Negócios Por Guilherme Augusto 21/05/2024 07:14 (há 2 semanas).

A venda de motos está em alta este ano. Nos quatro primeiros meses de 2024 foram emplacadas mais de 600 mil unidades 0km, cerca de 26% a mais que no mesmo período do ano anterior – segundo a Fenabrave. E alguns modelos parecem puxar este número para cima. Entre elas, esta scooter Yamaha.

 

Scooter Yamaha vende 10x mais que rivais

Estamos falando da XMax! Lançado por aqui em 2020, o modelo nunca vendeu tanto como agora. De janeiro a abril de 2024, a scooter Yamaha emplacou 3.175 unidades, ante 2.247 do mesmo período de 2022, melhor marca desde então.

XMax 250 está vendendo como nunca. Se manter este ritmo, irá passar das 9,5 mil unidades em 2024 (em 2023, foram 6.680)

No início de 2023, foram 2.052 motos. Ou seja, agora ela registrou 54% de crescimento em relação ao calendário passado. E se compararmos o desempenho com as concorrentes, os números ficam ainda maiores. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

 

 

XMax, Citycom e mais

A principal rival da Yamaha XMax 250 é a Dafra Citycom, oferecida em duas versões. Somadas, as opções totalizaram 292 emplacamentos nos quatro primeiros meses de 2024. Ou seja, 10x menos que japonesa.

XMax – vendas JAN a ABR

Ano 2020 2021 2022 2023 2024
Motos vendidas 49* 1.948 2.247 2.052 3.175

O segmento de scooters médias ainda tem outras representantes, claro. A Cruisym, também da Dafra, comercializou 242 unidades no período. Já as Kymco Downton 300 e Honda Forza 350 sequer constam no levantamento da Fenabrave.

E existem modelos um degrau acima, também. A nova BMW C 400 X somou 439 registros. Já a Maxsym 400i vendeu 121 unidades no mesmo recorte de tempo.

A confortável Citycom segue firme no mercado, mas não tem fôlego para buscar as vendas da Yamaha

Scooter Yamaha é a melhor do segmento?

Como visto, a Yamaha lidera o segmento das scooter médias com uma folga gigantesca. Aliás, em poucos (ou talvez nenhum) segmentos um modelo vende 10x mais que suas rivais diretas. E há alguns fatores que explicam este fenômeno.

O primeiro, é que a XMax é um bom produto. A scooter tem ótimo nível de acabamento e conforto, além de agradar pelo painel completo, enorme espaço sob o banco e itens de série, como controle de tração e luzes em LED. Também soma pontos pelo design Max Series, multipremiado na Europa.

Somado a isso, temos a concorrência tímida. Sua principal rival é a Dafra que, apesar das scooter de qualidade que há muitos anos oferece no Brasil, não tem rede de lojas e assistência técnica para encarar a Yamaha.

A concorrente natural seria a Honda, que saiu do páreo ao adotar uma estratégia diferente. Ao invés de focar em volume de vendas, optou por trazer a Forza 350 importada, como um produto de nicho, precificando-a muito acima da XMax 250. São quase R$ 20 mil de diferença.

Rival direta da XMax no exterior, a Forza é um belo produto. Porém, seu preço afasta muitos interessados. São R$ 18 mil a mais que a Yamaha

Veja também:

 

Vale a pena comprar uma Xmax em 2024?

Diante do posto de líder isolada da categoria, parece seguro dizer que o mercado ‘aprovou’ a scooter Yamaha XMax. Vale lembrar que ela é movida por um motor de 250 cc, que produz 22,8 cv e 2,5 kgf.m de potência e torque máximos. O câmbio é o padrão do segmento, CVT.

Bonita e bem equipada, XMax custa cerca de R$ 34 mil nas lojas

Por aqui, segue disponível ainda como modelo 2024, em versão única e três opções de cores: Space Blue (azul fosco), Matt Green (verde fosco) e Solar Red (vermelho sólido). O preço sugerido é R$ 31.990, mas nas lojas costuma ser negociada por R$ 34.039 (fipe). Tem 4 anos de garantia e Revisão Preço Fixo.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
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