Foto: Corpo borboleta da Honda - Bitenca

Sai Carburador… Frente paralela, sem partida

Foto: Corpo borboleta da Honda - Bitenca

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Bitenca,minha titan ES, desde q comprei,ela sempre mesmo depois de ja ter rodado durante o dia apresenta dificuldade na partida.Quase sempre tenho q dar partida acelerando.O pessoal da dona honda fez alguma alteraçao, mas nao obteve êxito.O pior é q quando o afogador é levantado, a mesma morre, ela estando quente ou fria. Acho q isto pode deteriorar o motor!. você pode me dizer o q deve ter sido feito,quero orientar um mecanico de outra oficina p/ consertar isto e resolver este negócio desta partida, pois se o motor nao estiver quente a moto nao sustenta ligada se nao ficar acelerando até esquentar.obrigadao. Marcello, 30, Juazeiro, BA

R: Marcello, Temos que ter certeza que toda a regulagem dela está dentro dos conformes. Uma certa dificuldade para dar partida pela manhã pode ser normal. Puxando o afogador levemente deve resolver e conforme esquenta vai-se voltando o afogador à posição normal.
Depois de aquecido o motor deve pegar na primeira, ou segunda partida sem acelerar. Se isso não está ocorrendo com sua moto, mande verificar a carburação e vela. Explicamos na série carburação 1, 2, e 3 toda teoria desse dispositivo que feliz ou infelizmente está condenado a desaparecer. As novas motos devem vir equipadas com injeção eletrônica e assim aposentamos os carburadores. De minha parte vou sentir saudades. Agora, de novo. No seu caso deve haver um problema de regulagem relativamente fácil de resolver. Consulte as matérias e verifique com seu mecânico se a rotina de regulagem da baixa (parafuso de ar, nível de bóia e faísca – vela) está bem feita. Se não conseguir regulagem o problema deve ser mais sério, peça para medir a compressão e veja se está dentro do especificado pelo fabricante. O mecânico deve ter esse número. Ai, tem que abrir o motor para fazer o conserto.

Foto: Frente paralela - Bitenca

Foto: Frente paralela - Bitenca

Olá,td bem!!! Estou com uma srad 750 96 com o seguinte problema! Esta andando normal de repente começa a falhar um cilindro,volta ao normal de repente começa de novo e nem sempre o mesmo cilindro. Ja olhei carburador, bomba, velas, filtros etc, não conseguindo solucionar o problema ha alguma dica? Obrigado Abraçussss… Valdir, 36, Vargem Grande do Sul, SP.

R: Valdir, verifique como está a mistura. Se estiver muito rica as velas podem estar molhando e entrando em curto, interrompendo a faísca temporariamente. Veja a cor das velas conforme descrito na matéria carburação 2 se estiver muito escura a cor regule para baixo o nível da bóia para clarear a vela e evitar que encharque.
Um problema comum nas Suzukis four é o desgaste das agulhas dos pistonetes que provoca uma condição de mistura excessivamente rica. Isso pode ser compensado pelo nível da bóia até certo ponto mas se for excessivo esse desgaste, o remédio será trocar as agulhas e difusores. Isso é o que me ocorre, mas pode também ter algum problema na ignição, tenha certeza se a cor das velas estiver correta. Isso indica que os carburadores estão bons, a falha deve então ser causada por um problema elétrico. Boa sorte

Ref Moto: Honda Bros NXR 150 Não liga, faz apenas ruído perto da bateria. Ela marca 11,5 volts no multiteste. Sou Físico e já fui mais enrolado que bobina por mecânico aqui. O pior compreendo o mecanismo, mas não tenho prática e sei quando é um absurdo (na maioria das vezes) o que se falam. Agradeço se puder me ajudar. Grato e aguardo notícia

R: Helder, esse é um sintoma típico de bateria fraca. Ela consegue bater o relé da partida (barulhinho que você ouve) mas a corrente não é suficiente para virar a partida. Recarregue ou substitua a bateria e verifique o sistema de carga, ele pode ter causado essa situação. Meça a voltagem de carga com o motor em 5000 rpm. Ele não pode superar os 14 volts. (retificador/regulador). Às vezes o estator pode enviar mais energia por ter alguma espira em curto. Assim a corrente de carga aumenta e queima o regulador. Meça a resistência (ohms) do estator para ter certeza. Entre terra e fio azul com listra amarela: 339 ohms (bobina de pulso da ignição) ; Entre terra e fio preto com listra vermelha: 189 Ohms. (Bobina de carga) Boa sorte,

Bitenca: Substitui a bateria e também vou substituir e um fio que faz parte da partida. Agora tenho uma dúvida maior a peça que comprei e que vou ter que trocar vem dizendo que é de CG 150 de 2004 em diante e me foi dito que está errado. A questão agora é: pelo fato de ainda não saber diferenciar os motores posso ter comprado uma 125 com capa de 150? Como faço pra saber na moto? Desculpe-me o incomodo e agradeço muito pela ajuda! Espero um dia poder retribuir, gtande abraço Helder, 52, Salvador, BA.

R: Helder, na base do cilindro há uma inscrição do deslocamento do motor em cm3. Verifique se a peça pode ser de uso comum nas duas motos e suas perguntas não causam incomodo algum, disponha de nossos serviços. Abraços.