Tuning Por motonline 26/12/2012 16:52 (há 12 anos).

Ace Cafe em 1969 um pouco antes de fechar durante a crise da indústria britânica de motos

O Ace Cafe foi fundado inicialmente em 1938 como um café para caminhoneiros que saiam para o North Circular Road, um “rodoanel” que dava acesso pelo norte de Londres. Pela sua proximidade com a cidade e pela localização em uma das principais artérias da região, o Ace Café ficava aberto 24 horas e talvez por isso acabou por atrair muitos motociclistas.

Durante a segunda guerra mundial o prédio foi muito avariado e por isso fechou. Abriu novamente em 1949, quando foi reconstruído. Um restaurante fino foi feito lá nessa época, e com o aumento do tráfego, muitos jovens motociclistas passaram a frequentar o café para ouvir rock nas máquinas caça-níquel que havia na época. Muitas músicas eram exclusivas desses lugares e como a indústria de motos britânica estava no auge, acabou por se fazer a junção do rock com as motocicletas.

Os Scorpions formaram um dos mais famosos grupos de motociclistas do Ace Cafe

As gangues de motociclistas se infiltraram a passaram a frequentar esse ambiente, com corridas em que se dava a largada ao começar uma música e as apostas eram que o piloto chegaria de volta antes que a música acabasse.

O Ace Cafe, na sua combinação de motocicletas, velocidade e “rock and roll” foi a plataforma para o surgimento de muitos pilotos famosos e de muitas marcas também. Mas jornais da época classificavam esse tipo de lugar como um dos pontos em que pessoas decentes não deviam frequentar.

TriTon era a combinação de Triumph e Norton, onde se juntava componentes de uma e de outra moto inglesa

Mudanças na ordem social, o crescimento da indústria de motos japonesas, da própria indústria automobilística em detrimento das motocicletas e a expanção da rede de vias na região fez com que o Ace Cafe servisse seu último prato em 1969.

Até que em 1993, Mark Wilsmore colocou em prática a sua idéia de reeditar o Ace Café. Começou promovendo um evento anual em que se comemorava a data de fechamento do bar original – o “Ride With The Rockers” – que acabou por concentrar 12.000 motociclistas no local onde era o café original. Um livro e um filme foram editados para promover a abertura da nova versão em que se oferecia produtos relevantes para o tema. No  25º aniversário do fechamento do café original, Mark reabriu o bar definitivamente em 4 de setembro de 1994.

Honda CB 750 tem muitos adeptos para fazer a transformação - Define uma classe, a das Japs-Cafe

Tamanha tradição foi o que fez com que esse movimento tivesse repercussão em vários outros países, como do outro lado do atlântico, em Nova York, Chicago e na costa do Pacífico, na Califórnia. Esse tipo de moto acabou por definir também uma versão “tunada” das motos da época.

Suzuki GT 380 de 1973 feita Japs-cafe racer por Bitenca

Empresas foram fundadas para produzir acessórios como escapamentos, roupa de proteção em couro, componentes de suspensão e tantas outras coisas que foram na verdade definir toda tecnologia reimplantada nas indústrias de moto em todo mundo, inclusive no Brasil. Marcas como Three Heads e Sarachu surgiram a partir desse movimento no Brasil.

 

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos