Publicidade
Foto: Divulga‡Æo

Foto: Divulga‡Æo

Pilotos de 07 a 12 anos de idade poderÆo disputar o torneio mais importante do continente neste fim de semana, em Florian¢polis

Nas £ltimas edi‡äes do Campeonato Panamericano de Kart, disputar o t¡tulo mais importante do continente era uma exclusividade de pilotos com mais de 13 anos de idade, limite m¡nimo para a inscri‡Æo na categoria Sudam Jr. Nesta temporada, no entanto, esse privil‚gio se estendeu a praticantes bem mais jovens, e nesta semana ser  poss¡vel acompanhar pilotos de sete a 12 anos na pista do Kart¢dromo dos Ingleses, em Florian¢polis, palco da edi‡Æo de 2006 da competi‡Æo.

A novidade trouxe surpreendentes 44 novos nomes ao campeonato – 34 na categoria Cadete e 10 na Pr‚-J£nior -, e atraiu para o evento o maior n£mero de participantes dos £ltimos anos. “Para n¢s ‚ muito importante disputar um campeonato internacional, ainda mais correndo em nosso pr¢prio pa¡s”, disse o jovem campeÆo brasileiro Eduardo Banzoli Filho, um dos destaques da categoria J£nior Menor (a equivalente nacional … Pr‚-J£nior) nos campeonatos estaduais de SÆo Paulo. “Al‚m do intercƒmbio com outros pilotos, temos a oportunidade de, desde j , disputar um t¡tulo internacional e isso ‚ muito importante para a carreira de qualquer kartista”, completou.

Publicidade

As duas novas categorias atra¡ram a participa‡Æo de pilotos de outros pa¡ses, o que comprova o car ter internacional do Panamericano. Na Cadete serÆo onze pequenos estrangeiros, contra quatro nomes vindos de fora na Pr‚-J£nior. “O equipamento que usaremos neste Panamericano nÆo ‚ diferente do adotado nas competi‡äes realizadas no Brasil, e por isso creio que os pilotos da casa nÆo terÆo dificuldades de adapta‡Æo. Para os estrangeiros, acho que a maior novidade ser  o uso de  lcool como combust¡vel, j  que nos outros pa¡ses costuma-se usar gasolina”, analisou Banzoli, lembrando que o  lcool hidratado ser  usado como combust¡vel somente na categoria Pr‚-J£nior.

O Panamericano de 2006 marca a estr‚ia internacional de Eduardo Banzoli, que no Brasil j  conquistou os t¡tulos de CampeÆo Paulista e CampeÆo Brasileio, al‚m de ter vencido o prˆmio Capacete de Ouro da Revista Racing.