no deságue Chinês nas terras Lizarbianas… Abraço, Guilherme (30) Porto Alegre RS
Guilherme, Se você reparar bem, historicamente nosso mercado tem a característica de pouca segmentação. Apenas nos últimos anos tem havido lançamentos de modelos diferenciados para a mesma cilindrada. As fábricas preferem fabricar grande volume de um mesmo modelo do que diversificar os produtos para dominar o mercado. Apenas com o acirramento da concorrência isso vai acontecer. As empresas que querem penetrar em nichos específicos é que vão diversificar sua linha de produtos e as grandes reagem. Vamos aguardar para ver o que acontece, abraços.

Vi um anuncio de escape Gr-1 para hornet que é fixado embaixo da pedaleira (no mercado livre). Quais as desvantagens de se utilizar escapamento esportivo? segundo eles este já tem abafador. Marcelo 40 Itabirito, MG
Marcelo, verifique com o fornecedor se ele segue os padrões de emissão de ruído. (Max 90db) e peça um documento que comprove isso para portar com você. Nas verificações dos guardas de trânsito eles podem solicitar. Abraços

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Estou com um problema com minha xtz, ela quando atinge altas rotações ela pifa, como se eu estivesse sem gasolina, porem o tanque sempre esta cheio, o que poderia ser?Abraços! Juliano (21) Pinhais -PR
R: Juliano, veja se a mangueira de gasolina tem alguma dobra ou estrangulamento; Verifique a torneira de gasolina, se está limpa e desobstruída; Se tiver filtro de combustível verifique se não está sujo e/ou obstruído; Filtro de ar muito sujo pode ocasionar falhas também, mas por excesso e não por falta de combustível e é difícil perceber a diferença entre falta e excesso de combustível; Pode haver uma obstrução no respiro da tampa de combustível fazendo com que a gasolina não desça em quantidade suficiente (deve entrar ar no tanque para ocupar o espaço da gasolina que sai). Na verdade é complicado fazer um diagnóstico assim por correspondência, sem ver a moto e as condições gerais dela, mas assumindo que suas observações estejam corretas essas são as principais possibilidades de defeitos. Abraços