Parecia difícil melhorar uma moto que já era considerada referência no mercado global, mas a BMW conseguiu com poucas modificações aparentes, mas muita tecnologia e eletrônica, melhorar a bigtrail mais vendida do mundo, que agora atende por R 1250 GS. Veja no vídeo as principais melhorias que a R 1250 GS recebeu e em seguida confira também a lista de equipamentos que ela traz nas diferentes versões – Sport, Exclusive e HP – e veja a ficha técnica para conferir todos os detalhes.
A moto teve sua chegada anunciada no final de 2018 e agora está nas lojas com preços que variam entre R$69.950 e R$95.950, dependendo da versão de acabamento e do pacote de equipamentos e funcionalidades, além de uma enorme lista de opcionais. Esse pequeno intervalo entre o anúncio e a chegada da moto custou a liderança da BMW no segmento, perdida aqui no Brasil para a Triumph Tiger 800. “Reassumiremos a ponta com esta nova R 1250 GS”, preveem os executivos da marca alemã.
R 1250 GS: + torque em baixa e + potência em alta
E eles tem razões de sobra para acreditar na retomada, porque a moto realmente melhorou e deve seguir sendo a preferida dos aventureiros em todo o mundo. A começar pelas mudanças no motor, que ganhou 84 cm³ de capacidade, 11 cv de potência e quase 2 kgf.m de torque, além do sistema ShiftCam, que tem um variador de abertura na fase de admissão dos dois comandos de válvulas. Junto com outras pequenas mudanças, como ajustes nos dois bicos de injeção, adoção de um novo sensor de ignição mais preciso e mudanças no escapamento, o resultado é uma moto mais esperta em baixas rotações e que “fala mais alto” em altas rotações.
Confira o vídeo sobre o funcionamento do ShiftCam:
Foi possível perceber com clareza essa diferença em um test-ride que incluiu trecho urbano, rodovias, estradas sinuosas e cerca de 50 km por estradas de terra e trechos mais travados, com cavas e pedras soltas. O efeito prático dessa mudança mecânica é imediato e o motor empurra vigorosamente em qualquer condição, mesmo em trechos lentos de subida no off-road em 3ª marcha, basta pouca aceleração a mais para a moto superar os obstáculos e manter tudo sob controle.
Claro, a eletrônica está presente de maneira farta em todas as áreas da moto. Controle de tração, assistente de rampa, modos de pilotagem, ajuste automático das suspensões, controles para quase tudo com siglas e letras que exigem um certo treino para entender e usar corretamente. Para facilitar, a BMW programa 4 modos básicos de pilotagem que modulam tudo: Road, Rain, Dynamic e Enduro. Há ainda como opcional os modos Dynamic Pro e Enduro Pro, que adicionam funcionalidades.
Veja na tabela quais os principais equipamentos que a R 1250 GS traz de série e o que acrescenta cada pacote:
Equipamento de Série | Série + Sport | Série + Sport + Premium |
Acelerador eletrônico |
Farol em LED | Controle de Tração Dinâmico (DTC) |
Ajuste eletrônico de suspensões |
DRL – Daytime Runnig Light (luz de posição diurna) | Ajuste Eletrônico Dinâmico da suspensão (D-ESA) |
Amortecimento automático | Protetor do escapamento cromado | Keyless |
Ajuste de altura do assento | Manual em português | Assistente de troca de marchas pro |
Assistente de rampa (HSC Pro) | Aquecimento de manoplas | Modos de pilotagem pro |
Computador de bordo | Controle de pressão dos pneus (RTC) | Preparação para GPS BMW |
Controle Automático de Estabilidade (ASC) | Controle eletrônico de velocidade (cruise control) | Kit passageiro (verifique quais itens o kit substitui) |
Imobilizador eletrônico | Protetores de mãos | Kit de rebaixamento (verifique quais itens o kit substitui) |
Quatro modos de pilotagem | Luzes de direção (piscas) em LED | Motor em preto |
Parabrisa ajustável | Banco conforto para o piloto | ABS Pro |
Protetor de cárter | Suporte para malas laterais (não inclui protetores de tanque e motor) | |
Painel TFT com sistema do conectividade | Rodas raiadas | |
Suporte para top case | ||
Tomada 12V |
Ficha Técnica BMW R 1250 GS e Adventure |
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Motor | 2 cilindros contrapostos, arrefecido a ar e líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, com ShiftCam – comando de válvulas variável |
Capacidade cúbica | 1254 cm³ |
Diâmetro X Curso | 102,5 mm x 76,0 mm |
Taxa de compressão | 12,5: 1 |
Sistema de partida | Elétrica |
Bateria | 12V – 11,8Ah |
Sistema de Ignição | Eletrônica |
Tipo de combustível | Gasolina |
Capacidade do tanque de combustível | 20 litros (30 litros Adventure) |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Torque máximo | 14,5 kgf.m a 6.250 rpm |
Potência máxima | 136 cv a 7.750 rpm |
Transmissão | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, acionamento hidráulico e função antideslizante |
Transmissão final | Eixo cardã |
Tipo de chassi | Chassi tubular treliçado em dois módulos, com o motor sendo parte da estrutura |
Pneu dianteiro | 120/70 R19 |
Pneu traseiro | 170/60 R17 |
Roda dianteira | 3,00 x 19″ em liga de alumínio ou raiada com aro de alumínio dourado, dependendo da versão |
Roda traseira | 4,50 x 17″ em liga de alumínio ou raiada com aro de alumínio dourado, dependendo da versão |
Suspensão dianteira | Sistema Telelever, amortecimento central e bengala com tubos de 37 mm de diâmetro, curso de 190 mm, totalmente ajustável eletronicamente |
Suspensão traseira | Monobraço de alumínio, Sistema Paralever com amortecedor único, curso de 200 mm, totalmente ajustável eletronicamente |
Freio dianteiro | Duplo disco flutuante de 305 mm de diâmetro, pinças radiais de 4 pistões com ABS comutável |
Freio traseiro | Disco simples de 276 mm de diâmetro, pinça radial de duplo pistão com ABS comutável |
Comprimento total | 2.207 mm |
Largura total (com retrovisores) | 952 mm |
Altura (sem retrovisores) | 1430 mm |
Altura do assento | 850 mm / 870 mm (Versão básica / Versão exclusive) |
Trail | 99,6 mm |
Caster | 24,5 graus |
Distância entre eixos | 1.525 mm |
Peso total admitido | 460 kg |
Peso em ordem de marcha | 249 kg |
Consumo médio (dado de fábrica) | 4,75 litros / 100 km (21 km/litro) |
Aceleração 0-100 km/h (dado de fábrica) | 3,6 segundos |
Velocidade máxima (dado de fábrica) | > 200 km/h |