Museu do futebol: um museu da história do Brasil

Além de contar a história do futebol brasileiro, o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu em São Paulo, conta a história do Brasil. De uma forma lúdica, divertida e muito emocionante, o visitante irá entender por que o futebol nos habita. Desde a sua inauguração, o Museu do Futebol já atraiu mais de 15.000 pessoas e a imprensa do mundo todo, da revista Veja ao jornal norte-americano The New York Times.

Com a curadoria do jornalista Leonel Kaz, o museu tem sua visitação baseada em três pilares: emoção, história e diversão. Fotos, vídeos, áudios e interatividades é a fórmula que encanta os visitantes. “É um museu-escola, de idéias e singular”, completa Leonel.

O primeiro eixo do Museu trata do futebol a partir da emoção que ele desperta nas pessoas. Já no eixo da história, se conta, em mais de mil imagens fotográficas e 21 vídeos, a trajetória histórica do nosso futebol, passando por Charles Miller, Leônidas da Silva, Tarsila do Amaral, Getúlio Vargas entre outros heróis brasileiros. No último eixo, em destaque, o futebol como jogo, como brincadeira, como rivalidade entre torcidas e como atividade lúdica.

A idéia do Museu partiu do então prefeito da cidade de São Paulo, José Serra. “É uma goleada. Nunca imaginei, a partir da idéia que tive, que chegássemos a uma obra desse porte. Um museu lúdico, aconchegante, que conta a história do futebol, que mostra o futebol também como um fruto da criação brasileira”, destacou o governador.

“O Museu é a contribuição mais popular para a compreensão da síntese da formação da sociedade brasileira. E utiliza a síntese mais original para isso, o futebol”, afirma Walter Feldman, Secretário de Esportes do município de São Paulo.

Além de trazer uma oportunidade de resgate da história do país por meio do esporte, o Museu se torna uma nova alternativa de lazer para visitantes e moradores de São Paulo. “O museu requalifica ainda um patrimônio histórico de São Paulo – O Estádio do Pacaembu. E, acima de tudo, cria um novo ícone turístico para a capital paulista, que nos últimos anos se desvincula do turismo de negócios e se firma como o grande destino de lazer, cultura e eventos da América do Sul. Esperamos receber mais de 600 mil já no seu primeiro ano de funcionamento”, acrescenta Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo e presidente do Conselho de Administração do Museu do Futebol.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho em parceria com Telefônica, AmBev, Visanet, Santander e Rede Globo.

Serviço: Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos) Entrada gratuita às quintas-feiras Horário: das 10h às 18h
Bilheteria: das 10h às 17h Telefone: (11) 3663-3848 *Não abre em dias de jogos