É claro que você sabia que a BMW G 310 R tem uma versão aventureira, a G 310 GS. Mas e da sua ‘prima’ esportiva, você lembra? É a TVS Apache RR 310, que nem só existe como está chegando à sua nova geração.
Calma, a gente explica. As 310 são frutos de uma parceria entre a marca alemã e a TVS, uma das principais fabricantes de motos da Ásia. Assim, a BMW pôde utilizar o projeto para lançar produtos de entrada nas suas linhas R e GS, enquanto a empresa indiana comercializou uma pequena esportiva.
RR 310: prima esportiva da BMW G 310 R
Nós já falamos sobre a Apache RR 310 anteriormente, ocasião em que a Dafra (que tem negócios e oferece modelos da TVS por aqui) afirmou não ter interesse em oferecer a pequena esportiva no Brasil. Quem sabe agora as opiniões mudem.
Naturalmente, Apache e G 310 R têm muito em comum. A começar pelo motor, o mesmo monocilíndrico, arrefecido a líquido e de 313 cm³. Aqui ele também gera 34 cv de potência e 2,8 kgf.m de torque máximos. Chassi, balança e suspensões também são praticamente idênticos.
Nova Apache RR 310
A primeira geração do modelo surgiu em 2017, logo após o lançamento das G 310 R e GS. Em 2020 veio uma atualização, especilamente na eletrônica, quando a pequena esportiva recebeu quatro modos de pilotagem e acelerador eletrônico ride-by-wire. Na ocasião, ela ainda ganhou tela TFT com conectividade bluetooth.
Ainda não está definido quais serão as novidades da nova geração, que devem ser anunciadas até o final deste mês, quando a TVS revelará o modelo. A expectativa é que o pacote eletrônico ganhe novo upgrade, como suspensões eletronicamente ajustáveis, controle de tração e ABS adaptado para curvas. O visual, já adiantado, preserva a mesma identidade da versão anterior.
Veja também:
- Conheça detalhes da Apache RR 310
- Scooter elétrico da BMW pode vir ao Brasil
- Nova G 310 GS chega ao país por R$ 35.900
Preço da ‘versão esportiva’ da G 310 R
Atualmente, a RR 310 tem preço sugerido de 254.990 rúpias na Índia, sua terra natal. Em conversão direta, estamos falando de aproximadamente R$ 18.500, uma pechincha. Lá a G 310 R custa um pouco mais, 260 mil rúpias. No Brasil, a naked está uma geração atrás (ainda sem farol de LED) e tem preço sugerido de R$ 29.700.
Ter a 310 esportiva por aqui é um sonho distante, mas não impossível. Afinal, as duas marcas envolvidas no seu desenvolvimento tem relações com o país, a BMW com representação oficial e a TVS numa parceria com a Dafra.
Porém, as esportivas estão num segmento estagnado, responsável por uma fração pequena das vendas no país. Realmente baixa, representando menos de 1% dos emplacamentos. Por isso, ver uma RR 310 rodando em solo nacional é difícil, mas nós somos pacientes.