Publicidade

Um novo Projeto de Lei que quer proibir motos nos corredores! A medida visa mudar a atual situação, que na prática não restringe os motociclistas de “costurar” no trânsito das grandes cidades. Entenda o que pode mudar!

Lei que quer proibir motos no corredores! 

O Projeto de Lei 1549/2023 pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida visa proibir o tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes – os corredores! A proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados pelo representante do Rio de Janeiro, o deputado Marcos Soares (União) e segue em tramitação.

Projeto visa regrar como as motocicletas podem circular nas vias junto de carros

Segundo a proposta, as motos deverão circular nas faixas utilizadas por automóveis ou em zonas exclusivas. Desta forma, se aprovada a Lei, os órgãos competentes deverão demarcar faixas para motos – em avenidas ou vias em que a velocidade ultrapassar os 50 km/h. Uma ideia semelhante a “Faixa azul” utilizada em avenidas da cidade de São Paulo.

Publicidade

Mas não para por aí. Caso o Projeto de Lei seja aprovado, os motociclistas que não cumprirem com a nova determinação estarão cometendo uma infração média. Nesse caso, passível de uma multa no valor de R$ 130,16 – além de quatro pontos são adicionados na CNH.

Adoção de medidas como a Faixa azul podem ser a solução?

Veja também:

O diz a Abraciclo sobre o PL 1549/2023

Conforme a nota de posicionamento da Abraciclo, a entidade defende que motos possam circular entre os carros, mas de forma organizada e segura. Veja abaixo, na íntegra.

Publicidade

“Em relação ao projeto de lei que quer proibir a circulação de motos em corredores, o PL 1549/2023, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo informa que é a favor da regulamentação da circulação de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes, tendo, inclusive, apresentando seu posicionamento acerca de projetos da mesma natureza aos membros da Comissão de Viação e Transporte – CVT e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJC da Câmara dos Deputados”.

E você motociclista, o que acha dessa nova ideia?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]