Líder do segmento por muito tempo, o scooter Suzuki AN 125 Burgman perdeu a liderança em 2009, com a chegada do Honda Lead. No ano passado, os volumes mensais de venda do modelo foram caindo gradativamente por causa da falta de renovação e, claro, da modernidade dos concorrentes. Agora a Suzuki apresenta o Burgman i, que vem totalmente novo e com boa disposição para brigar pela liderança.
Pelas suas características de porte e tamanho das rodas, os scooters sofrem muito mais que as motocicletas com as irregularidades das ruas brasileiras. Some-se a isso algumas oscilações fruto de desequilíbrio ciclístico e tem-se a receita certa para que o motociclista menos acostumado rejeite completamente este tipo de veículo.
Contudo, na rápida avaliação que Motonline fez do Burgman i no páteo da fábrica, em Jundiaí (SP), foi possível perceber que o scooter melhorou muito em relação ao AN 125. Aceleração mais suave, menos vibração e ruído e ausência de oscilações em curvas dão a exata impressão de que as alterações anunciadas no chassi e no motor atingiram seus objetivos. Porém, a prudência manda aguardar um teste mais completo nas ruas e avenidas.
Além do nome, o Burgman i tem poucos itens iguais ao seu antecessor. A começar pelo chassi que recebeu nova geometria para melhorar a ciclística. A principal mudança evidentemente está no motor, que agora vem com injeção eletrônica e implicou em grandes e sensíveis mudanças no conjunto de transmissão tipo CVT.
O desenho do escudo frontal foi refeito e os piscas saíram da altura do guidão para ocupar espaço mais abaixo. O farol está mais acima e ganhou regulagem através de um parafuso localizado dentro do porta-luvas. O garupa agora tem dois apoios retráteis, a chave possui o shutter key para mais segurança, o local da ignição tem proteção, os retrovisores são “carenados” com ajuste interno e na cor da moto e a lanterna traseira está maior.
O que realmente ficou pior foi o espaço sob o banco, que agora vem com uma forração e não acomoda um capacete fechado de tamanho normal. Somente capacetes abertos podem ser guardados sob o banco.
O novo motor quatro tempos, 124 cc, OHC, monocilindro e refrigerado a ar, ganhou um pistão com diâmetro maior (aumento de 1,3 mm) e com curso menor (diminuição de 3,4 mm), o que oferece resposta mais rápida nas acelerações. O bocal de abastecimento do óleo do motor está localizado na lateral da motor e não é mais necessário abrir a tampa de serviço na carenagem para a reposição do óleo. A Suzuki também modificou o ponto de captação de ar para o funcionamento do motor, que agora está localizado sob o assento longe da aspiração de água e poeira geradas pelo pneu.
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