Customização Por Fernando Santos 22/05/2023 07:40 (há 1 ano).

A Shadow 600 é uma das mais famosas motos custom ‘brasileiras’. A Honda é cobiçada até os dias de hoje, mesmo já tendo saído de linha lá em 2005, há quase 20 anos… Imagine então transformar uma ‘relíquia’ dessas em uma café racer! Será que vale a pena? O resultado parece dizer que sim!

Honda Shadow 600 café racer

A Honda VT600C Shadow tem uma frente inclinada, assento baixo e estilo custom. Então, o caminho mais óbvio para uma transformação seria personalizar a moto em uma chopper. Nada disso. O ex-engenheiro de corridas Frédéric Lagarde não seguiu essa tendência, preferindo mudá-la para uma café racer!

Desmonte completo da Honda Shadow 1990

Baseado na França, Frédéric foi abordado por um cliente (nada mais nada menos que um piloto de fábrica da AMG Mercedes) com uma velha Shadow 600 ano 1990. Aliás, a moto foi um presente de aniversário para a mãe do misterioso piloto, em 1992. Ou seja, uma motocicleta de muitas memórias associadas.

Então, em vez de trocá-la por outra moto, o cliente decidiu transformá-la em algo um pouco mais exclusivo. Para dar uma segunda vida à Honda Shadow, Frédéric mudou tudo, retirando a traseira, as rodas, o escape e o tanque de combustível. Você teriam coragem?

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Custom Café Racer?

A Honda repaginada ganhou a frente completa de uma KTM 690 Duke, com faróis duplos personalizados e um pequeno pára-brisas. A moto também ganhou novas barras, punhos, espelhos e interruptores.

Tudo começou com uma pacata Honda Shadow ano 1990, parecida com esta

Aliás, a parte elétrica foi substituída por uma configuração Motogadget com uma pequena bateria de íons de lítio. Desta forma, a iluminação é uma mistura de componentes da Motogadget e Kellermann.

A velha Shadow 600 mudou de cara… literalmente!

Já a carenagem traseira foi feita à mão, em fibra de vidro, e abriga todos os componentes eletrônicos abaixo da saliência. O assento também é personalizado, com couro preto e costura vermelha para combinar com a nova pintura. A tinta vermelha foi inspirada em um Alfa Romeo 8C Competizione.

Enquanto isso, as linhas no tanque foram inspiradas nos carros AMG Mercedes GT.  Falando nisso, o tanque de combustível – nada parecido com o original – foi comprado e adaptado para caber na moto e o sub-quadro foi feito do zero.

Moto seguiu com seu motor de dois cilindros em “V” em ângulo de 52º e arrefecimento a líquido, com 583 cm³

O motor foi revisto e um escape de aço inoxidável cortado foi feito à mão. Já o braço oscilante foi retirado de uma Honda Transalp antiga. A roda traseira foi adaptada com um travão de disco, já que originalmente a moto tem freio a tambor. O amortecedor traseiro é personalizado da Shock Factory. E a agora, as duas rodas são de 17 polegadas.

Ficou ou não ficou uma beleza? De fato, uma mistura entre a custom e o universo Café Racer!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
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