Publicidade

O primeiro Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo está previsto para começar em 2024. Segundo os responsáveis, trata-se de um evento inovador, que vai apresentar mulheres pilotos competindo em um cenário global. Saiba tudo sobre a novidade.

Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo

Os principais detalhes sobre o novo campeonato foram revelados recentemente, numa conferência de imprensa realizada no Circuito de Jerez, na Espanha. O Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo será um evento da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e composto por seis etapas e um teste de pré-temporada. O nome oficial é Women’s Motorcycling World Championship.

Durante cada rodada, as etapas vão se desenrolar da seguinte forma: “Superpoles” na sexta-feira, Corrida 1 no sábado e Corrida 2 no domingo, oferecendo aos fãs um fim de semana completo de corridas.

Novo Mundial Feminino terá 6 etapas em 2024

Publicidade

A Yamaha, com sua esportiva YZF-R7, será a única moto e fabricante para o Campeonato. Além disso, um único parceiro técnico e logístico vai supervisionar todos os aspectos técnicos, garantindo condições de concorrência iguais para todas as competidoras.

Aliás, o processo de pré-inscrição vai de 13 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. A confirmação da participação ocorre até 15 de fevereiro de 2024. Para participar, as corredoras devem ter no mínimo 18 anos e podem optar por correr com o nome de uma equipe.

Nova série vai ocorrer integrada ao Mundial Superbike

A taxa de inscrição para pilotos permanentes é de 25.000 euros (cerca de R$ 131 mil em conversão direta). O investimento inclui pacote completo, como o uso da Yamaha YZF R7 MY 2023, um kit de corrida GYTR, pneus Pirelli, combustível, serviço de corrida e acesso ao Paddock Village.

Publicidade

O Campeonato Mundial Feminino vai ocorrer integrado ao Campeonato Mundial de Superbike, o WSBK. Desta forma, a nova série terá cobertura de transmissão, prêmios em dinheiro e a visibilidade dos patrocinadores em escala global.

Calendário Campeonato Feminino de Motociclismo

  1. Rodada Emilia Romagna, Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli” – 14 a 16 de junho
  2. Rodada do Reino Unido, Circuito Donington Park – 12 a 14 de julho
  3. Rodada Portuguesa, Autódromo Internacional do Algarve – 9 a 11 de agosto
  4. Rodada Húngara, Circuito Balaton Park – 23 a 25 de agosto
  5. Rodada Italiana, Circuito de Cremona – 20 a 22 de setembro
  6. Rodada Espanhola, Circuito de Jerez-Angel Nieto – 11 a 13 de outubro

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]