Publicidade

Forum Volvo debaterá a interferência de veículos na circulação de pedestres

Qual a interferˆncia de cada um dos envolvidos no trƒnsito? Pedestres, ciclistas, catadores de papel, motos, caminhäes, “nibus e autom¢veis, criam dinƒmicas pr¢prias e interferem no fluxo di rio de circula‡Æo das cidades, muitas vezes gerando acidentes.

Esse ‚ o tema central do F¢rum Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito que acontece nos dias 23 e 24 de agosto no Hotel Guanabara Palace – Rio de Janeiro-RJ.

A inten‡Æo ‚ chegar ao final do evento com propostas de a‡Æo, que mobilizem a sociedade, ¢rgÆos p£blicos e empresas interessadas na  rea. Para isso, o F¢rum Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito mostrar  programas bem sucedidos no Brasil.

Publicidade

“A seguran‡a ‚ um dos valores fundamentais da companhia. A Volvo est  sempre preocupada em contribuir com a sociedade atrav‚s da educa‡Æo e da cidadania, a fim de diminuir as fatalidades no trƒnsito”, afirma Solange Fusco, Gerente de Comunica‡Æo Corporativa da Volvo do Brasil.

“Nossa inten‡Æo ‚ que com a troca de experiˆncias cada participante possa voltar para sua cidade e procurar adaptar para sua realidade local aquilo que foi apresentado e discutido durante o F¢rum”, explica J. Pedro Corrˆa, consultor do Programa Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito. “A cada ano damos um novo passo nessa longa caminhada que ‚ a seguran‡a no trƒnsito”, continua.

Al‚m de danos f¡sicos e morais, os acidentes de trƒnsito geram custos alt¡ssimos para o pa¡s que sofre com a escassez de recursos. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econ“mica Aplicada), sÆo gastos anualmente mais de R$ 5 bilhäes com esse tipo de problema somente nos 379 munic¡pios que concentram 62% da frota de ve¡culos. Valor que poderia ser direcionado para outras  reas priorit rias como educa‡Æo, sa£de, alimenta‡Æo e habita‡Æo.

Por ano, mais de 30 mil pessoas morrem em acidentes de trƒnsito no Brasil. Pedestres, ciclistas e motociclistas sÆo sem d£vida os usu rios mais vulner veis das vias. Por quil“metro percorrido, correm maiores riscos do que os motoristas e passageiros de outros ve¡culos automotores. De acordo com dados do Banco Mundial, o percentual de mortes de pedestres em rela‡Æo ao total de mortes no trƒnsito ‚ significativamente menor na Europa e nos EUA (20%) do que o registrado na Am‚rica Latina (60%), na µfrica (45%), no Oriente M‚dio (5,1%) e na µsia (42%).

Publicidade

“Dividiremos os participantes do F¢rum em v rias oficinas de debates, por tipo de ve¡culo. Assim, al‚m de termos um aprofundamento ainda maior em cada abordagem e apresentar boas solu‡äes nos pain‚is, sempre preocupados com a seguran‡a dos pedestres, o p£blico ter  maior interatividade”, explica Nereide Tolentino, consultora do Programa Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito.

O F¢rum ‚ uma das a‡äes do Programa Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito (PVST) que, em agosto deste ano, completa 18 anos de compromisso com a sociedade brasileira.

F¢rum Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito
Dias: 23 e 24 de agosto
Local: Hotel Guanabara- Rio de Janeiro-RJ
Inscri‡äes gratuitas: atrav‚s do site www.volvo.com.br/pvst

Programa‡Æo:
Dia 23, ter‡a-feira:
14 horas – Abertura
15 horas: Oficinas de debates
17 horas: Painel “As interferˆncias das bicicletas e dos “nibus”
19 horas: Mostra internacional de v¡deos

Publicidade

Dia 24, quarta-feira:
9 horas – Painel “As interferˆncias dos caminhäes e outros ve¡culos”
11 horas: Painel “As interferˆncias das motocicletas”
14 horas: Painel “A seguran‡a na circula‡Æo dos pedestres”
17 horas: Encerramento