Mais importante premiação do Design Mundial, Idea ganha versão nacional

Mais importante premiação do Design Mundial, Idea ganha versão nacional

Mais importante premiação do Design Mundial, Idea ganha versão nacional

Criado nos EUA h  30 anos, prˆmio ‚ realizado pela primeira vez em outro pa¡s. Brasil foi escolhido pela excelˆncia de sua produ‡Æo no segmento.

Mais importante prˆmio do design do mundo, o IDEA – International Design Excellence Award realiza no pa¡s sua primeira edi‡Æo fora dos Estados Unidos, onde acontece h  30 anos. Batizado de IDEA/Brasil e organizado pela ONG Objeto Brasil, o prˆmio conhecer  seus vencedores no dia 29 de maio, …s 19h, em cerim“nia e exposi‡Æo no Teatro Shopping Frei Caneca, em SÆo Paulo. A partir do dia seguinte, os premiados serÆo apresentados em exposi‡Æo no 7§ Piso do Shopping, das 10h …s 22h, at‚ 12 de junho.

A versÆo nacional do IDEA – que aponta as tendˆncias e a excelˆncia deste segmento no mercado americano e mundial – foi criada para o reconhecimento da qualidade do design produzido em nosso pa¡s. Em sua primeira edi‡Æo, o projeto surpreendeu e obteve recorde de inscritos em uma premia‡Æo de design no Brasil: 343, de diversos setores, que variam do aeron utico ao moveleiro.

O objetivo principal do IDEA/Brasil nÆo ‚ ser caracterizado apenas como uma premia‡Æo. A iniciativa procura promover o design brasileiro por meio de uma s‚rie de a‡äes. Entre elas, a exposi‡Æo dos produtos finalistas em outras trˆs capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Curitiba e Bras¡lia – e duas cidades norte-americanas Washington e Phoenix. O site oficial do prˆmio tamb‚m disponibilizar  uma mostra virtual dos vencedores.

Todos os concorrentes terÆo os cases de seus produtos publicados na Revista Innovation IDEA/Brasil, que ser  lan‡ada no dia 8 de julho, …s 19h, na Livraria Cultura da Avenida Paulista e dez dias depois em Washington, simultƒneo ao an£ncio mundial dos vencedores da edi‡Æo internacional do IDEA pela BusinessWeek, em suas edi‡äes nos EUA, Europa e µsia.

Participam empresas de diversos setores, que primam pela produ‡Æo de design num n¡vel de excelˆncia singular e inovador. A versÆo brasileira incluiu uma categoria a mais do que a norte-americana (j¢ias) e ao todo premia 18 segmentos, divididos da seguinte forma: Produtos Comerciais & Industriais, Equipamentos de Comunica‡Æo, Equipamentos de Inform tica, Estrat‚gia de Design, Ecodesign, Equipamentos de Som, Jogos e Entretenimento, Ambientes, Produtos para Casa, Design de Interface, Lazer & Recrea‡Æo, Produtos M‚dicos & Cient¡ficos, Produtos para Escrit¢rio, Embalagens, Acess¢rios Pessoais, Projetos de Estudantes, Pesquisa, Transportes e J¢ias.

Por respeito ao car ter de inova‡Æo, somente produtos lan‡ados nos dois £ltimos anos puderam ser inscritos. Al‚m deste crit‚rio, outros formaram a base para julgamento: benef¡cios ao usu rio (performance, conforto, seguran‡a, facilidade de uso, interface com o usu rio, ergonomia, fun‡Æo e acesso em geral e qualidade de vida), benef¡cios ao cliente (aumento de vendas, penetra‡Æo no mercado, otimiza‡Æo de custos); benef¡cios … sociedade (importƒncia do produto, viabilidade econ“mica, facilidade de fabrica‡Æo); benef¡cios ao meio ambiente (uso respons vel de materiais e processos durante a vida £til do produto, incluindo durabilidade dos materiais, sua toxicidade, gera‡Æo e redu‡Æo de res¡duos, e aspectos como eficiˆncia energ‚tica, reparos, reuso, reciclagem, sustentabilidade); Elegƒncia, harmonia formal e est‚tica apropriada; Testes de funcionalidade, rigor, confiabilidade (categoria de Pesquisa em Design); e Fatores internos e m‚todos de implementa‡Æo (categoria de Estrat‚gia de Design).

Dos 343 inscritos, marcas referenciais como Avon, Bosch, Botic rio, Caloi, Coca-Cola, Deca, Electrolux, Embraer, Faber-Castell, Grupo PÆo de A‡£car, Luigi Bertolli, Motorola, Papaiz, SÆo Paulo Alpargatas, Sundown, Track & Field e Tramontina disputam com empresas de destaque em seus segmentos, como Bertussi Design Industrial, Benchmark Design Total, Cardio Sistemas, Chelles & Hayashi, F brica de Id‚ias, Holaria Ind£stria Cerƒmica, Latina Eletrodom‚sticos, Merchan Design, Saccaro M¢veis e Tecnologia Automotivo Catarinense, entre outras, os prˆmios divididos nas categorias ouro, prata e bronze.

Premia‡Æo – O evento de premia‡Æo contar  com a participa‡Æo do diretor-executivo da IDSA (Industrial Designers Society of America) e designer da Kyocera, Frank Tyneski, que det‚m in£meros prˆmios de design e mais de 50 patentes de desenho em seu nome. Os vencedores receberÆo um trof‚u de ouro desenhado pela GAD Branding & Design e placas de prata e bronze desenhadas por Newton Gama, por mais de 25 anos chefe de design da Multibr s.

Os premiados do IDEA/Brasil sÆo inscritos automaticamente no IDEA, edi‡Æo internacional do prˆmio. A versÆo americana ‚ realizada pela IDSA, entidade representante do design nos EUA, com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble e conta com o patroc¡nio da BusinessWeek, conceituada revista de neg¢cios. Esta parceria aumentou a influˆncia internacional do IDEA, que anualmente ‚ mat‚ria de capa nas edi‡äes norte-americana, europ‚ia e asi tica da revista.

O retorno de m¡dia gerado a um vencedor de Ouro ultrapassa US$ 1 milhÆo de d¢lares. Os cases dos premiados sÆo divulgados no New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Time, Forbes, Fortune, Chicago Tribune, Rolling Stone, Wired Magazine e outros.

Nos Estados Unidos, a exposi‡Æo ser  inaugurada junto ao an£ncio dos vencedores no IDEA, refor‡ando a divulga‡Æo dos produtos brasileiros junto … m¡dia internacional e durante a Conferˆncia Anual da IDSA junto da exposi‡Æo dos premiados nos EUA, aproveitando a presen‡a de importantes autoridades do design mundial.

“Os Estados Unidos sÆo o maior mercado mundial e nosso maior comprador. O design ‚ fundamental para incrementar nossas exporta‡äes. Se nos anos 80 o principal fator de qualidade era a aquisi‡Æo do certificado ISO 9000, hoje este papel ‚ cumprido pelo design, que se tornou o grande foco do consumidor mundial”, afirma a coordenadora geral do Prˆmio e diretora executiva da Objeto Brasil, Joice Joppert Leal. Em sua visÆo, o fato dos premiados e finalistas poderem usar em seus produtos o selo do IDEA ‚ um dos principais motivos que levaram as ind£strias a se inscreverem. “O selo garante o n¡vel de excelˆncia e certifica a qualidade do design”, completa.

CERIMâNIA DE PREMIA€ÇO IDEA/BRASIL
TEATRO SHOPPING FREI CANECA
Organiza‡Æo: Objeto Brasil
Categorias: Produtos Comerciais & Industriais, Equipamentos de Comunica‡Æo, Equipamentos de Inform tica, Estrat‚gia de Design, Ecodesign, Equipamentos de Som, Jogos e Entretenimento, Ambientes, Produtos Para Casa, Design de Interface, Lazer & Recrea‡Æo, Produtos M‚dicos & Cient¡ficos, Produtos Para Escrit¢rio, Embalagens, Acess¢rios Pessoais, Projetos De Estudantes, Pesquisa, Transportes e J¢ias.
Data e hor rio: 29 de maio, …s 19h / Para convidados
Local: Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6§ piso)
Telefone: 11 3472-2229 / 3472-2230
Acesso para portadores de necessidades especiais. Ar-condicionado.
Estacionamento no Shopping: R$ 4 (2h), R$ 5 (3h), com adicional de R$ 2 (por hora).