Publicidade

Uma das mais icônicas motos esportivas da Honda está de volta! A gigante japonesa apresentou a versão 2023 da CBR 600RR durante a clássica prova de resistência 8 Horas de Suzuka. Confira mais informações dessa motocicleta e onde ela pode ser lançada!

Honda ressuscitou a CBR 600RR

A Honda CBR 600RR saiu de linha no Brasil e na Europa há um bom tempo, em meados de 2017, em função das leis de emissão de poluentes. No entanto, agora a moto parece “renascida” com o mesmo motor de quatro cilindros em linha de 599 cm³ e deve atender as normas mais exigentes, como o Euro5.

Em termos de design, a nova CBR 600RR 2023 vista no Japão se assemelha com o modelo apresentado em 2020. Na época, o relançamento da moto chegou apenas a alguns mercados mundo afora, deixando de fora a Europa e também o Brasil. Agora, a versão 2023 deve ser lançada em breve no mercado japonês novamente.

Publicidade

A carenagem da 600RR tem desenho e aerodinâmica profundamente inspirada na irmã maior CBR 1000RR-R Fireblade. A 600 tem até um par de asas para aumentar o downforce na roda dianteira. Entre os novos detalhes, a moto tem iluminação full-LED, painel TFT com quatro modos de visualização, além de um cronômetro e chave com sensor de presença.

Mesmo motor, nova eletrônica

O motor de quatro cilindros em linha de 599 cm³ – muito provavelmente – passou por uma profunda atualização. No entanto, a moto deve seguir com os 121 cv de potência a 14.000 rpm e 6,5 kgf.m de torque em 11.500 rpm, vistos na moto de 2020.

CBR 600RR

Nova CBR 600RR 2023 foi apresentada durante as 8 Horas de Suzuka, no Japão

No entanto, na eletrônica a moto chega mais elaborada e vem equipada com uma plataforma inercial IMU de cinco eixos. Em resumo, deste modo o modelo oferece cinco modos de pilotagem, diferentes parâmetros de potência e freio motor, controle de tração e ABS de curvas. Além disso, tem sistema anti-empinadas para arrancadas.

Publicidade

Veja também:

CBR 600RR

Modelo agora tem iluminação full-LED, painel TFT e novos sistemas eletrônicos

Nova CBR 600RR virá ao Brasil? 

A princípio, a Honda CBR 600RR foi relançada em mercados como o Japão e a Austrália, em 2020. Contudo, a versão 2023 está chegando no para os japoneses novamente, ainda sem preço e data de lançamento confirmados. No entanto, espera-se que a moto seja apresentada em novembro, no Salão de Milão. Assim, existe uma chance de ser disponibilizada na Europa em breve.

Aqui no Brasil, a CBR 600RR teve o mesmo fim que a Yamaha XT 660 Ténéré, entranto na lista dos muitos modelos que foram aposentados por não atenderem as novas normas de emissões. Desde então, o catálogo da Honda tem colocado suas atenções na CBR 650R. Por fim, até o momento não há informações sobre a possível chegada da nova 600RR no Brasil.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]