Foram 14 motos especiais que concorreram para representar o Brasil no Battle of the Kings 2018. Em pouco mais de um mês, elas receberam mais de 10.000 votos do público, que definiu as três motocicletas finalistas. E então, cinco jurados escolheram o Custom King Brasil 2018 na premiação realizada em São Paulo (SP). E a moto vencedora é o projeto Rusty Rio, da concessionária Rio Harley-Davidson, que vai competir com outras 250 motocicletas customizadas por concessionárias Harley-Davidson de todo o mundo no EICMA – Salão de Milão, que acontecerá entre 6 e 11 de novembro deste ano.
O Battle Of The Kings é a maior competição mundial de customização de motocicletas H-D e pela primeira vez as concessionárias brasileiras foram incentivadas a participar. O objetivo da marca é divulgar sua marca e estimular a cultura de customização, atividade que naturalmente aumenta as vendas de motocicletas e do vasto estoque de peças e acessórios da marca feitos exatamente para isso, deixar a moto de cada consumidor com a sua cara, permitindo que novas ideias de personalização surjam.
O regulamento determinava que cada concessionária escolhesse uma entre duas motocicletas zero km comercializadas no Brasil da família Sportster: Forty-Eight ou Roadster. Além disso, era necessário que pelo menos 50% da verba investida na customização da motocicleta fosse para compra de peças e acessórios genuínos da marca. Importante lembrar que o catálogo de peças e acessórios da HArley-Davidson é atualizado periodicamente e hoje conta com mais de 45 mil opções, Ou seja, não faltaram opções para que cada projeto imprimisse a sua identidade na moto, uma das formas de expressar a liberdade e a individualidade sobre duas rodas.
O projeto da moto vencedora – Rusty Rio – como o próprio nome já expressa (Rusty é “oxidado” em inglês) tem a ver com a maresia característica da cidade. Seu desenho é inspirado na coleção “Brass Collection” e procura homenagear os 115 anos da Harley-Davidson e mescla o vintage com o moderno. A base do projeto é uma Sportster Forty-Eight, um estilo que cativa os “Harleyros” tradicionais e o público jovem, com visual limpo e agressivo, mas sem abusar das peças especiais. O projeto trabalhou muito bem os detalhes e a pintura para dar aquele ar corrosivo, com a presença da tecnologia eletroluminescente e folhas de ouro no tanque icônico “peanut“.