FEI expõe robô de seis patas na Campus Party

Exposição começa nesta segunda-feira (19) e segue até dia 25, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo; robô da FEI anda para frente e para trás sozinho.

O robô hexápode, desenvolvido por alunos e professores do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), será uma das atrações da Campus Party Brasil 2009, que acontece de 19 a 25 de janeiro, das 10h às 21h, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O robô tem seis patas e é capaz de fazer uma sequência de movimentos, como andar para frente e para trás e girar o corpo. O estande da FEI fica no Campus Futuro, que abriga diversos projetos brasileiros na área de robótica.

Ao ser ligado, o hexápode inicia uma sequência de movimentos. Anda para frente e para trás e faz movimento rotacional no próprio eixo(sentidos horário e anti-horário).

Foram acoplados ao robô 18 servomotores (dispositivos eletromecânicos) digitais de alto torque, três em cada pata. Para fazer os movimentos em qualquer tipo de terreno, o hexápode utiliza cinco patas apoiadas na superfície, deixando apenas uma no ar, dando seqüência à passada. Dessa forma, pode fazer os movimentos sem perder o equilíbrio. O hexápode pesa 1,8 kg, tem patas em material acrílico e corpo em fibra de carbono.

Desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica,
supervisionados por professores, o hexápode serve de plataforma de estudos. “Este projeto é um passo importante para a criação de robôs móveis no departamento de Engenharia Elétrica da FEI”, afirma o professor e coordenador do curso, Renato Giacomini.

Campus Party – criada na Espanha em 1997, a Campus Party é considerada o maior evento mundial com integração de tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro
de uma arena, onde se conectam a uma rede superveloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Com 12 milm², o local é aberto gratuitamente à visitação pública. Para participar das atividades, o valor cobrado é de R$ 150 e válido para todos os dias do evento.

CAMPUS PARTY BRASIL 2009
Local: Centro de Exposições Imigrantes – estande da FEI no Campus Futuro.
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo
Ingressos: R$ 150 (participantes).