Clássicos e clássicas Por Sidney Levy 12/06/2016 18:50 (há 9 anos).

O verão europeu é recheado de eventos motociclísticos. São encontros, festivais e eventos de todos os tipos, para todas as tribos e espalhados por todo o continente. Um desses é o Wheels & Waves Festival, que acontece há cinco anos perto de Biarritz, na costa atlântica francesa, bem pertinho da Espanha. Este festival tornou-se uma síntese cultural da motocicleta, atraindo visitantes que chegam para celebrar o sentimento de liberdade fora das convenções da vida cotidiana.

BMW Lac Rose: mistura de ninet com GS

Seguindo o espírito do festival, a BMW decidiu inspirar-se nos últimos heróis do Rally Paris-Dakar que disputaram e venceram a prova com suas lendárias BMW GS, e criaram uma nova interpretação sobre a BMW R ninet, mas em sintonia com o festival e fiel ao design das motos pilotadas por Gaston Rahier e Hubert Auriol. Seu nome é BMW Concept Lac Rose.

“Desde que a lançamos no mercado, a R ninet tornou-se uma moto popular para customizadores e isso nos estimulou a criar algo especial para o festival”, fala Edgard Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad. “A Lac Rose é a nossa interpretação modernizada daquelas motos que ganharam o Paris-Dakar em meados dos anos 1980 e coloca a R ninet em uma nova leitura que congrega o história da marca com pinceladas de tecnologia e modernidade”.

Pódio em Dakar

O nome da moto – Lac Rose – faz alusão a última etapa do Paris-Dakar, quando este ainda era disputado no território africano e de fato terminava em Dakar, capital do Senegal. Lac Rose é o nome francês do lago de sal Retba cor de rosa, localizado 35 km a nordeste de Dakar e menos de um km da costa do Atlântico. O Dakar terminava ali com o pódio localizado na margem direita do lago e os vencedores recebiam seus prêmios naquele local. A moto apresentada é a exata inspiração da moto vencedora em 1985, pilotada pelo Belga Gaston Rahier com o número 101.

Esta e a R ninet original

A BMW Concept Lac Rose tem as características da antiga e vitoriosa moto, mas com uma versão moderna e orientada para as ruas. “Essencialmente a moto é uma roadster bem descontraída com algumas características off-road que lhe permitem enfrentar facilmente o off-road”, explica Edgar Heinrich. Da antiga moto estão o pára-brisa conjugado com a carenagem do farol, o pára-lama alto, o tanque de combustível grande e o banco curto. Essas características implicaram em suspensões de cursos mais longos, além de rodas raiadas e pneus biscoito. Arrematam o design as cores, uma combinação de vermelho e branco com o number plate 101.

E esta a R ninet que imita GS

O motor permaneceu o mesmo que equipa a R ninet, o boxer de dois cilindros, bem como o chassi tubular tubular com pintado em outras cores e que recebeu algumas barras adicionais para suportar um nova ciclística. Elementos como a grade de proteção do farol, o protetor de radiador de óleo e algumas peças com design exclusivo, como as tampas de válvulas, ilustram o capricho com que a BMW buscou montar esta peça única e exclusiva.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos