Publicidade

Mais importante premiação do Design Mundial, Idea ganha versão nacional

Criado nos EUA h  30 anos, prˆmio ‚ realizado pela primeira vez em outro pa¡s. Brasil foi escolhido pela excelˆncia de sua produ‡Æo no segmento.

Mais importante prˆmio do design do mundo, o IDEA – International Design Excellence Award realiza no pa¡s sua primeira edi‡Æo fora dos Estados Unidos, onde acontece h  30 anos. Batizado de IDEA/Brasil e organizado pela ONG Objeto Brasil, o prˆmio conhecer  seus vencedores no dia 29 de maio, …s 19h, em cerim“nia e exposi‡Æo no Teatro Shopping Frei Caneca, em SÆo Paulo. A partir do dia seguinte, os premiados serÆo apresentados em exposi‡Æo no 7§ Piso do Shopping, das 10h …s 22h, at‚ 12 de junho.

A versÆo nacional do IDEA – que aponta as tendˆncias e a excelˆncia deste segmento no mercado americano e mundial – foi criada para o reconhecimento da qualidade do design produzido em nosso pa¡s. Em sua primeira edi‡Æo, o projeto surpreendeu e obteve recorde de inscritos em uma premia‡Æo de design no Brasil: 343, de diversos setores, que variam do aeron utico ao moveleiro.

Publicidade

O objetivo principal do IDEA/Brasil nÆo ‚ ser caracterizado apenas como uma premia‡Æo. A iniciativa procura promover o design brasileiro por meio de uma s‚rie de a‡äes. Entre elas, a exposi‡Æo dos produtos finalistas em outras trˆs capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Curitiba e Bras¡lia – e duas cidades norte-americanas Washington e Phoenix. O site oficial do prˆmio tamb‚m disponibilizar  uma mostra virtual dos vencedores.

Todos os concorrentes terÆo os cases de seus produtos publicados na Revista Innovation IDEA/Brasil, que ser  lan‡ada no dia 8 de julho, …s 19h, na Livraria Cultura da Avenida Paulista e dez dias depois em Washington, simultƒneo ao an£ncio mundial dos vencedores da edi‡Æo internacional do IDEA pela BusinessWeek, em suas edi‡äes nos EUA, Europa e µsia.

Participam empresas de diversos setores, que primam pela produ‡Æo de design num n¡vel de excelˆncia singular e inovador. A versÆo brasileira incluiu uma categoria a mais do que a norte-americana (j¢ias) e ao todo premia 18 segmentos, divididos da seguinte forma: Produtos Comerciais & Industriais, Equipamentos de Comunica‡Æo, Equipamentos de Inform tica, Estrat‚gia de Design, Ecodesign, Equipamentos de Som, Jogos e Entretenimento, Ambientes, Produtos para Casa, Design de Interface, Lazer & Recrea‡Æo, Produtos M‚dicos & Cient¡ficos, Produtos para Escrit¢rio, Embalagens, Acess¢rios Pessoais, Projetos de Estudantes, Pesquisa, Transportes e J¢ias.

Por respeito ao car ter de inova‡Æo, somente produtos lan‡ados nos dois £ltimos anos puderam ser inscritos. Al‚m deste crit‚rio, outros formaram a base para julgamento: benef¡cios ao usu rio (performance, conforto, seguran‡a, facilidade de uso, interface com o usu rio, ergonomia, fun‡Æo e acesso em geral e qualidade de vida), benef¡cios ao cliente (aumento de vendas, penetra‡Æo no mercado, otimiza‡Æo de custos); benef¡cios … sociedade (importƒncia do produto, viabilidade econ“mica, facilidade de fabrica‡Æo); benef¡cios ao meio ambiente (uso respons vel de materiais e processos durante a vida £til do produto, incluindo durabilidade dos materiais, sua toxicidade, gera‡Æo e redu‡Æo de res¡duos, e aspectos como eficiˆncia energ‚tica, reparos, reuso, reciclagem, sustentabilidade); Elegƒncia, harmonia formal e est‚tica apropriada; Testes de funcionalidade, rigor, confiabilidade (categoria de Pesquisa em Design); e Fatores internos e m‚todos de implementa‡Æo (categoria de Estrat‚gia de Design).

Publicidade

Dos 343 inscritos, marcas referenciais como Avon, Bosch, Botic rio, Caloi, Coca-Cola, Deca, Electrolux, Embraer, Faber-Castell, Grupo PÆo de A‡£car, Luigi Bertolli, Motorola, Papaiz, SÆo Paulo Alpargatas, Sundown, Track & Field e Tramontina disputam com empresas de destaque em seus segmentos, como Bertussi Design Industrial, Benchmark Design Total, Cardio Sistemas, Chelles & Hayashi, F brica de Id‚ias, Holaria Ind£stria Cerƒmica, Latina Eletrodom‚sticos, Merchan Design, Saccaro M¢veis e Tecnologia Automotivo Catarinense, entre outras, os prˆmios divididos nas categorias ouro, prata e bronze.

Premia‡Æo – O evento de premia‡Æo contar  com a participa‡Æo do diretor-executivo da IDSA (Industrial Designers Society of America) e designer da Kyocera, Frank Tyneski, que det‚m in£meros prˆmios de design e mais de 50 patentes de desenho em seu nome. Os vencedores receberÆo um trof‚u de ouro desenhado pela GAD Branding & Design e placas de prata e bronze desenhadas por Newton Gama, por mais de 25 anos chefe de design da Multibr s.

Os premiados do IDEA/Brasil sÆo inscritos automaticamente no IDEA, edi‡Æo internacional do prˆmio. A versÆo americana ‚ realizada pela IDSA, entidade representante do design nos EUA, com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble e conta com o patroc¡nio da BusinessWeek, conceituada revista de neg¢cios. Esta parceria aumentou a influˆncia internacional do IDEA, que anualmente ‚ mat‚ria de capa nas edi‡äes norte-americana, europ‚ia e asi tica da revista.

O retorno de m¡dia gerado a um vencedor de Ouro ultrapassa US$ 1 milhÆo de d¢lares. Os cases dos premiados sÆo divulgados no New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Time, Forbes, Fortune, Chicago Tribune, Rolling Stone, Wired Magazine e outros.

Publicidade

Nos Estados Unidos, a exposi‡Æo ser  inaugurada junto ao an£ncio dos vencedores no IDEA, refor‡ando a divulga‡Æo dos produtos brasileiros junto … m¡dia internacional e durante a Conferˆncia Anual da IDSA junto da exposi‡Æo dos premiados nos EUA, aproveitando a presen‡a de importantes autoridades do design mundial.

“Os Estados Unidos sÆo o maior mercado mundial e nosso maior comprador. O design ‚ fundamental para incrementar nossas exporta‡äes. Se nos anos 80 o principal fator de qualidade era a aquisi‡Æo do certificado ISO 9000, hoje este papel ‚ cumprido pelo design, que se tornou o grande foco do consumidor mundial”, afirma a coordenadora geral do Prˆmio e diretora executiva da Objeto Brasil, Joice Joppert Leal. Em sua visÆo, o fato dos premiados e finalistas poderem usar em seus produtos o selo do IDEA ‚ um dos principais motivos que levaram as ind£strias a se inscreverem. “O selo garante o n¡vel de excelˆncia e certifica a qualidade do design”, completa.

CERIMâNIA DE PREMIA€ÇO IDEA/BRASIL
TEATRO SHOPPING FREI CANECA
Organiza‡Æo: Objeto Brasil
Categorias: Produtos Comerciais & Industriais, Equipamentos de Comunica‡Æo, Equipamentos de Inform tica, Estrat‚gia de Design, Ecodesign, Equipamentos de Som, Jogos e Entretenimento, Ambientes, Produtos Para Casa, Design de Interface, Lazer & Recrea‡Æo, Produtos M‚dicos & Cient¡ficos, Produtos Para Escrit¢rio, Embalagens, Acess¢rios Pessoais, Projetos De Estudantes, Pesquisa, Transportes e J¢ias.
Data e hor rio: 29 de maio, …s 19h / Para convidados
Local: Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6§ piso)
Telefone: 11 3472-2229 / 3472-2230
Acesso para portadores de necessidades especiais. Ar-condicionado.
Estacionamento no Shopping: R$ 4 (2h), R$ 5 (3h), com adicional de R$ 2 (por hora).