Publicidade
Foto: Filtro esportivo

Foto: Filtro esportivo

Biagio, uma pergunta r pida e direta: qual a real viabilidade da instala‡Æo de um desses filtros de ar “esportivos” numa moto? J  vi algumas motos com esse filtro adaptado, mas nÆo creio ser de muita efic cia, ou estou equivocado?
Leonardo – Santos/SP

R: 1) NÆo ‚ permitido o uso de filtro esportivo pois este item nÆo ‚ homologado pelo fabricante. 2) Por permitir um maior fluxo de ar ‚ poss¡vel administrar um enriquecimento da mistura e “ganhar” mais potˆncia. 3) Assim como a quantidade de ar, a quantidade de impurezas que passa ‚ maior, danificando o motor.

Luz
Queria saber se d  para colocar a lƒmpada da xt660 que ‚ potente em uma Sahara e o que teria que fazer.
Daniel Munis Pontes-SÆo Bernardo do Campo/SP

Publicidade

R:NÆo solucionar  o seu problema, pois a especifica‡Æo das lƒmpadas ‚ igual. Todo o conjunto do farol ‚ respons vel por uma boa ilumina‡Æo.

Projeto
Na area de cartas dos leitores vocˆs refor‡am que modifica‡äes na moto acarretam multas, perda de dirigibilidade. Mais fui na concession ria honda aqui da minha cidade e l  vi uma Titan (0 Km) com pneus de strada, setas e lanterna transparente, escape modificado, guidÆo baixo. Perguntei pro vendedor e ele todo cheio de si, disse que ela foi personalizada por eles, e ela estava … venda. Pergunto-me, a transforma‡Æo sendo na autorizada ‚ legal, como o vendedor me disse? Essa autorizada ‚ tem em seu site varios projetos feitos por ela.
Raimundo B. Nogueira-SÆo Jos‚ dos Campos/SP

R: Projeto ‚ um nome muito nobre para tais modifica‡äes. Em nosso pa¡s a fiscaliza‡Æo ‚ um tanto deficiente, permitindo que ve¡culos descaracterizados circulem livremente sem homologa‡Æo. Independentemente de QUEM faz a modifica‡Æo, se nÆo for homologado junto ao detran ou ciretran poder  sofrer multa.

T‚cnica
Caro Biagio, muitos sÆo os que j  admiram o seu trabalho e que gostariam que vc publique algum material sobre t‚cnica. Vc considera esta questÆo ou j  possui algum trabalho? Grato.
Rodrigo Lopes-Rio de Janeiro/ RJ

Publicidade

R: Obrigado Rodrigo, aproveito a oportunidade para informar que j  est  dispon¡vel no f¢rum um canal para falar comigo sobre diversos assuntos. Existem algumas mat‚rias t‚cnicas que eu j  publiquei no motonline, utilize a ferramenta do google para pesquisar em nosso site. Um trabalho mais complexo demanda tempo, algo escasso para n¢s que temos outras atividades remuneradas, mesmo assim temos projetos em andamento.

Corrente
Caros Tite/Biagio, esta semana pretendo levar minha YBR ED 2003, para a revisÆo. Ela est  com 54000 KM e pretendo aproveitar para trocar a rela‡Æo, mesmo tendo rodado pouco (em torno de 15000 KM, a anterior rodou 27000 KM e vou troc -la pois est  dilatada). Sempre prezei por colocar produtos originais na moto, mas dessa vez o mecƒnico falou que seria interessante colocar uma corrente com retentor, pois esta nÆo dilata. Isto ‚ verdade? Qual a opiniÆo de vocˆs sobre esta corrente? A durabilidade ‚ a mesma? O mecƒnico falou que nesta corrente nÆo se deve colocar graxa branca, somente ¢leo, ‚ verdade?
Eduardo Pazeto – Florian¢polis/SC

R: Uma corrente com “o’ring” tende a durar mais, pois impede que os detritos penetrem nos roletes causando desgaste. A corrente com retentor ‚ mais pesada e por isto seu uso nÆo ‚ aconselh vel em motocicletas de baixo torque. Agora a op‡Æo ‚ com vocˆ, resumindo, corrente com retentor tem mais peso e isto implica em mais consumo, menos potˆncia, por‚m maior durabilidade.

Carenagem
Tite ou Biagio, minha duvida ‚ a seguinte: pq os caras pegam as motonas esportivas e retiram a carenagem? Quais os preju¡zos ou benef¡cios? Algumas ficam legal, mas outras parecem que foram degoladas. Abra‡os!
Fernando Berte – Cascavel/Paran 

Publicidade

R: Para evitar maiores preju¡zos se houver um acidente e tamb‚m, alguns preferem imitar o estilo “naked”. Leia mais sobre o efeito da carenagens no artigo “30/05/2007 – Moto X carro, qual ‚ mais r pido?”.

V rias
Biagio eu tenho 26 anos e nÆo conhe‡o nada de moto, nÆo sei, mas me deu uma grande vontade de conhecer o que eu puder, ouvi falar de uma “nova” marcar eu acho que se chama Shineray o que vc pode me dizer sobre essas motos, se sÆo econ“micas? se vale apena adquiri-las? ali s me enviem tudo sobre moto que vcs puderem me mandar por e-mail qualquer coisa vai ser muito legal adoro moto mas tenho medo de andar rsrs nÆo sei pq, Ah!! o que significa motor 4 tempos,refrigera‡Æo a ar, motor de sei 200 cc, igni‡Æo CDI. etc
Ricardo Medeiros- Uberlƒndia/MG

R: Para saber sobre a “Shineray”, pesquise no site, pois h  coment rios referentes a ela, eu nÆo posso argumentar sobre um produto que desconhe‡o. Verifique este link: http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-cilindrada.html e depois http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-temperatura.html e pesquise demais itens na ferramenta do google em nosso site. As d£vidas que nÆo foram esclarecidas vocˆ nos pergunta.

Vibra
Tenho uma Titan com 32.000km rodados e est  acontecendo o seguinte, ela esta vibrando muito nas pedaleiras e quando tiro a mao do acelerador ou quando desacelero a moto, sinto um tranco na roda trazeiro, a rota‡Æo nÆo ‚ cont¡nua sinto esse tranco tamb‚m quando troco de marcha e acelero. NÆo ‚ kit, nem corrente, pinhÆo ou coroa frouxa. Esta me dando um desanimo do caramba. Tenho certeza que ‚ algo dentro do motor, ser  que foi por causa de mal uso. Dˆem-me uma luz!
Thiago Rodrigues- Fortaeza CE

R: Existe a possibilidade de ser o virabrequim desbalanceado. Talvez seja apenas o aperto das fixa‡äes do motor ao chassi, al‚m dos demais agregados. Verifique tamb‚m o desgaste dos amortecedores da coroa. Mas algo me diz que a origem deste problema possa ser a sua corrente de transmissÆo que est  seca e desajustada! Procure sempre verificar primeiro o problema mais simples para depois ver o mais complexo.

Freio
Tenho algumas duvidas/perguntas: Tenho uma CG Titan ks com 20557 Km rodados, 1) Percebi ontem que na junta do motor perto da vela, est  com um vazamento de ¢leo, quero saber se isso acontece mesmo e se a manuten‡Æo disto ‚ simples? 2) As lonas de freio tˆm uma vida £til (Validade), por kilometros ou tempo? As minhas ainda sÆo as originais.
Vinicius Vedovatto / SÆo Jos‚ dos Campos – SP

R: 1) Para saber se a manuten‡Æo ‚ simples temos que saber o que est  causando vazamento. Uma galeria de ¢leo entupida pode for‡ar o ¢leo a sair e a descoberta da origem nÆo ‚ tÆo simples, em alguns casos basta trocar a junta e substituir o prisioneiro, j  ‚ mais simples. 2) As lonas de freio tˆm sua validade indeterminada desde que realize sua correta manuten‡Æo. Leia o artigo: http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=8329&categoria=6