Lançamentos Por Guilherme Augusto 21/05/2024 11:00 (há 2 semanas).

Uma nova Honda Elite 125 está prestes a chegar ao mercado brasileiro! Aliás, poucas vezes o termo ‘novo’ foi tão bem aplicado, pois esta scooter apresenta uma longa lista de novidades em relação à antecessora. Mas, afinal, ficou melhor? E o preço? Confira o lançamento.

 

Como é a nova Honda Elite 125

De fato, é outra moto. A nova geração da Elite 125 é diretamente baseada na Dio 125, scooter Honda à venda em diversos países do exterior. Assim, a principal semelhança com a ‘antiga’ Elite é o nome. Motor, chassi, itens de série, visual… tudo muda. Veja as principais diferenças.

Elite 125 passou por uma profunda renovação para o modelo 2024!

 

1. Novo chassi e dimensões

A Elite 125 é construída sobre uma nova plataforma. Ou seja, não se trata de uma atualização da scooter já à venda no Brasil, mas sim um produto totalmente diferente. E com outro chassi, claro.

Para gerar mais conforto, pré-carga da mola traseira pode ser ajustada em 3 níveis

Desta forma, a nova Elite 2025 é mais longa que a antecessora, com quase 10 cm a mais de comprimento (1.830 mm), gerando uma cara de ‘moto maior‘. Também tem 3,8 cm a mais de altura do solo (171 mm), diminuindo as chances de raspar em buracos ou lombadas. Apesar disso, o banco está 0,7 cm mais perto do solo (765 mm), a deixando ainda mais amigável aos pilotos de baixa estatura. Para fechar, é 4 kg mais leve, marcando 100 kg a seco na balança.

Novo modelo é baseado na Dio 125, uma das principais scooter da Honda no exterior. Assim, é maior, com banco mais próximo ao solo e mais leve que a antiga Elite 125

 

 

2. Motor: mais suave, menos potente

Apesar da ‘cilindrada comercial’, o motor da Honda Elite 2025 muda completamente. A antiga usina tinha 1 cilindro, 124,9 cc e taxa de compressão de 9.8:1. Assim, gerava 9,3 cv e 1,05 kgf.m de potência e torque máximos, a 7.500 e 6.000 rpm.

A nova geração da Elite perdeu 1 cv de potência, mas garante mais suavidade graças ao conjunto mais moderno

Já o novo motor tem 123,9 cc, 10:1 de taxa de compressão e o inédito sistema eSP – que reduz o atrito interno, suaviza o funcionamento e melhora o consumo. Porém, entrega 1 cv a menos de potência. Aqui, são 8,2 cv e 1,06 kgf.m, a 6.250 e 5.000 rpm. O câmbio é automático CVT, assim como antes.

Primeira geração da Elite 125 ficou nas lojas de 2019 a 2024

 

3. Nova Honda Elite é melhor equipada

Além do eSP, a nova geração da Elite incorporou outras tecnologias. Destaque ao sistema idling stop, que promove economia de combustível ao desligar a moto em semáforos e a liga novamente ao tocar no acelerador.

Elite recebeu o Idling Stop, start stop da Honda. Também tem painel digital com função eco

Outro recurso que soma pontos de praticidade é o bocal do tanque. Como está posicionado atrás do banco, pode ser acessado sem que o piloto precise levantar o assento. Além disso, há um novo gancho para mochilas, posicionado junto ao banco – somado ao já conhecido preso à carenagem. O porta objetos sob o assento também está maior. Cresceu 1,4 litros, totalizando 15,2 litros de capacidade.

Bocal do tanque fica atrás do banco. Não é preciso levantar o assento para abastecer

No restante, temos uma receita similar a da ‘velha’ Elite 125. Há farol em LED, freios combinados (CBS, com disco na frente e tambor atrás), rodas de 12″ e assento plano. O painel segue sendo LCD, mas tem design diferente e indicador de pilotagem econômica.

Espaço sob o banco está cerca de 1,4 litro maior que da antiga geração, totalizando 15,2 litros de capacidade. Cabe um capacete aberto e mais alguns objetos

 

4. Top speed e consumo da nova Honda Elite 2025

Motos diferentes, desempenhos diferentes. A nova Honda Elite 125 se destaca pela economia, além de entregar fôlego suficiente para encarar as grandes cidades, uso ao qual se propõe. É isso que mostram os dados de homologação, aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

De acordo com eles, a nova scooter Honda faz 49,9 km por litro em perímetro urbano. Com tanque de 5,3 litros, garante cerca de 250 km de autonomia. Já a velocidade final é de 89 km/h reais – cerca de 95 km/h no painel. São números bem próximos aos da antiga Elite, que atingia 90 km/h reais.

Nova geração da Elite 125 promete fazer cerca de 50 km por litro na cidade. Já a velocidade final fica perto dos 100 km/h

Veja também:

 

5. Preço: quanto custa a nova Elite 125

Scooter nova, preço velho. Ou quase. A Elite 125 2025 tem preço sugerido de R$ 12.966, ‘apenas’ 3% acima do PPS da antiga geração da scooter. Em valor absoluto, a diferença é de R$ 386. Já nas lojas, a ‘antiga’ Elite costumava ser encontrada por aproximadamente R$ 15.102, segundo a Tabela Fipe.

Completamente renovada, nova Elite custa ‘apenas’ 3% mais que sua antecessora. Preço sugerido é R$ 12.966

O lançamento Honda chega às lojas ainda no mês de maio, devendo ser encontrada para test ride em todas as concessionárias da marca no país. Está disponível em 4 opções de cores (azul, vermelho, prata e branco), com 3 anos de garantia e óleo grátis nas primeiras revisões. Falando nelas, as revisões são mais espaçadas que na antiga Elite. Se antes eram a cada 4.000 km, agora acontecem a cada 6.000 km – ou 6 meses.

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos