Publicidade

Hayden voa para pole em casa

Nicky Hayden esteve ao mais alto n¡vel na qualifica‡Æo do Red Bull Grande Pr‚mio dos Estados Unidos, o primeiro desde 1994, liderando a tabela de tempos quase desde o in¡cio da sessÆo.

O norte-americano da Repsol Honda conseguiu assim a sua primeira pole da categoria rainha ao rodar em 1m22,670 segundos em Laguna Seca, isto depois de ter sido o mais r pido j  nos treinos livres.

Na verdade, Hayden esteve sempre um passo … frente da concorrˆncia que, inicialmente, veio diretamente de outros pilotos que j  conheciam o circuito, como ‚ o caso de John Hopkins – melhor Suzuki -, Colin Edwards, Alex Barros e Max Biaggi. Hayden foi o primeiro a entrar no segundo 23 e, j  perto do final, o £nico a rodar no segundo 22, concluindo os 60 minutos de treinos cronometrados com 0,354 segundos de vantagem sobre o l¡der do campeonato Valentino Rossi que s¢ na sua pen£ltima volta garantiu o segundo lugar no grid de partida da tÆo esperada corrida de amanhÆ.

Publicidade

Enquanto isso, a luta pelo derradeiro posto da primeira linha do grid esteve ao rubro at‚ ao derradeiro momento, chegando mesmo a pairar a d£vida quanto ao lugar que caberia a Rossi. Com o cair da bandeira de xadrez, foi Alex Barros a levar a melhor sobre os demais concorrentes. O brasileiro da Honda Pons, e o £nico do atual pelotÆo a ter corrido em Laguna Seca em 94 na categoria rainha, destronou o seu colega de equipa Troy Bayliss para o primeiro lugar da segunda linha do grid.

Colin Edwards e John Hopkins, que tamb‚m haviam passado pelo terceiro lugar, viam-se obrigados a contentar-se com os quinto e sexto postos no grid, respectivamente, e depois de terem levado a cabo uma excelente qualifica‡Æo. Max Biaggi, que foi segundo nas 250cc em 1994, ficou-se pelo s‚timo posto, … frente de Carlos Checa, com a melhor Ducati, de Makoto Tamada e de Shinya Nakano a fechar o Top 10 com a melhor Kawasaki.
Menos bem estiveram outros pilotos de quem se esperava um pouco mais. Marco Melandri voltou a sofrer uma queda sem consequˆncias na curva 10 perto do final da sua 6¦ volta. O piloto da Movistar Honda voltou … box para trocar de moto e regressar … pista, mas nÆo foi al‚m do 11§ tempo. Kenny Roberts Jr., outro dos homens da casa, ficou logo atr s no 12§ posto do grid, enquanto Sete Gibernau averbou uma das suas piores qualifica‡äes ao concluir em 13§. Loris Capirossi, que desde ontem se est  a ressentir de uma gastroenterite, foi 14§.