Foto: Casaco de couro ‚ mais aerodinƒmico

Ventania, Buell, carenagem, Hyper, ganância etc

Foto: Casaco de couro ‚ mais aerodinƒmico

Foto: Casaco de couro ‚ mais aerodinƒmico

A minha d£vida ‚ com rela‡Æo as jaquetas que nÆo possuem uma boa penetra‡Æo aeorodinƒmica. Pois percebo que perco quase 10% de velocidade final com uma de couro que possuo. Existe algum tipo de material espec¡fico ou modelagem da jaqueta que minimize essa perda?
luciano – Colatina, ES

R: Boa pergunta. Na verdade nÆo existe casaco mais ou menos aerodinƒmico, mas sim casacos grandes demais. Para uma boa penetra‡Æo aerodinƒmica o casaco precisa ficar muito justo no corpo. SenÆo ele faz um efeito p ra-quedas, prejudica a velocidade e aumenta o consumo. O couro ‚ justamente o material mais aerodinƒmico por ser mais liso e grosso do que as fibras sint‚ticas.

Buell
Tite, primeira vez que eu escrevo. Nao gostei muito da nova hornet, prefiro a antiga. E por isso gostaria de compra uma Buell, a xb9, a xb12 com chassi curto (longo ‚ melhor ou a firebolt 12. Voce acha uma boa ideia? li que ela esquenta muito. Vale a pena?
Rodolpho – juiz de fora – MG

R: Bom, gosto ‚ uma questÆo muito complexa, porque se vc nÆo gostou da nova Hornet o que vou fazer? Pelo que j  pilotei as Buell eu digo que nÆo serve pra mim, mas ‚ melhor vc mesmo testar e avaliar. Sim, esquenta pra ded‚u!

Carenagem
Estou apaixonado pela Honda CB 1300, possuo uma Hornet 2007 semi nova. A questÆo ‚ a seguinte: Voces publicaram uma mat‚ria sobre a CB 1300 e veicularam uma das fotos dela com uma semi-carenagem. Gostaria de saber como posso adquirir esta carenagem, pois as motos CB 1300 que chegam no Brasil vem sem carenagem, e estou prestes a nogociar minha Hornet pela CB 1300.
Heron – Florianopolis SC

R: Vixe, nÆo fa‡o a menor id‚ia, mas vc deve achar na gringolƒndia.

Hyper
Tenho d£vidas sobre o Hypercharger: como funciona? o ganho de potˆncia ‚ consider vel ou trata-se apenas de um detalhe est‚tico? Se comprar no exterior, para uma Drag 650 ‚ a mesma pe‡a da V-Star 650?
Andr‚ – SÆo Paulo

R: Vixe, eu nem conhecia o supercharger e vc me aparece perguntando sobre o Hypercharger? Deve ser o supercharger do Chuck Norris! Olha o maior especialista em Dragstar ‚ o Paulo Couto, tor‡a para ele ler essa carta.

Ganƒncia
Essas concessionarias sÆo umas mulas mesmo!!!! âââ ganƒncia!! Revistas, sites, foruns, tudo bem, mas a concessionaria da propria Honda furando o lan‡amento da nova Hornet ‚ s¢ no Lisarb mesmo. Deviam tomar uma da Honda e ficar sem receber a Hornet por 3 meses pra deixarem de serem bestas.
Alexandre – Campinas, SP

Custom
Tite: tenho uma Fazer 250, gosto da postura street de pilotar e pretendo subir de cilindrada este ano. Pretendo uma moto que me permita viajar, mas s¢ em asfalto. J  andei em diversas motos de todos os conceitos. O modelo mais indicado seria uma custom como a Dragstar, por‚m me disseram que apos algumas horas de viagem a coluna e as pernas ficam muito prejudicadas na custom devido …s pedaleiras avan‡adas. Isto procede ? Qual o estilo de moto mais adequado a quem quer curtir muitas horas de estrada?
Pedro – Resende RJ

R: Te disseram? Mas que mala! Eu escrevi isso ontem mesmo numa resposta ao leitor! Que safado!

Momento Moto
Tite. Faz tempo que nÆo escrevo, mas hoje ‚ para perguntar sobre o Momento Moto. Na Cartas dos Leitores de ontem (18/03) vc disse que dever  ser entrevistado no dia 11/04, que ‚ uma sexta-feira. Como nÆo capto o sinal da Mix TV na minha casa, ou quando consigo captar ‚ muito ruim, quero saber se a entrevista de deve rolar vai acontecer no programa do ALLTV tamb‚m, que da¡, pela internet eu consigo assistir (fugindo do escrit¢rio, claro).
Junior – Curitiba/PR

R: Deixa de ser mentiroso, Jota Erre, vc escreve TODO dia, eu ‚ que corto suas cartas! Poutz, eu nÆo sei, mas passa sim pela internet no AllTV, quando souber mais detalhes eu publico.

Capacetadas
Tite que tal uma reportagem sobre os diversos tipos de capacetes? pois como existem diversos materias (resina termopl stica, fibra de vidro, carbono) fico na d£vida. Qual seria melhor?
Alessandro – SÆo Paulo SP

R: Boa id‚ia!

Teste
Fala TitÆo!! tudo certo? àlha s¢, porque vc nÆo faz um teste da sua querida Dr 650 re, para que n¢s leitores, possamos saber o motivo de tanta fixa‡Æo pelo ve¡culo? ah continue o trabalho maravilhoso de “Pai do motociclismo no lisarb”.
Rafa – Barueri, SÆo Paulo

R: P‚ssima id‚ia!

Esquentada
Tite, Comprei uma Shadow 600 em Janeiro e depois de algum tempo percebi que quando ficava preso em congestionamentos a mesma acendia o led de indica‡Æo de alta temperatura e o ventilador nÆo disparava, levei ao mecƒnico e este descobriu que havia um pequeno furo no mangote junto … tampa do radiador que fazia com que a  gua sob pressÆo vazasse, resolvido o problema do furo surgiu um novo cen rio, o l¡quido de arrefecimento nÆo baixa o n¡vel, mas, o led continua acendendo nos congestionamentos em seguida o ventilador dispara e em menos de um minuto o led apaga. Pergunto: Este ‚ funcionamento normal deste conjunto? Existe regulagem no acionamento do ventilador para que o mesmo dispare antes do led acender?
Emerson – Paulista, PE

R: Olha, acho que nÆo existe como controlar esse acionamento, deve ser um sistema autom tico, mas eu conhe‡o muitos motociclistas que optaram por colocar um switch no guidÆo para ligar a ventoinha independentemente da temperatura. Na minha velha Agrale Explorer eu tinha esse seletor, ligado a uma ventoinha de computador.