Vídeos Por Sidney Levy 06/08/2019 10:49 (há 5 anos).

Parecia difícil melhorar uma moto que já era considerada referência no mercado global, mas a BMW conseguiu com poucas modificações aparentes, mas muita tecnologia e eletrônica, melhorar a bigtrail mais vendida do mundo, que agora atende por R 1250 GS. Veja no vídeo as principais melhorias que a R 1250 GS recebeu e em seguida confira também a lista de equipamentos que ela traz nas diferentes versões – Sport, Exclusive e HP  – e veja a ficha técnica para conferir todos os detalhes.


A moto teve sua chegada anunciada no final de 2018 e agora está nas lojas com preços que variam entre R$69.950 e R$95.950, dependendo da versão de acabamento e do pacote de equipamentos e funcionalidades, além de uma enorme lista de opcionais. Esse pequeno intervalo entre o anúncio e a chegada da moto custou a liderança da BMW no segmento, perdida aqui no Brasil para a Triumph Tiger 800. “Reassumiremos a ponta com esta nova R 1250 GS”, preveem os executivos da marca alemã.

R 1250 GS: + torque em baixa e + potência em alta

E eles tem razões de sobra para acreditar na retomada, porque a moto realmente melhorou e deve seguir sendo a preferida dos aventureiros em todo o mundo. A começar pelas mudanças no motor, que ganhou 84 cm³ de capacidade, 11 cv de potência e quase 2 kgf.m de torque, além do sistema ShiftCam, que tem um variador de abertura na fase de admissão dos dois comandos de válvulas. Junto com outras pequenas mudanças, como ajustes nos dois bicos de injeção, adoção de um novo sensor de ignição mais preciso e mudanças no escapamento, o resultado é uma moto mais esperta em baixas rotações e que “fala mais alto” em altas rotações.

Confira o vídeo sobre o funcionamento do ShiftCam:

Foi possível perceber com clareza essa diferença em um test-ride que incluiu trecho urbano, rodovias, estradas sinuosas e cerca de 50 km por estradas de terra e trechos mais travados, com cavas e pedras soltas. O efeito prático dessa mudança mecânica é imediato e o motor empurra vigorosamente em qualquer condição, mesmo em trechos lentos de subida no off-road em 3ª marcha, basta pouca aceleração a mais para a moto superar os obstáculos e manter tudo sob controle.

Claro, a eletrônica está presente de maneira farta em todas as áreas da moto. Controle de tração, assistente de rampa, modos de pilotagem, ajuste automático das suspensões, controles para quase tudo com siglas e letras que exigem um certo treino para entender e usar corretamente. Para facilitar, a BMW programa 4 modos básicos de pilotagem que modulam tudo: Road, Rain, Dynamic e Enduro. Há ainda como opcional os modos Dynamic Pro e Enduro Pro, que adicionam funcionalidades.

Uma olhada rápida na nova BMW R 1250 GS deixa a impressão que só mudaram detalhes de acabamento, mas a mudança é completa e profunda

Veja na tabela quais os principais equipamentos que a R 1250 GS traz de série e o que acrescenta cada pacote:

Equipamento de Série Série + Sport Série + Sport + Premium

Acelerador eletrônico

Farol em LED Controle de Tração Dinâmico (DTC)

Ajuste eletrônico de suspensões

DRL – Daytime Runnig Light (luz de posição diurna) Ajuste Eletrônico Dinâmico  da suspensão (D-ESA)
Amortecimento automático Protetor do escapamento cromado Keyless
Ajuste de altura do assento Manual em português Assistente de troca de marchas pro
Assistente de rampa (HSC Pro) Aquecimento de manoplas Modos de pilotagem pro
Computador de bordo Controle de pressão dos pneus (RTC) Preparação para GPS BMW
Controle Automático de Estabilidade (ASC) Controle eletrônico de velocidade (cruise control) Kit passageiro (verifique quais itens o kit substitui)
Imobilizador eletrônico Protetores de mãos Kit de rebaixamento (verifique quais itens o kit substitui)
Quatro modos de pilotagem Luzes de direção (piscas) em LED Motor em preto
Parabrisa ajustável Banco conforto para o piloto ABS Pro
Protetor de cárter Suporte para malas laterais (não inclui protetores de tanque e motor)
Painel TFT com sistema do conectividade Rodas raiadas
Suporte para top case
Tomada 12V

Ficha Técnica BMW R 1250 GS e Adventure

Motor 2 cilindros contrapostos, arrefecido a ar e líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, com ShiftCam – comando de válvulas variável
Capacidade cúbica 1254 cm³
Diâmetro X Curso 102,5 mm x 76,0 mm
Taxa de compressão 12,5: 1
Sistema de partida Elétrica
Bateria 12V – 11,8Ah
Sistema de Ignição Eletrônica
Tipo de combustível Gasolina
Capacidade do tanque de combustível 20 litros (30 litros Adventure)
Alimentação Injeção Eletrônica
Torque máximo 14,5 kgf.m a 6.250 rpm
Potência máxima 136 cv a 7.750 rpm
Transmissão 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo, acionamento hidráulico e função antideslizante
Transmissão final Eixo cardã
Tipo de chassi Chassi tubular treliçado em dois módulos, com o motor sendo parte da estrutura
Pneu dianteiro 120/70 R19
Pneu traseiro 170/60 R17
Roda dianteira 3,00 x 19″ em liga de alumínio ou raiada com aro de alumínio dourado, dependendo da versão
Roda traseira 4,50 x 17″ em liga de alumínio ou raiada com aro de alumínio dourado, dependendo da versão
Suspensão dianteira Sistema Telelever, amortecimento central e bengala com tubos de 37 mm de diâmetro,  curso de 190 mm, totalmente ajustável eletronicamente
Suspensão traseira Monobraço de alumínio, Sistema Paralever com amortecedor único, curso de 200 mm, totalmente ajustável eletronicamente
Freio dianteiro Duplo disco flutuante de 305 mm de diâmetro, pinças radiais de 4 pistões com ABS comutável
Freio traseiro Disco simples de 276 mm de diâmetro, pinça radial de duplo pistão com ABS comutável
Comprimento total 2.207 mm
Largura total (com retrovisores) 952 mm
Altura (sem retrovisores) 1430 mm
Altura do assento 850 mm / 870 mm (Versão básica / Versão exclusive)
Trail 99,6 mm
Caster 24,5 graus
Distância entre eixos 1.525 mm
Peso total admitido 460 kg
Peso em ordem de marcha 249 kg
Consumo médio (dado de fábrica) 4,75 litros / 100 km (21 km/litro)
Aceleração 0-100 km/h (dado de fábrica) 3,6 segundos
Velocidade máxima (dado de fábrica) > 200 km/h

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
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