Uma nova Honda Elite 125 está prestes a chegar ao mercado brasileiro! Aliás, poucas vezes o termo ‘novo’ foi tão bem aplicado, pois esta scooter apresenta uma longa lista de novidades em relação à antecessora. Mas, afinal, ficou melhor? E o preço? Confira o lançamento.
Como é a nova Honda Elite 125
De fato, é outra moto. A nova geração da Elite 125 é diretamente baseada na Dio 125, scooter Honda à venda em diversos países do exterior. Assim, a principal semelhança com a ‘antiga’ Elite é o nome. Motor, chassi, itens de série, visual… tudo muda. Veja as principais diferenças.
1. Novo chassi e dimensões
A Elite 125 é construída sobre uma nova plataforma. Ou seja, não se trata de uma atualização da scooter já à venda no Brasil, mas sim um produto totalmente diferente. E com outro chassi, claro.
Desta forma, a nova Elite 2025 é mais longa que a antecessora, com quase 10 cm a mais de comprimento (1.830 mm), gerando uma cara de ‘moto maior‘. Também tem 3,8 cm a mais de altura do solo (171 mm), diminuindo as chances de raspar em buracos ou lombadas. Apesar disso, o banco está 0,7 cm mais perto do solo (765 mm), a deixando ainda mais amigável aos pilotos de baixa estatura. Para fechar, é 4 kg mais leve, marcando 100 kg a seco na balança.
2. Motor: mais suave, menos potente
Apesar da ‘cilindrada comercial’, o motor da Honda Elite 2025 muda completamente. A antiga usina tinha 1 cilindro, 124,9 cc e taxa de compressão de 9.8:1. Assim, gerava 9,3 cv e 1,05 kgf.m de potência e torque máximos, a 7.500 e 6.000 rpm.
Já o novo motor tem 123,9 cc, 10:1 de taxa de compressão e o inédito sistema eSP – que reduz o atrito interno, suaviza o funcionamento e melhora o consumo. Porém, entrega 1 cv a menos de potência. Aqui, são 8,2 cv e 1,06 kgf.m, a 6.250 e 5.000 rpm. O câmbio é automático CVT, assim como antes.
3. Nova Honda Elite é melhor equipada
Além do eSP, a nova geração da Elite incorporou outras tecnologias. Destaque ao sistema idling stop, que promove economia de combustível ao desligar a moto em semáforos e a liga novamente ao tocar no acelerador.
Outro recurso que soma pontos de praticidade é o bocal do tanque. Como está posicionado atrás do banco, pode ser acessado sem que o piloto precise levantar o assento. Além disso, há um novo gancho para mochilas, posicionado junto ao banco – somado ao já conhecido preso à carenagem. O porta objetos sob o assento também está maior. Cresceu 1,4 litros, totalizando 15,2 litros de capacidade.
No restante, temos uma receita similar a da ‘velha’ Elite 125. Há farol em LED, freios combinados (CBS, com disco na frente e tambor atrás), rodas de 12″ e assento plano. O painel segue sendo LCD, mas tem design diferente e indicador de pilotagem econômica.
4. Top speed e consumo da nova Honda Elite 2025
Motos diferentes, desempenhos diferentes. A nova Honda Elite 125 se destaca pela economia, além de entregar fôlego suficiente para encarar as grandes cidades, uso ao qual se propõe. É isso que mostram os dados de homologação, aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
De acordo com eles, a nova scooter Honda faz 49,9 km por litro em perímetro urbano. Com tanque de 5,3 litros, garante cerca de 250 km de autonomia. Já a velocidade final é de 89 km/h reais – cerca de 95 km/h no painel. São números bem próximos aos da antiga Elite, que atingia 90 km/h reais.
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5. Preço: quanto custa a nova Elite 125
Scooter nova, preço velho. Ou quase. A Elite 125 2025 tem preço sugerido de R$ 12.966, ‘apenas’ 3% acima do PPS da antiga geração da scooter. Em valor absoluto, a diferença é de R$ 386. Já nas lojas, a ‘antiga’ Elite costumava ser encontrada por aproximadamente R$ 15.102, segundo a Tabela Fipe.
O lançamento Honda chega às lojas ainda no mês de maio, devendo ser encontrada para test ride em todas as concessionárias da marca no país. Está disponível em 4 opções de cores (azul, vermelho, prata e branco), com 3 anos de garantia e óleo grátis nas primeiras revisões. Falando nelas, as revisões são mais espaçadas que na antiga Elite. Se antes eram a cada 4.000 km, agora acontecem a cada 6.000 km – ou 6 meses.