Clássicos e clássicas Por Victor Athayde 09/04/2021 10:40 (há 3 anos).

Desde o ano passado passamos por um momento atípico em todo planeta, onde a pandemia adiou grandes realizações, dentre elas, o aniversário de 3 anos da Confraria Harleyros do Pará. Entretanto, nada nos impede de relembrar grandes momentos vividos pela nossa equipe.

O aniversário seria comemorado em abril, com algo especial, para marcar a história do motociclismo. Uma grande festa, em um local paradisíaco, na beira da praia, hotel fechado durante o fim de semana, muito rock’n’roll e convidados de todo país. Grandes frentes do motociclismo nacional já tinham confirmado presença. Algo que será comemorado em 2022, após esse período conturbado, e prometem fazer melhor do que já tinham planejado.

Para equilibrar esse momento, a Confraria executou algumas atividades fazendo um grande evento alusivo ao dia do motociclista. Ao longo dos últimos meses vem fazendo realizando encontros e reunindo seus confrades da melhor forma possível, com segurança, distração e felicidade.

O mês de outubro de 2020 ficou marcado por dois grandes encontros. O primeiro foi o Círio de Nazaré (a maior festa cristã do país), que tradicionalmente reúne milhares de motociclistas, e o segundo a comemoração alusiva ao Dia das Crianças, onde conseguiram unir a família e o motociclismo.

Círio de Nazaré – Confraria Harleyros do Pará reúne motociclistas em homenagem a maior festa religiosa do Brasil

O Círio acontece em Belém do Pará, sendo considerada a maior festa cristã do Brasil e uma das maiores do mundo. Existe desde 1793 e reúne mais de 2 milhões de pessoas nas ruas. Uma vocação religiosa herdada dos colonizadores portugueses – em Portugal é celebrado no dia 8 de setembro, na vila de Nazaré.

Em 2020 o Círio de Nazaré foi diferente, já que qualquer manifestação motociclística durante o fim de semana da festa foi proibida, em respeito às outras que foram suspensas devido a pandemia (COVID-19). Jamais os Harleyros iriam infringir a lei e colocar o nome desta honrosa confraria em jogo, porém não ficaram sem a comemoração

Pensando no bem estar e espírito família fizeram um grande encontro no dia 03 de outubro, reunindo motociclistas, amigos e familiares.  programação teve passeio pelo centro histórico da metrópole da Amazônia e, posteriormente, um grande café da manhã para todos os participantes.

Uma família comemorando o dia das crianças!

Em 12 de outubro a Confraria Harleyros do Pará fez um grande encontro alusivo ao Dia das Crianças, onde os confrades levaram seus familiares para uma programação especial, algo que ficará eternizado na mente de todos. Foi uma manhã agradável, onde sorrisos, brincadeiras e amizade tomaram conta de um local histórico da cidade, no antigo Forte do Presépio (hoje Forte do Castelo).

O Forte do Presépio marca o berço da cidade de Belém. Construído no início do século XVII, o forte servia de ponto de observação e proteção contra invasões e ataques indígenas que aconteciam por terra e também pelas águas da Baía do Guajará. O povoado de Feliz Lusitânia, que deu origem à atual cidade de Belém, cresceu junto com ele, que somente na segunda metade do século XIX ganhou muralhas que o separaram da população.

O Forte do Presépio já desempenhou diversas funções e passou por várias reconstruções ao longo dos séculos até se tornar hoje um espaço cultural e arqueológico de resgate da história de Belém e também dos povos anteriores à chegada dos conquistadores.

Assim, os filhos, sobrinhos e amigos dos confrades tomaram conta das lendárias motocicletas da Harley-Davidson, onde puderam sentir o gosto de subir em mais de 30 modelos de motocicletas, ouvindo aquele ronco incomparável das H-D’s. Posteriormente aconteceu um delicioso café da manhã, onde juntos brindaram a felicidade e essa grande data, que com certeza ficará eternizada na mente da nova geração.

Confraria Harleyros do Pará – uma família

A Confraria sempre valorizou o conceito familiar e hoje se tornou, de fato, uma grande família. Une vários motoclubes e amantes da lenda americana Harley, com 140 confrades sempre unindo a paixão pelo motociclismo e seus entes queridos. Não é atoa que os familiares dos confrades também compartilham da mesma paixão, participando e ajudando nos encontros e eventos.

O grupo foi fundado em 19 de abril de 2018 pelos amigos Victor Athayde, Alfredo Maciel e Mário Fidalgo com o intuito de unir os amantes da marca no estado do Pará. Hoje é coordenada por cinco motociclistas: os três fundadores, Alex Aguiar e Lyonel Amaral, que conseguiram ampliar a paixão pelo mundo Harley-Davidson, agregando grandes amigos.

Alfredo Enrique, Lyonel Amaral e Victor Athayde – Administração Confraria Harleyros do Pará

A “Confraria” não se trata de mais um motoclube, ela reúne presidentes, coordenadores, membros dos principais motoclubes do Pará e amantes da marca americana. Aqui, juntos, estão conseguindo levar o motociclismo da Amazônia para o mundo, se tornando uma das maiores referências do motociclismo nacional.

Altos e baixos fazem parte da vida de qualquer família. É com satisfação e gratidão que concluíram mais um ano de trabalho duro que os torna mais fortes e os motiva a ser sempre melhores. Cada um dos confrades faz parte dessa história e é essa união que os fazem ir à frente, bater metas, concluir objetivos e alcançar conquistas.

Ações sociais

A Confraria também abraça causas sociais, fazendo filantropia e campanhas de conscientização. Ajuda hospitais e instituições através de um trabalho silencioso. Em 2019 fez a maior campanha online em prol do Outubro Rosa da história do motociclismo nacional, onde foi agraciada com prêmios nacionais.

Promoveu um evento filantrópico, onde ocorreu sorteio de obras de artes do artista plástico e harleyro Odair Mindelo (reconhecido na ONU como artista plástico da Amazônia), todo valor arrecadado foi investido em obras de caridade. Em 2020 fez uma grande campanha para conscientizar os motoristas de todo o Brasil sobre perigos relacionados ao trânsito, como o hábito de mexer no celular enquanto dirige.

Victor Athayde
Publicitário, Aventureiro, Motociclista e Fundador da Confraria Harleyros do Pará. Fã de filmes clássicos, de boa música e da cozinha italiana!
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos