Publicidade

Com um frio de menos de 10§C, chuva e neblina, 125 atletas da elite do ciclismo brasileiro largaram na cidade de Paranapiacaba para a disputa da 6¦ edi‡Æo da Volta Cicl¡stica Internacional do Grande ABC, com percurso misto passando por estradas, cidades e finalizando em circuito fechado, agitando o domingo em oito cidades paulistas.

Em uma chegada emocionante, a vit¢ria ficou com Jean Carlo Coloca (Pedal Bike Shop/Circuit/SJCampos), que completou a prova com o tempo de 2h20min27s000, quebrando uma hegemonia de dois anos da equipe Memorial-Santos. Praticamente colados, Armando da Costa Filho (Americana/SÆo Lucas), com 2h20min27s900, e Francisco Chamorro (Caloi Suzano), com 2h20min28s010, travaram uma batalha eletrizante no sprint final. Ant“nio Xavier Nascimento (Memorial-Santos), com 2h20min28s450, e Anderson Zomer (Joinville/Joel Bikes), com 2h20min28s780, completaram o p¢dio.

A largada na Cidade hist¢rica de Paranapiacaba aconteceu no meio de uma forte neblina e sob intenso frio, o que preocupou boa parte dos atletas. A chuva que insistiu em cair durante boa parte do percurso tornava o asfalto cada vez mais escorregadio, um desafio a mais para os atletas. As trocas na lideran‡a foram uma constante durante a prova, que cortou as cidades de Rio Grande da Serra, RibeirÆo Pires, Mau , Santo Andr‚, Diadema e SÆo Caetano, percorrendo um total de 80 km at‚ a chegada em SÆo Bernardo do Campo, no circuito de 3,1 km na Av. Presidente Kennedy em frente ao gin sio “Cidade SÆo Bernardo do Campo”, onde foram realizadas mais 10 voltas. Nas voltas finais um pelotÆo compacto deixava o resultado indefinido, dando a vit¢ria a Coloca apenas no sprint. “Tudo poderia acontecer ali, entÆo fiz um sprint muito forte para garantir a vit¢ria”afirmou o atleta.

O primeiro colocado recebeu um prˆmio de R$ 1.500,00, al‚m dos pontos para o ranking da UCI (UniÆo Cicl¡stica Internacional), novidade que a partir deste ano deu uma importƒncia ainda maior para a Volta do Grande ABC.

Publicidade

A VI Volta Cicl¡stica Internacional do Grande ABC tamb‚m ‚ v lida para o ranking da Confedera‡Æo Brasileira de Ciclismo e faz parte do calend rio de provas que classificarÆo para a disputa de trˆs motos de prˆmio para as equipes melhores colocadas de 2003. A equipe campeÆ ficar  com uma moto Honda CG 125. A segunda e terceira colocadas receberÆo uma Honda Biz cada.