Publicidade

A chegada das f‚rias escolares leva uma s‚rie de ve¡culos …s estradas, em busca de tranqilidade e descanso.

Para o sossego nÆo acabar logo nos primeiros quil“metros rodados, ‚ fundamental realizar uma revisÆo preventiva do ve¡culo. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de igni‡Æo do mundo, alerta sobre a checagem das velas e cabos de igni‡Æo, feita por um mecƒnico de confian‡a, antes de viajar.

O funcionamento das velas de igni‡Æo de um autom¢vel deve ser verificado a cada 10 mil quil“metros e, no caso das motocicletas, a cada 3 mil quil“metros. A empresa recomenda tamb‚m a consulta ao manual do fabricante, com as orienta‡äes espec¡ficas para cada modelo de ve¡culo. “ importante ressaltar que as condi‡äes de uso do carro ou da motocicleta, assim como a procedˆncia do combust¡vel que ‚ utilizado no abastecimento, influem diretamente na durabilidade das suas pe‡as”, ressalta Ricardo Namie, chefe da Assistˆncia T‚cnica da NGK.

Velas de igni‡Æo com a vida £til ultrapassada podem gerar uma s‚rie de problemas ao ve¡culo, como queda de rendimento, dificuldades na partida, falhas no motor, aumento do consumo de combust¡vel e emissÆo irregular de poluentes, al‚m de reduzir a vida £til de outros componentes como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e at‚ o catalisador. “Diante destes problemas, caso o mecƒnico detecte o fim da vida £til nas velas e cabos de igni‡Æo, os mesmos devem ser substitu¡dos. A troca destas pe‡as ‚ r pida e f cil, mas deve ser feita por um profissional capacitado, pois a instala‡Æo incorreta pode danificar o motor e comprometer o funcionamento do carro ou da motocicleta”, completa Namie.

Publicidade

Vale lembrar que cada ve¡culo possui um modelo de velas e cabos apropriado, conforme descrito na Tabela de Aplica‡Æo da NGK ou especificado no manual do propriet rio. A utiliza‡Æo de pe‡as inadequadas tamb‚m pode comprometer o funcionamento do motor, al‚m de danificar o sistema de igni‡Æo. O mecƒnico interessado em mais informa‡äes ou com d£vidas, pode entrar em contato com a NGK pelo telefone 0800 197 112 (liga‡Æo gratuita).