Gerais Por motonline 16/01/2003 09:43 (há 23 anos).

A FIA- Federa‡Æo Internacional de Automobilismo anunciou mudan‡as radicais para conter os custos na F¢rmula 1 e a parte mais atingida foi a eletr“nica dos carros, praticamente banida j  para 2003.

EstÆo proibidos os controles de tra‡Æo e de largada. Estes dispositivos impediam que os pilotos patinassem com as rodas do carro, otimizando o desempenho no come‡o da prova e nas curvas.

Foram vetados os cƒmbios totalmente autom ticos. A partir de agora os pilotos terÆo de efetuar as trocas de marcha manualmente, atrav‚s de duas borboletas atr s de cada lado do volante. Em provas como M“naco, por exemplo, sÆo mais de mil trocas durante uma corrida.

Foi proibida tamb‚m a telemetria entre carro e boxes. Em 2002, os times podiam alterar o mapeamento dos motores e o desempenho dos carros … distƒncia, durante a corrida, bem como consertar falhas e evitar quebras em tempo real. A partir de 2003 isto nÆo ser  mais permitido.

A comunica‡Æo via r dio foi vetada. Agora, piloto e boxes nÆo poderÆo mais conversar durante as corridas. Na pr tica, isto evita que ordens de equipe sejam dadas no decorrer da prova. Estrat‚gias de pit-stop tamb‚m terÆo de ser tra‡adas com mais cuidado, pois alter -las no decorrer da corrida ser  mais complicado sem o aux¡lio do r dio.

Cada equipe s¢ poder  levar dois carros para cada fim de semana de GP. O carro reserva deixa de existir, numa medida da FIA para reduzir os custos. Em 2003, quem bater e danificar seriamente seu carro nos treinos, correr  o risco de ficar fora da prova.

Os carros serÆo confinados ap¢s a classifica‡Æo. A partir de 2003, todos serÆo encaminhados para um parque fechado ap¢s os treinos de disputa de um lugar no grid, de forma que as equipes nÆo poderÆo mais mexer neles para a corrida. Qualquer trabalho de emergˆncia em um modelo feito pela sua equipe ter  de ser no pr¢prio parque e ser  observado de perto pelos fiscais da FIA. A entidade ainda nÆo esclareceu quais serÆo as regras para os warm ups, os treinos de aquecimento no domingo, algumas horas antes da largada.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos